Principal / Publicações / EDITAL N° 80/2023 - Projeto "Tire-tooling Benchmark" - Bolsistas de Pesquisa

Publicações

EDITAL N° 80/2023 - Projeto "Tire-tooling Benchmark" - Bolsistas de Pesquisa
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:80/2023
Publicado em31/10/2023 às 15:14

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo  FapUnifesp, contratada pela UniversidadeFederal do ABC - UFABC, Contrato nº 27194/31, processo nº 27194.01.01/2022.01-00, com o objetivo de apoiar o projeto Tire-tooling Benchmark”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:

 1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

 Pesquisador nível mestrando

PESQ_MEST I

Estudo de seleção de materiais e processos para molde para pneus. Este trabalho irá estudar duas metodologias para selecionar o material e método de fabricação do molde nacional, através de metodologias cientificamente estabelecidas na seleção de materiais e processos como os mapas de Ashby, além de métodos de seleção multiparâmetros, como TOPSIS.  

Graduação concluída em Engenharia ou áreas correlatas

Mestrado em andamento

   1 (uma)

R$ 2.415,00

18 (dezoito) meses

 Pesquisador nível mestrando

PESQ_MEST II

Realizar estudos de desgaste e corrosão em materiais de fabricação de moldes de pneus. Estudar o processo de desgaste e corrosão em molde fabricado. Elaborar plano para minimizar o desgaste em moldes de pneus a serem fabricados.

Graduação concluída em Engenharia ou áreas correlatas

Mestrado em andamento

1 (uma)

R$ 2.415,00

18 (dezoito) meses

Graduando

 

 

 

 

GRAD

Estudos de desgaste e corrosão em materiais de fabricação de molde. Estudar o processo de desgaste e corrosão em molde de pneus. Preparar amostras, coletar dados dos ensaios e auxiliar na análise de resultados.

Cursando graduação em Engenharia ou áreas correlatas

 1 (uma)

R$ 805,00

12 (doze) meses

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que tenham:

1.1.1. PESQUISADORES NÍVEL MESTRANDO - PESQ_MEST I e PESQ_MEST II: graduação concluída em engenharia ou áreas correlatas.

1.1.2. GRADUANDO - GRAD: graduação em andamento, em Engenharia ou áreas correlatas.

1.1.3. Experiência acadêmica e/ou prática em seleção de materiais, materiais metálicos, processos de fabricação metalmecânica, desgaste e corrosão a depender da descrição específica da vaga. 

1.2. São atribuições da(os) bolsistas:

1.2.1. PESQUISADOR NÍVEL MESTRANDO - PESQ_MEST I: Estudo de seleção de materiais e processos para molde para pneus. Este trabalho irá estudar duas metodologias para selecionar o material e método de fabricação do molde nacional, através de metodologias cientificamente estabelecidas na seleção de materiais e processos como os mapas de Ashby, além de métodos de seleção multiparâmetros, como TOPSIS. 

1.2.2. PESQUISADOR NÍVEL MESTRANDO - PES_MEST II: Realizar estudos de desgaste e corrosão em materiais de fabricação de moldes de pneus. Estudar o processo de desgaste e corrosão em molde fabricado. Elaborar plano para minimizar o desgaste em moldes de pneus a serem fabricados.

1.2.3. GRADUANDO - GRAD: Estudos de desgaste e corrosão em materiais de fabricação de molde. Estudar o processo de desgaste e corrosão em molde de pneus. Preparar amostras, coletar dados dos ensaios e auxiliar na análise de resultados.

1.3. Serão disponibilizadas 3 (três) vagas, sendo duas para mestrandos(as) e uma para graduandos(as).



2. DA DEDICAÇÃAO PROJETO

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas deverão dedicar 40 (quarenta) horas semanais (mestrandos(as)) e 20 (vinte) horas semanais (graduandos(as)).


3.DAS INSCRIÇÕES

3.O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 01/11/2023 e as 23h59min do dia 15/11/2023.

3.1.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para anibal.mendes@ufabc.edu.br de comprovante de escolaridade ((graduação concluída ou em andamento e mestrado em andamento), currículo lates e/ou vitae e carta de intenção com até 2 páginas, em que se apresente a experiência desejável para a vaga.

3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (79/2023) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

3.3. Aqueles(as) que enviarem candidatura para uma das vagas deste Edital, não poderão se candidatar às vagas do Edital 79/2023 nem do 81/2023, por se tratar do mesmo Projeto. 


