A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada
pela Universidade Federal
de São Paulo, Contrato nº 191/2024,
processo nº 23089.022729/2024-95,
com o
objetivo de apoiar o projeto “LASInTec - Laboratório de Análise em
Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS
|
Função |
Código
da Vaga |
Regime
das atividades |
Resumo
das Atribuições |
Escolaridade
mínima |
Quantidade
de Vagas |
Valor
Mensal Bruto (R$) |
Duração
do contrato |
|
Pesquisador(a)
e organizador(a) de atividades de extensão. |
PESQ_DR |
Dedicação de 40hs/semanais Atividades em regime presencial e eventuais reuniões on-line |
Desenvolvimento de
projeto de pesquisa e organização de atividades de extensão. |
Doutorado concluído na
área de ciências sociais,
humanas ou sociais aplicadas |
01 (uma) |
R$ 5.200,00 |
9 (nove) meses |
|
Pesquisador(a)
e apoio em atividades de extensão. |
PESQ_MS |
Dedicação de 30hs/semana com Atividades em regime presencial e
eventuais reuniões on-line |
Desenvolvimento de projeto de pesquisa, atividades de extensão e
redação de relatórios. |
Mestrado concluído ou
doutorado em curso na área de ciências sociais,
humanas ou sociais aplicadas |
01 (uma) |
R$ 3.100,00 |
9 (nove) meses |
|
Pesquisador(a)
e apoio em atividades de extensão. |
PES_GRAD |
Dedicação de 30hs/semana com Atividades em regime presencial e
eventuais reuniões on-line |
Desenvolvimento de projeto de pesquisa, atividades de extensão e
redação de relatórios. |
Graduação concluída na
área de ciências sociais,
humanas ou sociais aplicadas
Mestrado em curso será
considerado um diferencial |
02 (duas) |
R$ 2.1000,00 |
9 (nove) meses |
|
Iniciante
em atividade de pesquisa e apoio em atividades de extensão. |
IC |
Dedicação de 12hs/semana em regime presencial. |
Apoio nas atividades de
extensão e elaboração de relatórios de pesquisa. |
Graduação em curso nas
áreas de ciências sociais,
humanas ou sociais aplicadas |
01 (uma) |
R$ 700,00 |
9 (nove) meses |
|
Comunicador
social. |
COM_SOCIAL |
Dedicação de 20hs/semana
em regime híbrido (presencial e on-line) |
Captação e produção de
imagens, edição de áudio e vídeo e gestão de redes sociais |
Graduação concluída |
01 (uma) |
R$ 2.100,00 |
9 (nove) meses |
|
Pesquisador(a)
social. |
PESQ_SOCIAL |
Dedicação de 12hs/semana em regime presencial. |
Participação e apoio nas
ações de extensão. |
Ensino médico completo |
01 (uma) |
R$ 1.446,00 |
9 (nove) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1 Tenham escolaridade exigida conforme quadro
1: Descrição de Vagas da respectiva bolsa;
1.1.2 Tenham obrigatoriamente formação em
ciências sociais, humanas e sociais aplicadas;
1.1.3 Experiência teórica ou prática em
ciências sociais, história, educação ou áreas afins e na subárea de direitos
humanos e violência de estado;
1.1.4 Afinidade e interesse em trabalhar
com temas que envolvem atividades de pesquisa e atuação profissional nas áreas
de direitos humanos e violência de estado; formulação e execução de projetos de
extensão junto aos movimentos sociais; projetos de pesquisa e extensão
vinculados à difusão científica e acadêmica nas áreas de concentração das
pesquisas do LASInTec e áreas afins.
1.2. São atribuições da(os)
bolsistas:
1.2.1 Suporte organizacional e
acompanhamento das atividades de extensão do LASInTec;
1.2.2. Produção e organização dos materiais
e documentos das pesquisas e ações de extensão do LASInTec;
1.2.3. Estruturação e manutenção de
repositório virtual da produção e materiais das pesquisas e ação de extensão do
LASInTec;
1.2.4. Apoio à coordenação do LASInTec.
1.3. Serão disponibilizadas 07 (sete) sete vagas.
Uma vaga para cada bolsa listada no quadro 1: Descrição das Vagas, com
exceção da função pesquisador/a graduado(a) - PES_GRAD,
para a qual estão destinadas 2 (duas) bolsas.
2.
DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar
de 12 a 40 horas semanais,
segundo descrição no quadro 1: Descrição das Vagas, especificado na
coluna 3.
2.2. As atividades deverão ser realizadas
de forma presencial com eventuais atividades on-line, como reuniões de
organização.
