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Publicações

EDITAL N° 014/2025 – Projeto "UFABC - 27194*42 - Acordo de Parceria 27194.00.00/2024.02-00 - Rota 2030"
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoEm andamento
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:14
Publicado em31/01/2025 às 15:25

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal do ABC - UFABC, contrato nº 27194*42, processo nº 27194.00.00/2024.02-, com o objetivo de apoiar o projeto “UFABC - 27194*42 - Acordo de Parceria 27194.00.00/2024.02-00 - Rota 2030”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:

1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Graduando

(20h)

Graduando

P1 - A

PRESENCIAL

 Ver anexo I

Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas.

1 (uma)

805,00

12 (doze)

meses

Graduando

(20h)

Graduando

P1 - B

PRESENCIAL

Ver anexo I

Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas.

1 (uma)

805,00

12 (doze)

meses

Pós-doutorado (40h)

P1 - Pós-doc A

PRESENCIAL

Ver anexo I

Doutorado completo em engenharia ou áreas correlatas

1 (uma)

8.510,00

12 (doze)

meses

Pós-doutorado (20h)

P1 - Pós-doc B

PRESENCIAL

Ver anexo I

Doutorado completo em engenharia ou áreas correlatas

1 (uma)

4.255,00

12 (doze)

meses

Mestrando (40h)

P1 - Mestrando A

PRESENCIAL

Ver anexo I

Cursando mestrado em engenharia ou áreas correlatas

1 (uma)

2.415,00

12 (doze)

meses

Mestrando (40h)

P1 - Mestrando B

PRESENCIAL

Ver anexo I

Cursando mestrado em engenharia ou áreas correlatas

1 (uma)

2.415,00

12 (doze)

meses

Doutorando (40h)

P4 - Doutorando A

HÍBRIDO

Ver anexo I

Cursando Doutorado em engenharia ou áreas correlatas

1 (uma)

3.565,00

12 (doze)

meses

Doutorando (40h)

P4 - Doutorando B

HÍBRIDO

Ver anexo I

Cursando Doutorado em engenharia ou áreas correlatas

1 (uma)

3.565,00

12 (doze)

meses

Pós-doutorado (20h)

P4- Pós-doc A

HÍBRIDO

Ver anexo I

Doutorado completo em engenharia ou áreas correlatas

1 (uma)

4.255,00

12 (doze)

meses

Graduando (20h)

P4 - Graduando A

HÍBRIDO

Ver anexo I

Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas.

1 (uma)

805,00

12 (doze)

meses

Graduando (20h)

P4 - Graduando B

HÍBRIDO

Ver anexo I

Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas.

1 (uma)

805,00

12 (doze)

meses

Graduando (20h)

P4 - Graduando C

HÍBRIDO

Ver anexo I

Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas.

1 (uma)

805,00

12 (doze)

meses

Graduando (20h)

P4 - Graduando D

HÍBRIDO

Ver anexo I

Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas.

1 (uma)

805,00

12 (doze)

meses

Mestrando (40h)

P4 - Mestrando C

HÍBRIDO

*Ver anexo I

Cursando mestrado em engenharia ou áreas correlatas

1 (uma)

2.415,00

12 (doze)

meses

Bolsista de Inovação III (40h)

P4 - Bolsista Inovação III

HÍBRIDO

*Ver anexo I

Mestrado completo ou doutorado em andamento em engenharia ou áreas correlatas.

1 (uma)

2.070,00

12 (doze)

meses

Mestrando (40h)

P5 - Mestrando A

PRESENCIAL

Ver anexo I

Cursando mestrado em engenharia ou áreas correlatas

1 (uma)

2.415,00

12 (doze)

meses

Mestrando (40h)

P5 - Mestrando B

PRESENCIAL

Ver anexo I

Cursando mestrado em engenharia ou áreas correlatas

1 (uma)

2.415,00

12 (doze)

meses

Graduando (20h)

P5 - Graduando AB

PRESENCIAL

Ver anexo I

Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas.

2[AS1]  (duas)

805,00

12 (doze)

meses

Graduando (20h)

P5 - Graduando CD

PRESENCIAL

Ver anexo I

Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas.

