A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal do
ABC-UFABC, Contrato nº 27194/31, processo nº 27194.01.01/2022.01-00, com o objetivo de apoiar o projeto “Tire-tooling Benchmark”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DAS VAGAS
Função |
Código da Vaga |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
Pesquisador nível Doutorado (Pós doutorado 2) |
PESQ_DR |
Realizar estudo de nível de maturidade dos
conceitos da indústria 4.0 na manufatura de moldes de pneus vulcanizadores.
Realizar o mapeamento do modelo de negócio e potenciais benefícios do gêmeo
digital do molde. Mapear as competências e as tecnologias para implementação
do gêmeo digital do molde. Definir um estudo de caso para o gêmeo digital do
molde. Definir uma arquitetura de data analytics, simulação, fábrica digital
e serviços em nuvem. Auxiliar no planejamento, execução e análise dos
experimentos da frente de materiais e processos de fabricação. |
Graduação concluída em engenharia ou áreas
correlatas Doutorado concluído |
1 (uma) |
R$ 8.510,00 |
16 (dezesseis) meses |
Pesquisador nível Mestrando |
PESQ_MEST III |
Realizar o estudo do efeito das estratégias de usinagem e dos
métodos de interpolação da trajetória da ferramenta na otimização da
programação da usinagem do molde para pneus. Realizar o estudo do efeito dos
parâmetros de corte na qualidade superficial do molde. |
Graduação concluída em engenharia ou áreas
correlatas Mestrado em andamento |
1 (uma) |
R$ 2.415,00 |
18 (dezoito) meses |
Pesquisador nível Mestrando
|
PESQ_MEST IV |
Realizar o mapeamento das
atividades/operações necessárias para a construção dos cenários de simulação
de fábrica. Estudar o processo de montagem para a otimização do tempo e
layout. Elaborar o plano estratégico de custos e o modelo de negócio. |
Graduação concluída em engenharia ou áreas
correlatas Mestrado em andamento |
1 (uma) |
R$ 2.415,00 |
18 (dezoito) meses |
Técnico ou Graduando
|
TEC_GRAD I |
Desenvolvimento dos modelos 3D e dos
desenhos técnicos 2D do molde. Apoio na programação da usinagem CNC no
sistema CAD/CAM e no planejamento do processo de inspeção do molde. Apoio na
análise dos resultados.
|
Curso Técnico concluído, na área de exatas,
ou Graduação em engenharia ou áreas
correlatas, em andamento |
1 (uma) |
R$ 1.380,00 |
18 (dezoito) meses |
Técnico ou Graduando
|
TEC_GRAD II |
Apoio técnico no desenvolvimento do
mapeamento das atividades/operações, na criação do modelo por eventos
discretos para a simulação da fábrica e na criação do modelo do processo de
montagem para a virtualização. |
Curso Técnico concluído ou Graduação em engenharia ou áreas
correlatas, em andamento |
1 (uma) |
R$ 1.380,00 |
18 (dezoito) meses |
Graduando
|
GRAD I |
Elaboração dos indicadores no Microsoft Power Business
Intelligence e planejamento do portal Tire-tooling Benchmark. Elaboração do
design do portal e auxílio na implementação e na manutenção das informações,
elaboração material e vídeos informativos para o portal. |
Graduação em Engenharia ou áreas
correlatas, em andamento |
1 (uma) |
R$ 805,00 |
12 (doze) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que tenham:
1.1.1.
PESQUISADOR NÍVEL DOUTORADO – PESQ_DR:
graduação concluída em engenharia ou áreas correlatas e Doutorado
concluído.
1.1.2.
PESQUISADORES NÍVEL MESTRANDO – PESQ_MEST III e IV: graduação
concluída em engenharia ou áreas correlatas e Mestrado em andamento.
1.1.3.
GRADUANDO – GRAD I: Graduação em Engenharia ou áreas correlatas,
em andamento.
1.1.4.
TÉCNICOS OU GRADUANDOS – TEC_GRAD I e II: Graduação em Engenharia ou áreas
correlatas, em andamento ou curso técnico concluído, na área de Exatas.
1.1.5.
Experiência acadêmica e/ou prática em
Sistemas CAD/CAM/CNC, processos de
fabricação metalmecânica, simulação em eventos discretos e programação, a
depender da descrição específica da vaga.
1.2.
