Principal / Publicações / EDITAL N° 105/2024 - projeto "Convênio Finep - CHAMADA PÚBLICA TECNOLOGIA ASSISTIVA 2022"

Publicações

EDITAL N° 105/2024 - projeto "Convênio Finep - CHAMADA PÚBLICA TECNOLOGIA ASSISTIVA 2022"
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:105/2024
Publicado em23/10/2024 às 11:47

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, contrato nº 2174/22, convênio nº 01.24.0164.00, SEI nº 23089.025856/2022-84, com o objetivo de apoiar o projeto “Convênio Finep - CHAMADA PÚBLICA TECNOLOGIA ASSISTIVA 2022”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir: 

1. DESCRIÇÃO DA VAGA 

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Bolsista de apoio Técnico -  SET-G_TI  

SET-G_TI

HÍBRIDO (presencial e remoto - on-line)

Garantir acessibilidade do site;

Garantir Design Responsivo;

Implementar descrições alternativas  para imagens e outros elementos não textuais;

Utilizar ferramentas de teste de acessibilidade para identificar e corrigir problemas;

Realizar o monitoramento contínuo para verificar o tempo de atividade do site, seu desempenho e implementar melhorias contínuas 

Graduação concluída em Ciência da Computação ou Engenharia da computação

 1 (uma)

R$2.499,84

12 (doze) meses

Bolsista de Apoio Técnico - SET-G_TI

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1. Tenham graduação em Ciência da Computação ou Engenharia da computação, com experiência no desenvolvimento e gerenciamento de websites e aplicativos.

1.1.2. Tenham experiência acadêmica e/ou prática na área no desenvolvimento e gerenciamento de aplicativos/websites e conhecimento em acessibilidade digital.

1.1.3.  Não sejam militares, servidores ou empregados públicos, integrantes do quadro permanente de pessoal da Administração Pública Direta ou Indireta

 

1.2. São atribuições da(o) bolsista:

1.2.1. Garantir acessibilidade: Seguir diretrizes WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) para que o site seja acessível a todos os usuários, incluindo pessoas com deficiência.

1.2.2. Garantir um Design Responsivo: Assegurar que o site funcione bem em diferentes tamanhos de tela e dispositivos, incluindo leitores de tela e dispositivos móveis.

 1.2.3. Implementar descrições alternativas  para imagens e outros elementos não textuais.

1.2.4. Utilizar ferramentas de teste de acessibilidade para identificar e corrigir problemas.

1.2.5. Realizar testes com usuários reais que tenham deficiências para obter feedback direto sobre a acessibilidade do site.

1.2.6. Realizar o monitoramento contínuo para verificar o tempo de atividade do site, seu desempenho e implementar melhorias contínuas.

1.2.7. Criar documentação e diretrizes sobre acessibilidade para referência futura e para garantir a consistência em todo o site.

1.2.8. Participar de reuniões quinzenais com a coordenadora do projeto.

  

1.3. Será disponibilizada 01 (uma) vaga.


2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas deverão dedicar 20 (vinte) horas semanais.

2.2. As atividades deverão ser realizadas em formato híbrido (presencial e on-line).

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3.2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 28/10/2024  às 23h59min até o dia 01/11/2024.

3.3. Para efetivar a        inscrição será necessário o envio, para  o          e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para eliana.ferretti@gmail.com, vagner.rogerio@unifesp.br e  unifesp.finep.2174.22@gmail.com, de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e carta de intenção com até 2 páginas, em que se apresente a experiência desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).

3.3.1. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (105/2024) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.4. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2.499,84 (dois mil, quatrocentos e noventa e nove reais e oitenta e quatro centavos), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de 02 de dezembro de 2024 a 30 de novembro de 2025.

 4.2.A contratação/início das atividades ficará condicionada à liberação do recurso financeiro e à aprovação, por parte do financiador do Projeto (FINEP).

 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não será permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

04/11/2024

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

04/11/2024

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

05/11/2024

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

06/11/2024

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

07/11/2024

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

08/11/2024

7.1. O presente processo seletivo será válido por 12 (doze) meses.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa poderá ser reajustado, desde que condicionado à disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que haverá retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 02/12/2024 e término em 30/11/2025.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – Projeto Rede de Laboratórios de Pesquisa em Saúde 5.0 da UNIFESP para Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia Assistiva, Ref. Finep nº2174/22 - Edital Nº 102/2024.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: vagner.rogerio@unifesp.br

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

11/11/2024 às 11:31
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos:

Bolsista de apoio Técnico - SET-G_TI

APROVADA

Reilan Gomes Ribeiro

07/11/2024 às 08:45
Resultado Preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista:

Bolsista de apoio Técnico - SET-G_TI

APROVADA

Reilan Gomes Ribeiro

05/11/2024 às 10:39
Convocação para Entrevistas

Convocamos o candidato a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 06/11/2024, no horário especificado.

A entrevista será realizada por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet: 

Link da videochamada: https://meet.google.com/phg-avur-dvz

17h:10min - Reilan Gomes Ribeiro

05/11/2024 às 10:27
Alteração do Cronograma do Processo Seletivo - da 2ª à 6ª fase

A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas na cláusula 7. Cronograma do Processo Seletivo, conforme segue: 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

05/11/2024

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

06/11/2024

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

07/11/2024

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

08/11/2024

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

11/11/2024

Nenhum arquivo cadastrado.