2[AS2] (duas)

805,00

12 (doze)

meses

Mestrando (40h)

P7 – Mestrando A

PRESENCIAL

Ver anexo I

Cursando mestrado em engenharia ou áreas correlatas

1(uma)

2.415,00

12 (doze)

meses

Graduando (20h)

P7 - Graduando ABC

PRESENCIAL

Ver anexo I

Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas.

3[AS3]  (três)

805,00

12 (doze)

meses

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1. Função Graduando (20h) Estejam cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas.

1.1.2. Função Mestrando (40h): Estejam cursando mestrado em engenharia ou áreas correlatas.

1.1.3. Função Doutorando (40h): Estejam cursando doutorado em engenharia ou áreas correlatas.

1.1.4. Função Bolsista de Inovação III (40h):Tenham Mestrado completo ou doutorado em andamento em engenharia ou áreas correlatas.

1.1.5. Função Pós-doutorado (20h): Tenham concluído doutorado em engenharia ou áreas correlatas.

1.1.6. Função Pós-doutorado (40h): Tenham concluído doutorado em engenharia ou áreas correlatas.

1.1.7. É desejável que tenham experiência acadêmica e/ou prática em: processos de fabricação (usinagem e estampagem), ferramentaria, mapeamento de processos, especificação de requisitos para desenvolvimento de software, trabalho em equipe, simulação computacional de fluidos (CFD) e sólidos (elementos finitos, corpo-rígido), conceitos de planejamento de produção (lean manufacturing).

 

1.2. São atribuições das(os) bolsistas:

1.2.1. Realização das atividades especificadas para cada bolsa, de acordo com o Plano de Trabalho dos Bolsistas enviado para a FUNDEP (Anexo I deste edital).

1.2.2. Participação em visitas técnicas a empresas e instituições parceiras do projeto de pesquisa.

1.2.3. Participação em reuniões e eventos de divulgação do projeto de pesquisa.

1.2.4. Organização do espaço de trabalho.

1.2.5. Elaboração de relatórios técnicos, artigos científicos, manuais, documentos e apresentações relativos às atividades desenvolvidas no projeto.

1.2.6. Atividades não previstas neste edital, mas que estejam relacionadas à temática do problema e sejam relevantes para o bom andamento do projeto.

 

1.3. Ao todo, serão disponibilizadas 25 (vinte e cinco) vagas.

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas de graduação e pós-doutorado(20h) deverão dedicar 20 horas semanais.

2.2. Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado 40h) deverão dedicar 40 horas semanais.

2.3. As atividades deverão ser realizadas de forma presencial ou híbrida, conforme descrito na tabela da seção 1 deste edital.

2.4. Não será permitido aos bolsistas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado(40h), exercer nenhuma outra atividade remunerada como estágio, trabalho, entre outras, com exceção de bolsas de estudos que já possuam para mestrado e doutorado, provenientes de outros órgãos de fomento (CAPES, CNPQ etc.).

2.5. Caso o(a) bolsista de mestrado ou doutorado já possua bolsas de estudos que já possuam para mestrado e doutorado provenientes de outros órgãos de fomento (CAPES, CNPQ etc.), deverá ser verificado junto às instituições a autorização para o acúmulo de bolsas.

2.6. Para realização das atividades do projeto, os bolsistas contratados deverão seguir código de vestimenta similar aos ambientes corporativos e industriais.

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3. 2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 03/02/2025 e as 23h59min do dia 14/02/2025.

3.2.1. Para             efetivar  a              inscrição               será         necessário             o             envio,    para        o              e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para andre.l@ufabc.edu.br, cesar.freire@ufabc.edu.br e ugo.ibusuki@ufabc.edu.br de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).

3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.

3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.

3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (014/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.3. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

3.4. Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1. Bolsista graduando (20h): 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 805,00(oitocentos e cinco reais), conforme aprevisão orçamentária destinada para esta nalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de  abril de 2025 a março de 2026.

4.1.2. Bolsista mestrando (40h): 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2.415,00(dois mil quatrocentos e quinze reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta nalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de abril de 2025 a março de 2026.

4.1.3 Bolsista doutorando (40h). 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 3.565,00(três mil quinhentos e sessenta e cinco reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta nalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de abril de 2025 a março de 2026.

4.1.4 Bolsista de Inovação III (40h): 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2.070,00(dois mil e setenta reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de abril de 2025 a março de 2026.