São atribuições da(os) bolsistas:
1.2.1. Realizar os
trabalhos de pesquisa e elaboração de experimentos, modelos e relatórios de
acordo com a descrição específica da vaga.
1.3. Serão disponibilizadas 6 (seis) vagas, sendo uma para pós-doutorandos(as), duas para mestrandos(as), duas para técnicos ou graduandos(as) e uma para graduandos (as).
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar:
2.1.1.
Pós-doutorado: até 40 (quarenta) horas semanais.
2.1.2. Mestrado: 40 (quarenta) horas semanais
2.1.3. Técnicos e Graduandos: 20 (vinte) horas semanais
3.DAS INSCRIÇÕES
O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 01/11/2023 e as 23h59min do dia 15/11/2023.
3.1.1.
Para efetivar a inscrição será
necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia
para erik.conte@ufabc.edu.br de comprovante de escolaridade
(graduação
concluída ou em curso, curso técnico concluído, Mestrado em curso e doutorado
concluído), currículo lates e/ou
vitae e carta de intenção
com até 2 páginas, em
que se apresente a experiência desejável para
a vaga.
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (81/2023) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
3.3. Aqueles(as) que enviarem candidatura para uma das vagas deste Edital, não poderão se candidatar às vagas do Edital 79/2023 nem do 80/2023, por se tratar do mesmo Projeto.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado:
4.1.1. Bolsista nível Doutorado: 1 (uma) bolsa no
valor de R$
8.510,00 (oito mil, quinhentos e dez reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 16 (dezesseis) meses, correspondente ao período compreendido entre 01/12/2023
e 31/03/2025.
4.1.2. Bolsistas nível Mestrando: 2 (duas) bolsas no valor mensal de R$ 2.415,00
(dois mil, quatrocentos e quinze reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 18 (dezoito) meses, correspondente ao período compreendido entre 01/12/2023
e 31/05/2025.
4.1.3. Bolsistas
nível Técnico ou Granduandos: 2 (duas) bolsas no valor mensal de R$
1.380,00 (um mil, trezentos e oitenta reais), conforme revisão
orçamentária destinada para esta finalidade, por 18 (dezoito) meses, correspondente ao
período compreendido entre 01/12/2023
e 31/05/2025
4.1.4. Bolsistas nível Graduando: 1 (uma) bolsa no valor mensal de R$ 805,00 (oitocentos e cinco reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período compreendido entre 01/12/2023 e 30/11/2024.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições
estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2.
É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.
6.
DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1.
A seleção será realizada
em duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1.
Análise
dos currículos
e cartas de intenção
dos(as) candidatos(as).
6.1.2.
Entrevista, que será realizada de forma virtual.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local
ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente,
a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período | |
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
16/11/2023 |
2ª fase |
Convocação
para Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª
fase |
17 ou 21/11/2023 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
22/11/2023 |
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da
etapa de recursos |
A partir de 24/11/2023 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado
preliminar |
Primeiro dia útil após a data de divulgação do resultado preliminar: |
6ª fase |
Resultado
pós recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos
aprovados |
A partir de 28/11/2023 |
7.1. O presente processo seletivo será válido por 18
(dezoito) meses.
7.2. O contrato dos(as) bolsistas(as) poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido
neste edital.
7.3. O valor da bolsa poderá ser
reajustado, desde que condicionado à disponibilidade de recursos financeiros,
alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que haverá retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As atividades dos (as) Bolsistas terão início em 01/12/2023.
8. DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Tire-tooling Benchmark”, EDITAL N° 81/2023.
8.2. Os recursos serão avaliados
pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será
aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9. DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá
assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do Termo, logo após a
publicação do Resultado pós recursos, os(as) candidatos(as)
aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o
e-mail erik.conte@ufabc.edu.br.
9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja
conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco
do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio
do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no
presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou reclamação
de qualquer natureza.
10.6. A bolsa de Pesquisa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
PESSOAIS
11.1. As partes concordam que qualquer
atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na
medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste
Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados
Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a
matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição
neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a
execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato,
conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser
compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação
de contas.
