Principal / Publicações / EDITAL Nº 71/2022 – Projeto – “Monitoramento de invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, litoral norte do Estado de São Paulo – BOLSISTA DE PESQUISA

Publicações

EDITAL Nº 71/2022 – Projeto – “Monitoramento de invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, litoral norte do Estado de São Paulo – BOLSISTA DE PESQUISA
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:71
Publicado em23/09/2022 às 16:09

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, convênio nº 5900.0113062.19.4, processo n° 23089.102938/2019-54, com o objetivo de apoiar o projeto “Monitoramento de invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, litoral norte do Estado de São Paulo”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:

  1. DESCRIÇÃO DA VAGA
FunçãoAtribuiçõesEscolaridade mínimaQuantidade de VagasValor mensal da Bolsa (R$)Duração
Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa – São Sebastião/SPDivulgação científica, programas de ciência cidadã, documentação  de rotinas de analise de dadosGraduação completa em Ciências do Mar, Meteorologia, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia ou áreas afins 1R$ 2.000,0012 meses

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aqueles(as) que:

1.1.1. Tenham graduação completa em Ciências do Mar, Meteorologia, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia ou área afins.

1.1.2. Tenham experiência prévia comprovada em educação ou divulgação ambiental ou ensino sobre oceanografia, meteorologia ou ciências do mar, em nível básico.

1.1.3. Tenham disposição e disponibilidade para trabalhar embarcadas(os) junto a uma equipe, para interações com os demais grupos do projeto e eventual auxílio nas operações com equipamentos e computadores em campo.

1.1.4. Tenham facilidade em se comunicar com pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação envolvidos com o projeto central, e também com empreendedores e consumidores de atividades de turismo ecológico executadas no Arquipélago dos Alcatrazes.

1.15. Tenha fluência comprovada em redação em português e conhecimentos básicos em linguagem de programação, preferencialmente em Python.

1.1.6.  É desejável, mas não constitui pré-requisito, que as(os) candidatas(os) tenham experiência com mergulho autônomo, conhecimento da língua inglesa e que residam ou estejam dispostas(os) a residir em São Sebastião ou adjacências.

1.2. São atribuições da(o) bolsista:

1.2.1. Preparar e executar um plano de trabalho de apoio à pesquisa, em consonância com as atividades do projeto e demandas para a divulgação dos dados abióticos;

1.2.2. Familiarizar-se com as atividades de todos os subprojetos e necessidades específicas para a integração global do banco de dados;

1.2.3. Auxiliar com os comentários em detalhe das rotinas de processamento dos dados do projeto em código livre;

1.2.4. Familiarizar-se com os programas de processamento dos instrumentos utilizados in situ, e executar as rotinas de processamento produzidas;

1.2.5. Desenvolver textos e imagens para a divulgação dos dados abióticos;

1.2.7. Organizar atividades de integração com os demais bolsistas e coordenadores do projeto, periodicamente;

1.2.8. Auxiliar a coordenação da produção, organização e controle de todos os documentos referentes ao projeto;

1.2.8. Produzir relatórios esporádicos e/ou quando solicitado, conforme demanda da equipe do projeto;

1.2.9. Cumprir o trabalho na modalidade presencial, seguindo as orientações da responsável do Centro de Biologia Marinha da USP, e diretrizes da instituição.

1.3. Será disponibilizada 1 (uma) vaga.

  1. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO

2.1 Para o desenvolvimento das atividades previstas o (a) bolsista deverá dedicar 30 horas semanais.

  1. DAS INSCRIÇÕES

3.1 O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 26/09/2022 e as 23h59min do dia 05/10/2022.

3.1.1.    Para    efetivar    a     inscrição    será     necessário     o    envio,    para    o    e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia para ciottiam@gmail.com, do comprovante de escolaridade (graduação), link para o currículo Lattes atualizado e carta de intenção com até 3 páginas, em que se apresente criticamente a experiência e a motivação desejável para a vaga.

3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a) e o NÚMERO DESTE EDITAL (71/2022).

3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

  1. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado: 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, pelo período de 12 (doze) meses, correspondente ao período compreendido entre 17 de outubro de 2022 a 16 de outubro de 2023.

  1. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1 Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não será permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2 É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

  1. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual pelo aplicativo Google Meet.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://www.fapunifesp.edu.br/.

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

  1. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
EtapaDescriçãoCaráterPeríodo
1ª faseAnálise curricular Eliminatória07/10/2022
2ª faseConvocação para Entrevista10/10/2022
3ª seEntrevistaEliminatória e Classificatória11/10/2022
4ª faseResultados 

 

A partir de

13/10/2022

7.1 O presente processo seletivo será válido por 10 (dez) meses.

7.2 O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição ou disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital (12 meses).

7.3. As atividades terão início em 17/10/2022 e término em 16/10/2023.

  1. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – “PROJETO “MAR DE ALCATRAZES”, EDITAL 71/2022.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.

  1. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa em 2 vias originais, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para assinatura do Termo de Concessão de Bolsa, o(s) candidato(s) aprovado(s) deverá(ã) providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://www.fapunifesp.edu.br/?page_id=4859.

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa de Pesquisa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.


05/05/2023 às 14:29
Resultado

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista de Apoio Técnico à Pesquisa – São Sebastião/SP:

TITULAR

Camila Lopes Lira

SUPLENTE

Adriana Martins dos Santos

 


05/05/2023 às 14:29
Convocação para Entrevistas

Convocamos as candidatas a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 21/10/2022, nos horários especificados.

As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma Google meet: 

13h00min – Letícia Schabiuk Cruz – https://meet.google.com/fyr-zogo-shg

14h00min – Adriana Martins dos Santos – https://meet.google.com/yae-diop-zaw

15h00min – Camila Lopes Lira – https://meet.google.com/bqg-imzm-pxy

16h00min – Carolina Yumi Kian- https://meet.google.com/iec-esvj-wcy


05/05/2023 às 14:28
Prorrogação de Inscrições/Alteração de Cronograma

A FapUnifesp torna pública a prorrogação do período de inscrições e alteração da data de contratação e do cronograma do processo seletivo, conforme segue:

Período de Inscrições: prorrogado até as 23h59min do dia 18/10/2022.

Período da contratação: As atividades terão início em 01/11/2022 e término em 31/10/2023.

DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

EtapaDescriçãoCaráterPeríodo
1ª faseAnálise curricular Eliminatória19/10/2022
2ª faseConvocação para Entrevista20/10/2022
3ª seEntrevistaEliminatória e Classificatória21/10/2022
4ª faseResultados A partir de 21/10/2022


Nenhum arquivo cadastrado.