4.1.5. Bolsista de pós-doutorado (20h): 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 4.255,00(quatro mil duzentos e cinquenta e cinco reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de abril de 2025 a março de 2026.

4.1.6. Bolsista de pós-doutorado (40h): 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 8.510,00(oito mil quinhentos e dez reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de abril de 2025 a março de 2026.

4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).

4.8. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

  

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma presencial ou virtual  (a ser definido quando da convocação para esta etapa).

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

17 a 28/02/2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

03/03/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

10 a 19/03/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

24/03/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

25/03/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

27/03/2025

7.1. O presente processo seletivo será válido por 12 (doze) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 01/04/2025 e término em 31/03/2026, condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO “UFABC - 27194*42 - Acordo de Parceria 27194.00.00/2024.02-00 - Rota 2030” - EDITAL N° 014/2025.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviar para o e-mail do Projeto: andre.l@ufabc.edu.br.

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.


ANEXO I

11.1.P1: Padronização de componentes e processos

P1 - Aluno de Graduação A

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais.

5. Objetivos pretendidos:

Criar padronização para componentes comuns (standard) das ferramentas de estampagem.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P1.1 - Elaboração de lista dos componentes para padronização. Mês 3 ao mês 9.

P1.2 - Identificação de semelhanças entre os padrões utilizados pelas montadoras no Brasil e definição de um conjunto de opções candidatas a padrão, além da identificação de um conjunto de fornecedores nacionais. Mês 3 ao mês 15.

P1.3 - Avaliação e seleção dos padrões a serem adotados pelo setor, por consenso entre as montadoras. Mês 10 ao mês 15.

P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33.

P1.8 - Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. Mês 28 ao mês 33.


 P1 - Graduando B

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais.

5. Objetivos pretendidos:

Criar padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais de estampagem.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P1.4 - Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem; analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes, avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos, desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão padronizados com base nos critérios disponíveis. Mês 3 ao mês 9.

P1.5 - Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de superfície. Mês 3 ao mês 15.

P1.6 - Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo de processo padronizado. Mês 10 ao mês 15.

P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33.

P1.8 - Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. Mês 28 ao mês 33.

 

 

P1 - Pós-doc A

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Pós-doutorado

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais.

5. Objetivos pretendidos:

Criar padronização para componentes comuns (standard) das ferramentas de estampagem.

Criar padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais de estampagem.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P1.1 - Elaboração de lista dos componentes para padronização. Mês 3 ao mês 9.

P1.2 - Identificação de semelhanças entre os padrões utilizados pelas montadoras no Brasil e definição de um conjunto de opções candidatas a padrão, além da identificação de um conjunto de fornecedores nacionais. Mês 3 ao mês 15.

P1.3 - Avaliação e seleção dos padrões a serem adotados pelo setor, por consenso entre as montadoras. Mês 10 ao mês 15.

P1.4 - Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem; analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes, avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos, desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão padronizados com base nos critérios disponíveis. Mês 3 ao mês 9.

P1.5 - Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de superfície. Mês 3 ao mês 15.

P1.6 - Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo de processo padronizado. Mês 10 ao mês 15.

P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33.

P1.8 - Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. Mês 28 ao mês 33.

 

P1 - Pós-doc B

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Pós-doutorado

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais.

5. Objetivos pretendidos:

Criar padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais de estampagem.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P1.4 - Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem; analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes, avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos, desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão padronizados com base nos critérios disponíveis. Mês 3 ao mês 9.

P1.5 - Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de superfície. Mês 3 ao mês 15.

P1.6 - Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo de processo padronizado. Mês 10 ao mês 15.

P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33.

P1.8 - Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. Mês 28 ao mês 33.

 

P1 - Mestrando A

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM)

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais.

5. Objetivos pretendidos:

Criar padronização para componentes comuns (standard) das ferramentas de estampagem.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P1.1 - Elaboração de lista dos componentes para padronização. Mês 3 ao mês 9.

P1.2 - Identificação de semelhanças entre os padrões utilizados pelas montadoras no Brasil e definição de um conjunto de opções candidatas a padrão, além da identificação de um conjunto de fornecedores nacionais. Mês 3 ao mês 15.

P1.3 - Avaliação e seleção dos padrões a serem adotados pelo setor, por consenso entre as montadoras. Mês 10 ao mês 15.