11.3. Disposições específicas relativas à Lei
Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de
Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições
relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam
deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO)
da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
Na cláusula 1 - DESCRIÇÃO DAS VAGAS - Função Técnico ou Graduando - TEC_GRAD I - Valor Mensal bruto (R$):
Onde se lê: R$ 1.380,00
Leia-se: R$ 920,00 - Curso Técnico concluído ou R$ 805,00 - Graduando
Na cláusula 4, parágrafo 4.1.3.:
Onde se lê: 2 (duas) bolsas mensais de R$ 1.380,00 (um mil, trezentos e oitenta reais)...
Leia-se: Bolsistas nível Técnico ou Graduandos: Curso Técnico concluído - 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 920,00 (novecentos e vinte reais)... ou Graduando - 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 805,00 (oitocentos e cinco reais)...
Em virtude do desligamento de ADRIANO GOMES DE FREITAS, convocamos o suplente, LUIS UMBELINO DOS SANTOS, para ocupar a vaga de Bolsista Pesquisador nível Doutorado (Pós-doutorado 2) - PESQ_DR., no período de 01/02/2024 a 31/03/2025.
Em virtude da desistência de Bianca Pérez Tadeu, convocamos o suplente, LUIZ HENRIQUE DE SOUSA, para ocupar, no período de 15/01 a 14/11/2024, a vaga de Bolsista GRADUANDO - GRAD I.
A
FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da análise de
recursos:
Pesquisador nível Doutorado (Pós-doutorado 2) - PESQ_DR
APROVADO
Adriano
Gomes de Freitas
SUPLENTE
Luis Umbelino dos Santos
Pesquisador nível Mestrando - PESQ_MEST IV
APROVADO
Henrique de
Abreu Piccolo
SUPLENTE
Layse Alves Savordelli
Pesquisador
nível Mestrando - PESQ_MEST III
APROVADO
Everton Alex Lucas
Técnico ou
Graduando - TEC_GRAD I
APROVADO
Arthur Ferrreira Marcello
Técnico ou
Graduando - TEC_GRAD II
APROVADO
Anny Caroliny Marques
Graduando -
GRAD I
APROVADO
Bianca
Pérez Tadeu
SUPLENTE
Luiz
Henrique de Sousa
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:
Pesquisador nível Doutorado
(Pós-doutorado 2) - PESQ_DR
APROVADO
Adriano Gomes de Freitas
SUPLENTE
Luis Umbelino dos Santos
NÃO COMPARECEU À ENTREVISTA
Marcello Vermatti Mergulhão
Pesquisador nível Mestrando -
PESQ_MEST IV
APROVADO
Henrique de Abreu Piccolo
SUPLENTE
Layse Alves Savordelli
Pesquisador nível Mestrando -
PESQ_MEST III
APROVADO
Everton Alex Lucas
Técnico ou Graduando - TEC_GRAD
I
APROVADO
Arthur Ferrreira Marcello
Técnico ou Graduando - TEC_GRAD
II
APROVADO
Anny Caroliny Marques
Graduando - GRAD I
APROVADO
Bianca Pérez Tadeu
SUPLENTE
Luiz Henrique de Sousa
Convocamos os(as) candidatos(as) a seguir para a fase de entrevistas que será realizada no dia 22/11/2023, nos horários especificados.
As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet: https://meet.google.com/zph-bxfx-ryv
CANDIDATO(A) |
HORÁRIO ENTREVISTA |
Pesquisador nível Doutorado (Pós Doutorado 2) -
PESQ_DR |
|
Adriano Gomes de Freitas |
Das
8h00min às 8h20min |
Luis Umbelino dos Santos |
Das
8h25min às 8h45min |
Marcello Vertamatti Mergulhão |
Das
8h50min às 9h10min |
Pesquisador nível Mestrando - PESQ_MEST IV |
|
Henrique de Abreu Piccolo |
Das
9h15min às 9h35min |
Layse Alves Savordelli |
Das
9h40min às 10h00min |
Pesquisador nível Mestrando - PESQ_MEST III |
|
Everton Alex Lucas |
Das
10h05min às 10h25min |
Técnico ou Graduando - TEC_GRAD I |
|
Arthur Ferreira Marcello |
Das
10h30min às 10h50min |
Técnico ou Graduando - TEC_GRAD II |
|
Anny Caroliny Marques |
Das
10h55min às 11h15min |
Graduando - GRAD I |
|
Bianca
Pérez Tadeu |
Das
11h20min às 11h40min |
Luiz Henrique de Sousa |
das
11h45min às 12h05min |