A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, com o objetivo de apoiar o projeto “SoU_Ciência: Conectando Sociedade e Universidade”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS
Função | Atribuições | Escolaridade mínima | Quantidade de Vagas | Valor mensal da Bolsa (R$) | Duração |
Bolsista de Apoio Técnico | Apoio técnico para o tratamento de banco de dados | Graduação concluída em qualquer área do conhecimento | 02 (duas) | R$ 2.251,48 | 03 (três) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que tenham Graduação em qualquer área do conhecimento, preferencialmente com pós-graduação (mestrado ou especialização).
1.1.1. Desejável experiência acadêmica e/ou prática em: Pentaho; ferramentas ETL; vivência em desenvolvimento com banco de dados relacional e não-relacional; levantamento e especificação de requisitos, conhecimento em modelagem de dados; conhecimento em Oracle, Postgresql e Mysql; familiaridade com sistemas de controle de versões (Git). Desejável experiência em tratamento de banco de dados governamentais, como RAIS, CAGED, CADÚnico e Censo da Educação Superior.
1.2. São atribuições dos(as) bolsistas:
1.2.1. Desenvolver as atividades de apoio técnico, pesquisa e de produção intelectual, pactuadas com o SoU_Ciência;
1.2.2. Analisar e resolver problemas relacionados às soluções técnicas de bancos de dados;
1.2.3. Desenvolver atividades para arquitetura de dados e processamento de dados sensíveis;
1.2.4. Elaborar e encaminhar Relatório Parcial para a para a coordenação do Centro de Estudos SoU_Ciência;
1.2.5. Elaborar e encaminhar Relatório Final ao Centro de Estudos SoU_Ciência no último mês de atividade;
1.2.6. Fazer referência à sua filiação ao SoU_Ciência Unifesp em toda a produção derivada da atuação e pesquisa desenvolvida durante a vigência da bolsa de apoio técnico, durante e após o encerramento da atividade.
2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO
2.1 Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar 20 (vinte) horas semanais.
3.1 Os(as) candidatos(as) deverão realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 18/05/2023 e as 23h59min dia 25/05/2023 (horário de Brasília).
3.1.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia para souciencia@unifesp.br, de comprovante de escolaridade, currículo lattes e/ou vitae e carta de intenção com até 2 páginas, em que se apresente a experiência desejável para a vaga.
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a) e o NÚMERO DESTE EDITAL (027/2023).
3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado: 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2.251,48 (dois mil, duzentos e cinquenta e um reais e quarenta e oito centavos), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, pelo período de 03 (três) meses, correspondente aos meses de junho, julho e agosto/2023.
5.1 Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não será permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2 É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.
6.1 A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:
6.1.1 Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).
6.1.2 Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://www.fapunifesp.edu.br/.
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.
Etapa | Descrição | Caráter | Período |
1ª fase | Análise curricular | Eliminatória e classificatória | 26/05/2023 |
2ª fase | Convocação para entrevista | 26/05/2023 | |
3ª fase | Entrevista | Eliminatória e classificatória
| 29/05/2023 |
4ª fase | Divulgação do resultado | 30/05/2023 |
7.1. O presente processo seletivo será válido por 3 (três) meses.
7.2 O contrato dos(as) bolsistas poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição ou disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.
7.3. As atividades terão início em 01/06/2023 e término em 31/08/2023.
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “SoU_Ciência: Conectando Sociedade e Universidade”, Edital 027/2023.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9. DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) deverão assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do Termo, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://www.fapunifesp.edu.br/?page_id=4859
9.3. É obrigatório que a conta dos(as) bolsistas seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa de Pesquisa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas de Apoio Técnico:
TITULARES
Alcides Eleutério da Rocha Junior
Fabio Alvarez Predolim
Convocamos os(as) candidatos(as) a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada por meio eletrônico, no dia 29/05/2023, nos horários especificados:
NOME DO CANDIDATO(A) | Horário Entrevista | Link meet: |
Alcides Eleutério da Rocha Junior | 09:00 | https://meet.google.com/puz-wnqe-wkr |
Fabio Alvarez Predolim | 09:15 | https://meet.google.com/puz-wnqe-wkr |
Joiciara Garcia Caroni | 09:30 | https://meet.google.com/puz-wnqe-wkr |