P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33.

P1.8 - Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. Mês 28 ao mês 33.

 

P1 - Mestrando B

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM)

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais.

5. Objetivos pretendidos:

Criar padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais de estampagem.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P1.4 - Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem; analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes, avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos, desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão padronizados com base nos critérios disponíveis. Mês 3 ao mês 9.

P1.5 - Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de superfície. Mês 3 ao mês 15.

P1.6 - Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo de processo padronizado. Mês 10 ao mês 15.

P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33.

P1.8 - Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. Mês 28 ao mês 33.

 

11.2.P4: Montagem

P4- Pós-doc A

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Pós-doutorado

2. Duração da bolsa: 27 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Realizar estudo de nível de maturidade dos conceitos da indústria 4.0 na montagem de estamos. Realizar o mapeamento do modelo de negócio e potenciais benefícios das melhores práticas de benchmark. Mapear as competências e as tecnologias para implementação do gêmeo digital de layout. Definir um estudo de caso para o gêmeo digital de layout. Definir uma arquitetura de data analytics, simulação, fábrica digital e serviços em nuvem. Auxiliar no planejamento, execução e análise dos experimentos da frente de leanmanufacturing e indústria 4.0

5. Objetivos pretendidos:

1. Realizar o mapeamento das melhores práticas de benchmark. Mapear as competências e as tecnologias para implementação das melhores práticas;

2. Definir um estudo de caso para o gêmeo digital de layout. Definir uma arquitetura de data analytics, simulação, fábrica digital e serviços em nuvem;

3. Auxiliar no planejamento, execução e análise dos experimentos da frentefrente de leanmanufacturing e indústria 4.0

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

 

Atividades

1º ano

2º ano

 

3º ano

1

Realizar estudo de nível de maturidade dos conceitos da indústria 4.0 na montagem de estampos

X

 

 

 

 

 

2

Realizar o mapeamento das melhores práticas

X

 

 

 

 

3

Mapear as competências e as tecnologias para implementação do gêmeo digital de layout

 

X

 

 

 

 

4

Definir um estudo de caso para o gêmeo digital de layout.

 

 

X

X

 

 

5

Definir uma arquitetura de data analytics, simulação, fábrica digital e serviços em nuvem

 

 

X

X

 

 

6

Auxiliar no planejamento, execução e análise dos experimentos da frente leanmanufacturing e indústria 4.0

 

 

 

 

X

X

 

 

P4 - Doutorando A

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Doutorado (BD)

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Realizar o mapeamento das atividades/operações necessárias para a construção dos cenários de simulação de fábrica. Estudar o processo de montagem para a otimização do tempo e layout. Elaborar o plano estratégico de custos e o modelo de negócio.

5. Objetivos pretendidos:

1. Mapeamento das atividades/operações

2. Estudo do processo de montagem para otimização de tempo e layout.

3. Elaboração do plano estratégico de custos e do modelo de negócio;

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

O mapeamento das atividades/operações será realizado por meio da aplicação do VSM (ValueStream Mapping). O processo de montagem será analisado por meio do estudo dos tempos, métodos e arranjos físicos. O plano estratégico de custos será realizado por meio da aplicação das ferramentas de gestão estratégica de custos tanto para o cenário nacional quanto internacional: costbreakdownanalysis, target costing e total costing. O modelo de negócios será definido por meio do planejamento estratégico.

Atividades

1º ano

2º ano

3º ano

 

1

Revisão da literatura

X

 

 

 

 

 

 

2

Planejamento do mapeamento

X

X

 

 

 

 

 

3

Mapeamento das atividades/operações

 

X

X

 

 

 

 

4

Planejamento estratégico dos custos e modelo

 

X

X

 

 

 

 

5

Análise dos resultados

 

 

X

X

 

 

 

6

Escrita de relatórios, dissertação e artigos

 

 

 

 

X

X

 

 

 

P4 - Doutorando B

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Doutorado (BD)

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Executar o benchmark das melhores práticas de fornecedores de estampos

5. Objetivos pretendidos:

1. Levantamento bibliográfico e de mercado das melhores práticas de layout de montagem de estampos

2. Acompanhamento da execução do benchmark com foco em melhores práticas de planejamento da montagem, execução e controle