4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1 Bolsistas nível mestrado: 2 (duas) bolsas no valor mensal dR$ 2.415,00 (dois mil, quatrocentos e quinze reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 18 (dezoito) meses, correspondente aperíodo compreendido entre 01/12/2023 e 31/05/2025.

4.1.3 Bolsistas nível graduação: 1 (uma) bolsa no valor mensal dR$ 805,00 (oitocentos e cinco reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por  12 (doze) meses, correspondente aperíodo compreendido entre 01/12/2023 e 30/11/2024.

  

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleçãserá realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartade intençãdos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

16/11/2023

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

17 ou 21/11/2023

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

22/11/2023

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

A partir de 24/11/2023

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

Primeiro dia útil após a data de divulgação do resultado preliminar: 

27/11/2023

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

A partir de 28/11/2023

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 18 (dezoito) meses.

7.2. O contrato dos(as) bolsistas(as) poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa poderá ser reajustado, desde que condicionado à disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que haverá retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades dos(as) Bolsistas terão início em 01/12/2023.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO “Tire-tooling Benchmark”, EDITAL N° 80/2023.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado pós recursos, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail anibal.mendes@ufabc.edu.br. 

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa de Pesquisa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

 

29/01/2024 às 10:58
Errata

Na cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS, Pesquisador Nível Mestrando I - PESQ_MEST I, na coluna "Duração do Contrato":

Onde se lê: 18 (dezoito) meses

Leia-se: 17 (dezessete) meses

12/01/2024 às 08:51
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da análise de recursos:

Graduando – GRAD

TITULAR 

Cauã Pontes Brentan 

SUPLENTE 

Victor Prado Bittencourt Ferreira 

DESISTIU DA VAGA 

Rodrigo Morato de Souza Perfi

Pesquisador nível mestrando - PESQ_MEST I

TITULAR

Augusto Ramineli Neto

09/01/2024 às 08:17
Resultado Preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:

Graduando – GRAD

TITULAR

Cauã Pontes Brentan 

SUPLENTE

Victor Prado Bittencourt Ferreira

DESISTIU DA VAGA

Rodrigo Morato de Souza Perfi

  

Pesquisador nível mestrando - PESQ_MEST I

TITULAR

Augusto Ramineli Neto

05/01/2024 às 09:32
Convocação para Entrevistas

Convocamos os candidatos a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 08/01/2024, nos horários especificados.

As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet: 

Graduando – GRAD

Link da videochamada: https://meet.google.com/kii-kccf-tpb

10h:00min - Rodrigo Morato de Souza Perfi

10h:20min - Victor Prado Bittencourt Ferreira

10h:40min - Cauã Pontes Brentan

 

Pesquisador nível mestrando - PESQ_MEST I

Link da videochamada: https://meet.google.com/jyz-zuju-imx

11h:20min - Augusto Ramineli Neto


Pesquisador nível mestrando - PESQ_MEST II

Não houve candidaturas validas

04/12/2023 às 08:15
Prorrogação das Inscrições, Alteração do Cronograma do Processo Seletivo e da data de início da prestação de serviços

A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas, conforme segue: 

Prorrogação do período de inscrições, até às 23h59min do dia 01/01/2024

Adiamento do cronograma do processo seletivo:

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

04/01/2024

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

05/01/2024

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

08/01/2024

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

09/01/2024

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

Primeiro dia útil após a data de divulgação do resultado preliminar: 

10/01/2024

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

A partir de       12/01/2024


Alterar o parágrafo 7.4.:

De: início em 15/12/2023.

Para: início em 15/01/2024.

17/11/2023 às 09:13
Novo período de inscrições, alteração do cronograma do processo seletivo e das datas de contratação

A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas, conforme segue:

1. Período de inscrições prorrogado até às 23h59min do dia 01/12/2023

2. Alteração no período de contração: 

PESQUISADOR NÍVEL MESTRANDO – PESQ_MEST I e PESQ_MEST II

De: 01/12/2023 a 31/05/2025 

Para: 15/12/2023 a 14/06/2025

GRADUANDO – GRAD

De: 01/12/2023 a 30/11/2024 

Para: 15/12/2023 a 14/12/2024

Adiamento do cronograma do processo seletivo:

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

04/12/2023

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

05/12/2023

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

07/12/2023

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

08/12/2023

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

Primeiro dia útil após a data de divulgação do resultado preliminar: 11/12/2023

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

A partir de 12/12/2023

Nenhum arquivo cadastrado.