A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, contrato nº 99/2020 processo nº SEI: 23089.120605/2020-41, com o objetivo de apoiar o projeto “Contrato nº 99/2020 - Projeto Sus”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DAS VAGAS
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
Assistente de ATS 1 |
ATS 1 |
Remoto |
Atuar de maneira integrada com a equipe
multidisciplinar na elaboração de produtos relacionados à ATS, para
complemento de documentos técnicos e/ou websites e mídias sociais; Dar suporte às operações diárias do
grupo. |
Graduação em curso na área da saúde ou em
comunicação |
01 (uma) + formação de cadastro
reserva |
R$ 1.200,00 |
4 (quatro) meses
|
Assistente de ATS 2
|
ATS 2 |
Remoto |
Atuar de maneira integrada com a equipe
multidisciplinar na elaboração de produtos relacionados à ATS, tais como
Pareceres Técnico-Científicos, Revisões Sistemáticas, Protocolos Clínicos e
Diretrizes Terapêuticas, com ênfase na análise de evidências científicas e
interpretação de dados. |
Graduação completa em cursos da área da
saúde. |
03 (três) + formação de cadastro
reserva |
4 (quatro) meses | |
Analista em Avaliação de Tecnologias em
Saúde (ATS) |
ANA_ATS |
Remoto |
Atuar de maneira integrada com a equipe
multidisciplinar na elaboração de produtos relacionados à ATS, com ênfase em
Sínteses de Evidências, Revisões Sistemáticas e/ou Revisões de Escopo |
Graduação completa em cursos da área da saúde. Residência completa e/ou Mestrado em curso ou
completo e/ou Doutorado em curso ou completo |
01 (uma) + formação de
cadastro reserva |
R$ 1.400,00 a R$ 2.800,00 a depender da titulação e experiência do candidato |
4 (quatro) meses |
ATS:
Avaliação de Tecnologias em Saúde
O cadastro reserva terá validade de 4 (quatro) meses, contados a partir da data de publicação do resultado final.Serão incluídos no cadastro reserva apenas os candidatos considerados aprovados para a vaga, podendo não haver candidatos selecionados. A convocação de candidatos do cadastro reserva, somente será realizada caso surjam novas vagas no prazo estipulado de 4 (quatro) meses, contados a partir da data de publicação do resultado.
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital:
1.1.1. Para a vaga de Assistente de ATS 1:
A -
Obrigatória que seja graduando em curso na área da saúde ou de comunicação;
B - Recomendável e classificatório, conhecimento básico em avaliação de tecnologias em saúde (ATS); habilidades de comunicação escrita em língua portuguesa; habilidade em trabalhar de forma colaborativa em uma equipe multidisciplinar; na leitura e compreensão de artigos científicos em língua inglesa e na elaboração de conteúdo para website e mídias sociais.
1.1.2. Para a vaga de Assistente de ATS 2:
A-
Obrigatória graduação completa na área da saúde.
B- Recomendável e classificatório, conhecimento sólido em análise e interpretação de dados, políticas públicas e saúde baseada em evidências; habilidades avançadas de comunicação escrita em língua portuguesa; conhecimento sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Vancouver e de outros padrões de escrita e formatação de trabalhos acadêmicos; habilidade em trabalhar de forma colaborativa em uma equipe multidisciplinar; habilidade na leitura e compreensão de artigos científicos em língua inglesa; experiência na prática clínica em serviços de saúde.
1.1.3. Para a vaga de Analista em ATS:
A.
Obrigatória graduação completa na área da saúde e residência completa e/ou mestrado
completo.
B.
Recomendável e classificatório ter habilidades avançadas em revisão
sistemática, avaliação econômica, comunicação escrita em língua portuguesa;
habilidade em trabalhar de forma colaborativa em uma equipe multidisciplinar;
habilidade na leitura e compreensão de artigos científicos em língua inglesa;
experiência em serviços de saúde, especialmente no âmbito do Sistema Único de
Saúde (SUS); ter produzido relatórios de recomendação da Comissão Nacional de
Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).
1.2.
São atribuições da(os) bolsistas:
1.2.1.
Assistente em ATS 1: Atuar de maneira integrada com a
equipe multidisciplinar na elaboração de conteúdos relacionados à ATS; Dar
suporte às operações diárias do grupo.