3. Elaboração de relatório das melhores práticas de planejamento da montagem, execução e controle

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

• Definição da estratégia de benchmarking por busca orientada;

• Pesquisas bibliográficas e de mercado por meio de estudos de tendências acadêmicas e de mercado;

• Selecionar, de forma representativa, ferramentarias e empresas participantes do

estudo;

• Levantamento das boas práticas, aspectos críticos e gargalos na manufatura de

estampos;

• Prospecção da tecnologia de técnicas existentes de manufatura de estampos, visando

explicitar normas, tempos, custos e aspectos da qualidade e buscando grandes

players de fornecimento tecnológico;

• Elaboração de relatório de benchmarking e proposta de roadmap para cumprimento

das boas práticas identificadas.

Atividades

1º ano

2º ano

3º ano

1

Definição da estratégia de benchmark

X

 

 

 

 

 

2

Revisão da literatura e base de patentes

X

 

 

 

 

 

3

Estudo de empresas e fornecedores

 

X

 

 

 

 

4

Levantamento das melhores práticas

 

X

 

 

 

 

5

Prospecção das tecnologias e seus desdobramentos (custos, tempos, qualidade)

 

 

X

X

 

 

6

Escrita de relatórios de melhores práticas

 

 

 

 

X

X

 

 

P4 - Mestrando C

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM)

2. Duração da bolsa: 24 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Elaboração dos indicadores no Microsoft Power Business Intelligence e planejamento do portal para plano de montagem digital. Elaboração do design do portal e auxílio na implementação e na manutenção das informações, elaboração material e vídeos informativos para o portal.

5. Objetivos pretendidos:

1. Realizar a programação dos dashboards de acompanhamento do projeto em Power BI

2. Elaborar o design, implementação/manutenção do portal para plano de montagem digital

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

A programação dos dashbords de acompanhamento do projeto será realizada por meio do Microsoft Power Business Intelligence. O design do portal, sua implementação e manutenção será realizado por meio de ferramentas de criação de conteúdo digital. Cursos online sobre elaboração de conteúdo digital/vídeos e materiais de divulgação serão realizados pelo bolsista para o desenvolvimento.

Atividades

1º ano

2º ano

1

Revisão da literatura

X

 

 

 

2

Planejamento dos dashbords e do portal

X

X

 

 

3

Programação dos dashbords em Power BI

 

X

X

 

4

Programação do portal

 

X

X

 

5

Geração de conteúdo e análise dos resultados

 

 

X

X

6

Escrita de relatórios e artigos

 

X

X

X

 

P4 - Bolsista Inovação III

1. Modalidade da bolsa: Incentivo a Inovação III

2. Duração da bolsa: 24 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Realizar o desenvolvimento da bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos

5. Objetivos pretendidos:

Desenvolvimento da bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos a fim de ajudar o operador no sequenciamento da operação de montagem evitando erros e aumentando a qualidade da operação

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

1. Levantamento das melhores práticas de sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos

2. Desenvolvimento de sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos

3. Implementação de sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos

4. Elaboração de testes e validação final de sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos.

 

Atividades

1º ano

2º ano

1

Pesquisa de mercado

X

 

 

 

2

Desenvolvimento da solução

 

X

 

 

3

Implementação da solução

 

 

X

 

4

Testes e validação da solução

 

 

 

 X

 

P4 - Graduando A

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Apoiar o planejamento de benchmark das melhores práticas de fornecedores de layout de montagem de estampos

5. Objetivos pretendidos:

1. Levantamento bibliográfico e de mercado das melhores práticas de fornecedores de layout de montagem de estampos

2. Apoiar a elaboração de relatório das melhores práticas de fornecedores de layout de montagem de estampos

 

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

• Definição da estratégia de benchmarking por busca orientada;

• Pesquisas bibliográficas e de mercado por meio de estudos de patentes e rede

semântica com a finalidade de evidenciar tendências acadêmicas e de mercado;

• Selecionar, de forma representativa, ferramentarias e empresas participantes do

estudo;

• Levantamento das boas práticas, aspectos críticos e gargalos na manufatura de

estampos;

• Prospecção da tecnologia de técnicas existentes de manufatura de estampos, visando

explicitar normas, tempos, custos e aspectos da qualidade e buscando grandes

players de fornecimento tecnológico;

• Elaboração de relatório de benchmarking e proposta de roadmap para cumprimento

das boas práticas identificadas.