2.2.1
O local de atuação será o Laboratório de Pesquisa do Departamento de
Relações Intencionais da EPPEN-UNIFESP Campus Osasco, sala 413, que abriga
o LASInTec e outros laboratórios do curso. Haverá também atividades no
território de atuação do projeto de extensão no bairro do Mutinga (Barueri)
e Jardim Munhoz Júnior (Osasco), inclusive aos sábados. O(a)
bolsista poderá realizar trabalho remoto quando a coordenação do projeto achar
cabível;
2.2.2
Atividades presenciais a serem desempenhadas pela(o) bolsista envolverão
esporadicamente deslocamentos para realização de reuniões, pesquisa e
participação em eventos, entre outras atividades.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do
processo seletivo, que
recebe bolsa por outra instituição, deverá:
3.1.1. Verificar junto à referida
instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2. Certificar-se de ter
disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na
cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO
PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3. 2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 24/03/2025
e as
23h59min do dia 31/03/2025.
3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br
com cópia para acacio.augusto@unifesp.br de
comprovante de escolaridade, currículo lattes e/ou
vitae, Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se apresente a experiência desejável para
a vaga, e projeto de pesquisa, Os(as) candidatos(as) à vaga de
Pesquisador Social – PESQ_SOCIAL) não precisam enviar o projeto de pesquisa. Todos
os documentos deverão ser enviados em pdf.
3.2.1.1. A carta de manifestação de
interesse na vaga e o projeto de pesquisa devem estar assinados pelo(a)
candidato(a), podendo ser assinatura digital ou manuscrita.
3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos
para a carta de manifestação de interesse na vaga nem para o projeto de
pesquisa, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo
que entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO
DESTE EDITAL (036/2025)
e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3. A não apresentação da documentação
exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
3.4. Os candidatos só poderão se
inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado:
4.1.1. 1 (uma) bolsa mensal no valor
apresentado na descrição de vagas, conforme previsão orçamentária destinada
para esta finalidade, por 10 (dez) meses, correspondente ao período de abril/2025
a janeiro/2026.
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.3. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
três etapas, que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Análise dos Projetos de pesquisa.
6.1.2.1, Os projetos de pesquisa deverão ser
encaminhados pelos candidatos aprovados na 2ª fase (análise curricular/ cartas
de intenção). Exceto os(as) candidatos(as) à vaga de Pesquisador Social –
PESQ_SOCIAL.
6.1.2.2. Os candidatos que não enviarem o
projeto no prazo estipulado (entre os dias 1° e 04/04/2025, estarão
automaticamente desclassificados da fase de entrevista).
6.1.2.2. Os projetos deverão ser encaminhados
para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia para acacio.augusto@unifesp.br,
seguindo as temáticas abaixo.
a) Bolsa pesquisador/a Doutorado 40hs –
PESQ_DR: um projeto de pesquisa que trate da Chacina de Osasco e Barueri
sob a ótica da violência de Estado e das formas da memória como resistência às
políticas de segurança;
b) Bolsa para pesquisador(a) Mestrado
30hs – PESQ_MS: um projeto de pesquisa voltado para a criação e
implementação do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública);
c) Duas bolsas para pesquisadores/as Graduado
– PESQ_GRAD: o projeto de uma das bolsas [MM1] [AS2] deverá abranger os processos de
criminalização de movimentos de familiares de vítimas da violência de Estado; o
projeto da outra bolsa deverá propor um mapeamento dos movimentos de
contestação e/ou abolição da polícia nas Américas do norte, central e sul. O(a)
candidato(a) deverá apresentar o projeto com o tema de sua preferência.
d) Bolsa para Iniciação Científica - IC:
um projeto de Iniciação Científica que proponha um mapeamento dos planos
estaduais que tratem de polícia preditiva e uso IA (Inteligência Artificial) na
Segurança Pública;
e) Bolsa de apoio à comunicação –
COM_SOCIAL: um projeto de implementação de um plano para comunicação
popular para políticas de segurança e movimentos populares que lidam com
violência de Estado.
6.1.3. Entrevista, que será realizada de forma presencial,
podendo ser on-line para a bolsa de Comunicação Social.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), verificar
as convocações para as fases de entrevistas (dia, horário, local
ou plataforma) e envio dos projetos por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
(aba “etapas” do respectivo Edital).
6.3. Para a etapa de entrevistas/envio dos Projetos, poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
31/03 e 01/04/2025 |
|
2ª |
Convocação para
Entrevista e envio dos projetos de pesquisa |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 3ª e 4ª fases |
01/04/2025 |
|
3ª |
Envio dos
Projetos de Pesquisa |
Classificatória e Eliminatória |
Entre 01 e 04/04/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
08/04/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
09/04/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
10/04/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
11/04/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 09 (nove) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da bolsa somente conseguirá
ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do
plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser
analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 15/04/2025 e término em 14/01/2026, condicionado à liberação do
recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “LASInTec
(Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de
monitoramento), EDITAL N° 036/2025.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado
pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: acacio.augusto@unifesp.br
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer
tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual
suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As partes concordam que qualquer
atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na
medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste
Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados
Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a
matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais coletados para
inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias
para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do
Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e
poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins
de prestação de contas.