1.2.2.
Assistente em ATS 2: Atuar de maneira integrada com a equipe
multidisciplinar na elaboração de produtos relacionados à ATS, tais como
Pareceres Técnico-Científicos, Revisões Sistemáticas, Protocolos Clínicos e
Diretrizes Terapêuticas, com ênfase na análise de evidências científicas e
interpretação de dados.
1.2.3.
Analista em ATS: Atuar de maneira integrada com a equipe
multidisciplinar na elaboração de produtos relacionados à ATS, tais como
Pareceres Técnico-Científicos, Revisões Sistemáticas, Protocolos Clínicos e
Diretrizes Terapêuticas, com ênfase na condução de revisões sistemáticas, avaliações
econômicas completas e análises de impacto orçamentário.
1.3.
Serão disponibilizadas
01 (uma) vaga para Assistente em ATS 1, 03 (três) vagas para Assistente
em ATS 2 e 01 (uma) vaga para Analista em ATS.
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar
20 horas semanais
para a vaga de Assistente em ATS 1, 40 horas semanais para a vaga de Assistente
em ATS 2 e 30 horas semanais para a vaga de Analista em ATS.
2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma remota (home office).
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a)
em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra
instituição, deverá:
3.1.1.
Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2.
Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função,
conforme estipulado na cláusula 2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES
3.2.
O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 31/10/2024 e as 23h59min do dia 06/11/2024.
3.3.
Para efetivar a inscrição será
necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia
para natsunifespd@gmail.com,
de comprovante de escolaridade, currículo lattes e/ou
vitae e os documentos exigidos para
a vaga, conforme item 6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO (todos os
documentos deverão ser enviados em pdf, exceto o material da vaga de
Assistente de ATS 1).
3.4. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (110/2024) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.5. A não apresentação da documentação exigida poderá
ser motivo de desclassificação dos
candidatos.
3.6. Os candidatos só poderão se
inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1.
Será atribuída, conforme
especificado:
4.1.1. 1 (uma) bolsa mensal no valor deR$1.200,00,
conforme a previsão orçamentária destinada para a vaga de Assistente de ATS 1, por 4 (quatro) meses, correspondente ao
período de 18/11/2024 a 17/03/2025.
4.1.2. 3
(três) bolsas mensais no valor de
R$2.893,35, conforme a previsão
orçamentária destinada para
a vaga de Assistente de ATS 2, por 4 (quatro)
meses, correspondente ao
período de 18/11/2024 a 17/03/2025.
Titulação ou experiência equivalente |
Valor mensal da bolsa |
Mestrado
em curso |
1.400,00 |
Mestrado
ou Residência concluídos |
1.700,00 |
Doutorado
em curso |
2.200,00 |
Doutorado
concluído |
2.800,00 |
4.1.3. 1 (uma) bolsa mensal com valor que
varia conforme titulação e/ou experiência equivalente (quadro a seguir),
conforme a previsão orçamentária destinada para a vaga de Analista de ATS, por 4 (quatro)
meses, correspondente ao
período de 18/11/2024 a 17/03/2025.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em duas etapas para as
vagas de Assistente de ATS 2 e de Analista em ATS:
6.1.1 Análise dos
currículos e cartas
de intenção (de até duas páginas);
6.1.2 Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.
6.2 A seleção será realizada
em três etapas para a vaga de Assistente de ATS 1
6.2.1
Análise
dos currículos e
cartas de intenção;
6.2.2
Elaboração de material.
Os candidatos aprovados deverão elaborar um post para Instagram em formato 'carrossel', criando o design dos cards e o
texto da legenda, sobre as perspectivas para a Avaliação de Tecnologias em
Saúde no Brasil, com base no texto de referência. Especificações técnicas:
- A
legenda deve ter no máximo 2.200 caracteres (incluindo hashtags) e deverá ser
enviada em arquivo .doc, usando fonte Times New Roman (tamanho 12) e
espaçamento 1,5 entre linhas.
- O
carrossel deve ter no mínimo 3 cards e no máximo 10 cards, que deverão ser
enviados em arquivos em formato .jpg ou .png, dimensões 1080x1080px e numeradas
de 1 até o número máximo, na ordem planejada para o carrossel.