 

Atividades

1º ano

1

Definição da estratégia de benchmark

X

 

2

Revisão da literatura e base de patentes

X

 

3

Estudo de empresas e fornecedores

 X

 

4

Levantamento das melhores práticas

 

X

5

Prospecção das tecnologias e seus desdobramentos (custos, tempos, qualidade)

 

 X

6

Escrita de relatórios de melhores práticas

 

X

 

P4 - Graduando B

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Desenvolvimento simulação 3D do layout fabril. Apoio na análise dos resultados.

5. Objetivos pretendidos:

1. Desenvolvimento dos modelos 3D do layout fabril

2. Programação da simulação em Plant simulation

3. Planejamento do processo de montagem

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

O profissional com experiência técnica no em sistemas CAD/CAM/CNC realizará apoio no desenvolvimento dos modelos 3D, simulação em Plant simulation e no planejamento do processo de montagem.

Atividades

1º ano

1

Revisão da literatura

X

 

2

Modelamento 3D

X

3

Programação no Plant simulation

 

X

4

Planejamento da montagem

 

X

5

Análise dos resultados

 

 X

6

Escrita de relatórios

 

X

 

P4 - Graduando C

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Apoio técnico no desenvolvimento do mapeamento das atividades/operações, na criação do modelo por eventos discretos para a simulação da fábrica e na criação do modelo do processo de montagem para a virtualização.

5. Objetivos pretendidos:

1. Mapear as atividades/operações

2. Modelar as atividades/operação no software (eventos discretos)

3. Modelar as operações de montagem no software para a virtualização

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

O profissional com experiência técnica na modelagem e simulação de fábrica/operações realizará o apoio técnico por meio do uso das ferramentas: mapeamento do fluxo de valor, modelagem e simulação da fábrica por eventos discretos e virtualização das operações de montagem.

Atividades

1º ano

1

Revisão da literatura

X

 

2

Mapeamento das atividades/operações

X

3

Modelagem da fábrica

 

X

4

Modelagem das operações de montagem

 

X

5

Análise dos resultados

 

6

Escrita de relatórios, dissertação e artigos

 

X

 

P4 - Graduando D

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Apoio técnico no desenvolvimento de automação das atividades/operações de montagem de estampos

5. Objetivos pretendidos:

1. Mapear as atividades/operações

2. Modelar as atividades/operação para automação

3. Implementar as soluções de automação

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

O profissional deverá desenvolver soluções com fornecedores de automação de montagem de estampos e realizará o apoio técnico por meio do uso das ferramentas: mapeamento do fluxo de valor, modelagem e simulação da fábrica por eventos discretos e virtualização das operações de montagem.

Atividades

1º ano

1

Revisão da literatura

X

 

2

Mapeamento das atividades/operações

X

3

Modelagem da fábrica

 

X

4

Modelagem das operações de montagem

 

X

5

Análise dos resultados

 

 

6

Escrita de relatórios, dissertação e artigos

 

X

 

11.3. P5: Monitoramento

P5 - Mestrando A

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM)

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Incorporar soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in), solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do ferramental.

5. Objetivos pretendidos:

Avaliar o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das simulações nos ferramentais que serão construídos.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P5.1 -Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos demonstradores de estampagem. Mês 16 ao mês 36.

P5.2 - Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores de estampagem. Mês 16 ao mês 36.

P5.3 - Simulação de saída de retalhos - Realização de simulações virtuais para analisar o sistema de saída de retalho das ferramentas de estampagem em ritmo de produção. Mês 3 ao mês 15.

P5.6 - Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33.

P5.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva do conhecimento pelo setor de ferramentarias. Mês 28 ao mês 33.

 

P5 - Mestrando B

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM)

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Incorporar soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in), solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do ferramental.

5. Objetivos pretendidos:

Avaliar o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das simulações nos ferramentais que serão construídos.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P5.1 -Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos demonstradores de estampagem. Mês 16 ao mês 36.

P5.2 - Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores de estampagem. Mês 16 ao mês 36.

P5.4 -Simulação de refrigeração de ferramentas - Realização de simulação computacional para avaliar estratégias de refrigeração das superfícies das ferramentas de estampagem. Mês 3 ao mês 15.

