A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada
pela Universidade Federal
de São Paulo, CONVENIO: 5900.0113062.19.4, processo nº SEI: 23089.102938/2019-54,
com o objetivo
de apoiar o projeto “Monitoramento de
invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago
dos Alcatrazes”, torna pública a
abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS
Função |
Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor mensal da Bolsa (R$) |
Duração |
Bolsa de Apoio Técnico à
pesquisa | Executar o plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as atividades do projeto em andamento, especificamente atendendo as demandas para análise e interpretação dos dados abióticos;
Organizar e atualizar continuamente o banco de dados
processados; Desenvolver, organizar, comentar em detalhe e manter
atualizadas rotinas de processamento dos dados do projeto em código livre; Se familiarizar com os programas de processamento dos
instrumentos utilizados in situ, e desenvolver ou aprimorar as rotinas de
processamento avançado compatíveis com os dados produzidos; Se familiarizar com o processamento de imagens de
satélite e produzir bancos de dados e análises conforme demanda; Se familiarizar com a teoria sobre a óptica dos oceanos
para a elaboração e documentação de rotinas de processamento dos dados radio
métricos e abióticos in situ além de rotinas para análises e auxílio na
redação de textos de interpretação dos resultados; Interagir com os demais
bolsistas e coordenadores do projeto mensalmente, e auxiliar a coordenação da
produção, organização e controle de todos os documentos referentes ao
projeto; Produzir relatórios parciais
quando solicitados, conforme demandas da coordenação e equipe do projeto, e
ser a(o) principal redator(a) do relatório final do período. Cumprir o trabalho na
modalidade presencial quando assim for requisitado, seguindo as orientações
da responsável do Centro de Biologia Marinha da USP e diretrizes da instituição.
Manter um boletim eletrônico
de atividades, disponibilizado a equipe do sub-projeto. |
Doutorado
completo em Ciências do Mar, Meteorologia, Ciências Biológicas, Oceanografia,
Ecologia ou áreas afins. |
1 (uma) |
R$
7.000,00 |
6 meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1. Tenha Doutorado completo em Ciências do Mar, Meteorologia,
Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia, Sensoriamento Remoto ou áreas afins.
1.1.2. Tenha experiência com
manejo e curadoria de dados oceanográficos ou meteorológicos, fluência em
técnicas de análise de séries temporais e programação em Python além de bom
conhecimento da língua inglesa. Experiência em programação em R e Matlab são
desejáveis.
1.1.3. O trabalho expandirá e
complementará atividades feitas pela técnica que ocupou a posição anteriormente
e assim um acervo de rotinas e procedimentos já está implementado, operacional
e documentado, sendo necessário sua curadoria, melhoramento, manutenção até o
final do projeto e devida disponibilização pública assim que pertinente.
1.1.4. É desejável, mas não
constitui pré-requisito, que a(o) candidata(o) tenha conhecimentos em aquisição
e processamento de dados atmosféricos e de hidrodinâmica oceânica advindos de
modelos, realise ou dados derivados por satélite ou in situ, além de
conhecimentos sobre óptica e a propagação da luz no meio aquático.
1.1.5. Uma porção substancial
do trabalho poderá ser feita remotamente, caso a(o) candidata possua um local
de trabalho, computador e internet disponíveis, porém, é importante que a(o)
candidata(o) tenha condições de realizar viagens bi-mensais para São Sebastião
para interações com a equipe e eventual trabalho embarcada(o), onde auxiliará
em operações com equipamentos e computadores. Os gastos com estas viagens e
estadias serão responsabilidade da(o) bolsista.
1.2.1. Executar o plano de trabalho de apoio à pesquisa
em consonância com as atividades do projeto em andamento, especificamente
atendendo as demandas para análise e interpretação dos dados abióticos;
1.2.2. Organizar e atualizar continuamente o banco de
dados processados;
1.2.3. Desenvolver, organizar, comentar em detalhe e
manter atualizadas rotinas de processamento dos dados do projeto em código
livre;
1.2.4. Se familiarizar com os programas de processamento
dos instrumentos utilizados in situ, e desenvolver ou aprimorar as rotinas de
processamento avançado compatíveis com os dados produzidos;
1.2.5. Se familiarizar com o processamento de imagens de
satélite e produzir bancos de dados e análises conforme demanda;
1.2.6. Se familiarizar com a teoria sobre a óptica dos
oceanos para a elaboração e documentação de rotinas de processamento dos dados
radio métricos e abióticos in situ além de rotinas para análises e auxílio na
redação de textos de interpretação dos resultados;
1.2.7. Interagir com os demais
bolsistas e coordenadores do projeto mensalmente, e auxiliar a coordenação da
produção, organização e controle de todos os documentos referentes ao projeto;
1.2.8. Produzir relatórios
parciais quando solicitados, conforme demandas da coordenação e equipe do
projeto, e ser a(o) principal redator(a) do relatório final do período.
1.2.9. Cumprir o trabalho na
modalidade presencial quando assim for requisitado, seguindo as orientações da
responsável do Centro de Biologia Marinha da USP e diretrizes da instituição.
1.2.10. Manter um boletim eletrônico de atividades, disponibilizado a equipe do sub-projeto.
1.3. Será disponibilizada 01(uma) vaga.
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO
2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar
30 horas semanais.
3.DAS INSCRIÇÕES
3. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 21/08/2023 e as
23h59min do dia 03/09/2023.
3.1.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia
para ciotti@usp.br de do comprovante de escolaridade, link para o currículo
Lattes atualizado e carta de intenção com até 3 páginas, em que se apresente
criticamente a experiência e a motivação desejável para a vaga..
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO
DESTE EDITAL (61/2023).
3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá
ser motivo de desclassificação dos
candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado:
4.1.1. Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa.
4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais), conforme aprevisão orçamentária destinada para esta finalidade, por 6 (seis) meses, correspondente ao período de 15/09/2023 a 14/03/2024.
.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições
estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital
para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado,
de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual
pela plataforma Google Meet
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local
ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais.
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente,
a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Etapa |
Descrição |
Caráter |
Período |
1ª fase |
Análise curricular |
Classificatória e eliminatória |
04/09/2023 |
2ª fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª
fase |
05/09/2023 |
3ª fase |
Eliminatória |
Entrevista |
06/09/2023 |
4ª fase |
Divulgação dos Candidatos Aprovados |
Resultados |
A partir
de 06/09/2023 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 6 (seis)
meses.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição ou
disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3.
As atividades terão início em 15/09/2023
e término em 14/03/2024.
8. DOS
RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “PROJETO “MAR DE ALCATRAZES” “Nº EDITAL (61/2023)”.
8.2. Os recursos serão avaliados
pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será
aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9. DA
CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão
de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do Termo, os(as)
candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as
declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas.
9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco
do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10. DAS
DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de
inteira responsabilidade do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe
a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa de Pesquisa
é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados
pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às
informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a
finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes
públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas,
questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos
titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado
de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do
e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão das fases
do processo seletivo para contratação de Bolsista de Apoio Técnico à pesquisa:
APROVADA
Aline Barbosa da Silva |
As entrevistas serão realizadas por vídeo
conferência, através da plataforma Google Meet:
10h:00min - Aline Barbosa
da Silva: https://meet.google.com/deq-fcgx-eps
11h:00min - Guacira de Figueiredo Eufrasio Pauly: https://meet.google.com/fta-ccyh-nhw