Texto
de referência:
VanniI T, Leão L. Perspectivas em
Avaliação de Tecnologias em Saúde no Brasil. In: Tereza Setsuko Toma, TS et al.
(org). Avaliação de tecnologias de saúde & políticas informadas por
evidências. São Paulo : Instituto de Saúde, 2017, p. 399-410. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42957
6.2.3 Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.
6.3. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.4. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 3 (três) candidatos por vaga.
6.5. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
6.6 Serão atribuídas pontuações para cada
uma das etapas, descritas nos itens 6.1 e 6.2 deste edital. Os candidatos aprovados
serão aqueles que obtiverem as maiores pontuações após a soma de todas as
etapas de avaliação.
6.6.1 Para as vagas de Assistente de ATS
2 e Analista em ATS a pontuação será atribuída da seguinte forma, conforme cada
etapa:
Etapa |
Critério |
Pontuação |
Detalhamento |
Análise dos Currículos |
Formação Acadêmica |
15 |
De acordo com o item 1.1 e seus subitens |
Experiência Profissional |
20 |
Relevância e duração da experiência na área específica | |
Publicações e Participações em Projetos/cursos |
10 |
Qualidade e quantidade de publicações e participação em
projetos e/ou cursos relacionados | |
Carta de Intenção |
Clareza e Objetividade |
10 |
Clareza na exposição dos motivos e objetivos |
Alinhamento com o Projeto |
5 |
Compatibilidade dos objetivos pessoais/profissionais com o
projeto | |
Entrevista |
Comunicação e Argumentação |
25 |
Clareza e objetividade nas respostas, capacidade de
argumentação |
Adequação ao Perfil da Vaga |
15 |
Compatibilidade das habilidades e experiências com os
requisitos da vaga |
Etapa |
Critério |
Pontuação |
Detalhamento |
Análise
dos Currículos |
Formação
Acadêmica |
7,5 |
De acordo com o item 1.1.3 |
Experiência
Profissional |
7,5 |
Relevância
e duração da experiência na área específica | |
Publicações
e Participações em Projetos/cursos |
5 |
Qualidade e
quantidade de publicações e participação em projetos e/ou cursos relacionados | |
Carta
de intenção |
Alinhamento
com o Projeto |
15 |
Compatibilidade
dos objetivos pessoais/profissionais com o projeto |
Elaboração de
material |
Interpretação de texto |
10 |
Compreensão do tema, domínio de seus principais pontos e
capacidade de tradução de conceitos |
Redação |
10 |
Clareza, linguagem acessível, domínio das regras
ortográficas | |
Design |
10 |
Organização e escolha de elementos, tipografia, cores,
contrastes, espaçamentos; Coêrencia e coesão visual. | |
Originalidade e Criatividade |
10 |
Capacidade de apresentar informações de forma inovadora e
interessante, mantendo a precisão científica | |
Entrevista |
Comunicação
e Argumentação |
15 |
Clareza e
objetividade nas respostas, capacidade de argumentação |
Adequação
ao Perfil da Vaga |
10 |
Compatibilidade
das habilidades e experiências com os requisitos da vaga |
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
7.1
Para as vagas de Assistente de ATS 1, Assistente de ATS 2 e Analista de ATS:
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período | |
1ª fase |
Análise
curricular e de cartas de intenção Análise do
material – apenas para a vaga de Assistente de ATS 1 |
Classificatória e eliminatória |
07/11/2024 |
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para entrevista |
08/11/2024 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
11/11/2024 |
4ª fase |
Resultado preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
12/11/2024 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
13/11/2024 |
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
14/11/2024 |
7.2. O presente processo
seletivo será válido
por 4 (quatro) meses.
7.3. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.5. As
atividades terão início em 18/11/2024 e término em 17/03/2025.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a
partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Contrato nº 99/2020 - Projeto Sus” “EDITAL
(110/2024)”.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão
providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para
o e-mail do Projeto: natsunifespd@gmail.com
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer
tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual
suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As partes concordam que qualquer
atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na
medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste
Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados
Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a
matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais coletados para
inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias
para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do
Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e
poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins
de prestação de contas.
11.3. Disposições específicas
relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na
Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e
requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que
participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de
Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br