P5.6 - Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33.

P5.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva do conhecimento pelo setor de ferramentarias. Mês 28 ao mês 33.

 

P5 - Graduando AB

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Incorporar soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in), solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do ferramental.

5. Objetivos pretendidos:

Avaliar o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das simulações nos ferramentais que serão construídos.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P5.1 -Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos demonstradores de estampagem. Mês 16 ao mês 36.

P5.2 - Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores de estampagem. Mês 16 ao mês 36.

P5.3 - Simulação de saída de retalhos - Realização de simulações virtuais para analisar o sistema de saída de retalho das ferramentas de estampagem em ritmo de produção. Mês 3 ao mês 15.

P5.6 - Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33.

P5.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva do conhecimento pelo setor de ferramentarias. Mês 28 ao mês 33.

 

P5 - Graduando CD

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Incorporar soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in), solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do ferramental.

5. Objetivos pretendidos:

Avaliar o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das simulações nos ferramentais que serão construídos.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P5.1 -Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos demonstradores de estampagem. Mês 16 ao mês 36.

P5.2 - Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores de estampagem. Mês 16 ao mês 36.

P5.4 -Simulação de refrigeração de ferramentas - Realização de simulação computacional para avaliar estratégias de refrigeração das superfícies das ferramentas de estampagem. Mês 3 ao mês 15.

P5.6 - Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33.

P5.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva do conhecimento pelo setor de ferramentarias. Mês 28 ao mês 33.

 

11.4.P7: Plataforma digital

P7 – Mestrando A

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM)

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Estruturar uma plataforma de compras aplicável ao setor de ferramentarias, de tal forma a aumentar a integração da cadeia possibilitando a paralelização de trabalhos, redução de custos operacionais das ferramentarias com gestão, redução de prazos, e viabilizando a criação de um novo modelo de negócios para a cadeia. Deve também avaliar a viabilidade da plataforma por meio da aplicação do conceito aos Demonstradores 2.0 para a realização da aquisição de produtos e serviços do setor de ferramentais. A plataforma de compras a ser utilizada será uma aplicação da plataforma Conecta Mais já desenvolvida para a Linha IV do Rota 2030, a fim de agregar novas funcionalidades à plataforma já existente.

5. Objetivos pretendidos:

Gerar um caderno de requisitos e um plano estratégico para a plataforma que será desenvolvida para o setor de ferramentarias.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P7.1 -Especificação de requisitos para plataforma - Seleção dos serviços a serem oferecidos pela plataforma digital; definição dos processos a serem implementados; levantamento de requisitos de desempenho da plataforma, entre outros. Mês 3 ao mês 9.

P7.2 - Levantamento e qualificação de fornecedores - Busca e seleção de ampla gama de fornecedores para cada serviço a ser disponibilizado pela plataforma digital. Mês 3 ao mês 15.

P7.3 - Análise de viabilidade de solução - Definição das condições mínimas para plataforma se tornar um produto viável, incluindo modelo de negócios. Mês 3 ao mês 9.

P7.4 -Identificação de regras de decomposição e distribuição de pedidos - Definição de regras para decomposição de um serviço e sua posterior distribuição entre fornecedores. Mês 3 ao mês 15.

P7.5 - Estruturação e implementação da plataforma - Definição de arquitetura para plataforma, bem como da elaboração de uma prova de conceito para uso nos Demonstradores 2.0. Mês 10 ao mês 21.

P7.6 - Aplicação - Planejamento e aplicação da plataforma digital nos Demonstradores 2.0, especificando o que será aplicado em cada caso. Mês 15 ao mês 33.

P7.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva da plataforma pelo setor de ferramentarias. Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. Mês 28 ao mês 33.

 

P7 - Graduando ABC

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 36 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Estruturar uma plataforma de compras aplicável ao setor de ferramentarias, de tal forma a aumentar a integração da cadeia possibilitando a paralelização de trabalhos, redução de custos operacionais das ferramentarias com gestão, redução de prazos, e viabilizando a criação de um novo modelo de negócios para a cadeia. Deve também avaliar a viabilidade da plataforma por meio da aplicação do conceito aos Demonstradores 2.0 para a realização da aquisição de produtos e serviços do setor de ferramentais. A plataforma de compras a ser utilizada será uma aplicação da plataforma Conecta Mais já desenvolvida para a Linha IV do Rota 2030, a fim de agregar novas funcionalidades à plataforma já existente.

5. Objetivos pretendidos:

Gerar um caderno de requisitos e um plano estratégico para a plataforma que será desenvolvida para o setor de ferramentarias.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P7.1 -Especificação de requisitos para plataforma - Seleção dos serviços a serem oferecidos pela plataforma digital; definição dos processos a serem implementados; levantamento de requisitos de desempenho da plataforma, entre outros. Mês 3 ao mês 9.

P7.2 - Levantamento e qualificação de fornecedores - Busca e seleção de ampla gama de fornecedores para cada serviço a ser disponibilizado pela plataforma digital. Mês 3 ao mês 15.

P7.3 - Análise de viabilidade de solução - Definição das condições mínimas para plataforma se tornar um produto viável, incluindo modelo de negócios. Mês 3 ao mês 9.

P7.4 -Identificação de regras de decomposição e distribuição de pedidos - Definição de regras para decomposição de um serviço e sua posterior distribuição entre fornecedores. Mês 3 ao mês 15.

P7.5 - Estruturação e implementação da plataforma - Definição de arquitetura para plataforma, bem como da elaboração de uma prova de conceito para uso nos Demonstradores 2.0. Mês 10 ao mês 21.

P7.6 - Aplicação - Planejamento e aplicação da plataforma digital nos Demonstradores 2.0, especificando o que será aplicado em cada caso. Mês 15 ao mês 33.

P7.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva da plataforma pelo setor de ferramentarias. Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. Mês 28 ao mês 33.

 

 

 

 

 

 



Novo
20/02/2025 às 16:52
Convocação para Entrevistas

Convocamos os(as) candidatos(as) a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada entre os dias 24 e 26/02/2025, nos horários especificados.

As entrevistas serão realizadas por vídeoconferência, através da plataforma Google Meet.

Link da video chamada: https://meet.google.com/sdn-mevy-uhd

CANDIDATO (A)

CÓDIGO DA VAGA

Felipe Timóteo Neves Moura

Graduando P1 - A

24/02 às 8h00

Gustavo Prado Quinello da Silva

Graduando P1 - B

24/02 às 9h00

Richard Kenji de Lima Narumi

P1 - Aluno de Graduação A

24/02 às 10h00

Victor Branseler Sutti

P1 - mestrando A

24/02 às 11h00

Filipe Gomes Rodrigues

P1 - Mestrando B

26/02 às 8h00

Eduardo Christiano Cecone

P1 - Pós-doc A

26/02 às 9h00

Cesar Abraham Torrico Chavez

P1 - Pós-doc B

26/02 às 18h00

Iasser Meireles Hamdan

P4 - C Graduação

24/02 às 12h00

Anderson Tadeu de Santi Barbosa de Almeida

P4 - Doutorando A

24/02 às 13h00

Rogério Adas Pereira Vitalli

P4 - Doutorando-B

24/02 às 14h00

Júlia Mariano Cardozo

P4 - Graduando A

24/02 às 15h00

Ariel Takemori Kobama

P4 - Graduando B

25/02 às 8h00

Cauet Panizzon Scariot

P4 - Graduando C

25/02 às 9h00

Matheus Braga Cantarini

P4 - Graduando D

25/02 às 10h00

Vitor de Oliveira Botelho

P4 - Mestrando C

25/02 às11h00

Alexandre Acácio de Andrade

P4 - Pós-doc A

25/02 às 12h00

Henrique Vieira Péres

P7 - Graduando ABC

26/02 às 17h30

 

Novo
20/02/2025 às 16:32
Antecipação do cronograma e alteração do período de contratação

A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas, conforme segue:

1. Alteração do período de contração: 

De: 01/04/2025 a 31/03/2026

Para: 17/03/2025 a 16/03/2026


2. Antecipação do cronograma do processo seletivo:

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

20/02/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

24 a 26/02/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

05/03/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

06/03/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

07/03/2025

 

04/02/2025 às 11:28
Cancelamento do Parágrafo 2.4

A FapUnifesp, no uso de suas atribuições, cancela o parágrafo 2.4 da Cláusula 2. DA DEDICAÇÃAO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.



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