11.3. Disposições específicas
relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na
Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e
requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que
participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de
Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão
das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:
PESQUISADOR(A) SOCIAL- PESQ_SOCIAL
TITULAR
Carolina Rosmaninho Beraldo Barreto
SUPLENTES
1º João Vitor de Morais Mendes
2º Duany Jesuina Santos Ferreira
PESQUISADOR(A) E APOIO EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO-
PES_GRAD
TITULAR
Maria Clara Teixeira Minussi
Clara Lis Tucci Schiewaldt
SUPLENTES
1º Lucas Aquino de Sampaio Carvalho
2º Romário Brito dos Santos
3º Gustavo Ruiz da Silva
PESQUISADOR(A) E APOIO EM ATIVIDADES DE
EXTENSÃO-PESQ_MS
TITULAR
Gislaine Amaral Silva
SUPLENTE
Ariel Machado Godinho
INICIANTE EM ATIVIDADE DE PESQUISA E APOIO EM
ATIVIDADES DE EXTENSÃO-IC
TITULAR
Juan Rodrigues Guimarães
PESQUISADOR(A) E ORGANIZADOR(A) DE ATIVIDADES DE
EXTENSÃO- PESQ_DR
Aprovada
Lúcia Soares da Silva
COMUNICADOR SOCIAL- COM_SOCIAL
TITULAR
Raphael Sanz
SUPLENTES
1º Lars Erick Maia Lederhos
2º Gabriel de Araujo Silva
3º Rubens Gomes Cardoso
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:
Pesquisador(a) social- PESQ_SOCIAL
TITULAR
Carolina Rosmaninho Beraldo Barreto
SUPLENTES
1º João Vitor de Morais Mendes
2º Duany Jesuina Santos Ferreira
NÃO COMPARECEU A ENTREVISTA
Paula Oliveira de Holanda Cavalcante
Gabriel da Silva Brito
Pesquisador(a) e apoio em atividades de extensão-
PES_GRAD 2 vagas
TITULAR
Maria Clara Teixeira Minussi
Clara Lis Tucci Schiewaldt
SUPLENTES
1º Lucas Aquino de Sampaio Carvalho
2º Romário Brito dos Santos
3º Gustavo Ruiz da Silva
NÃO COMPARECEU A ENTREVISTA
Julia Fernandes de Carvalho
Pesquisador(a) e apoio em atividades de
extensão-PESQ_MS
TITULAR
Gislaine Amaral Silva
SUPLENTE
Ariel Machado Godinho
NÃO COMPARECEU A ENTREVISTA
Thais Silva Araújo de Sousa
Iniciante em atividade de pesquisa e apoio em
atividades de extensão-IC
TITULAR
Juan Rodrigues Guimarães
Não compareceu a entrevista
Ana Laura Marques Sacchi
Pesquisador(a) e organizador(a) de atividades de extensão- PESQ_DR
Aprovada
Lúcia Soares da Silva
Comunicador social- COM_SOCIAL
TITULAR
Raphael Sanz
SUPLENTES
1º Lars Erick Maia Lederhos
2º Gabriel de Araujo Silva
3º Rubens Gomes Cardoso
NÃO COMPARECEU A ENTREVISTA
Sandro Alisson Neris
Convocamos os(as) candidatos(as) a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 08/04/2025, nos horários especificados.
As entrevistas serão realizadas presencialmente, na sala 413 do Campus Osasco/UNIFESP.
Apenas as entrevistas dos candidatos à vaga de Comunicador Social serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet: https://meet.google.com/snr-orer-hbp
Pesquisador(a) social- PESQ_SOCIAL
09h00min- Duany Jesuina Santos Ferreira
09h10min- Gabriel da Silva Brito
09h20min- João Vitor de Morais Mendes
09h30min- Paula Oliveira de Holanda Cavalcante
Pesquisador(a) e apoio em atividades de extensão- PES_GRAD
10h00min- Carolina Rosmaninho Beraldo Barreto
10h10min- Gislaine Amaral Silva
10h20min- Gustavo Ruiz da Silva
10h30min- Julia Fernandes de Carvalho
11h00min- Maria Clara Teixeira Minussi
11h10min-Romário Brito dos Santos
11h20min- Clara Lis Tucci Schiewaldt
11h30min-Lucas Aquino de Sampaio Carvalho
Pesquisador(a) e apoio em atividades de extensão-PESQ_MS
11h40min-Ariel Machado Godinho
11h50min-Thais Silva Araújo de Sousa
Iniciante em atividade de pesquisa e apoio em
atividades de extensão-IC
12h00min-Ana Laura Marques Sacchi
12h10min-Juan Rodrigues Guimarães
Pesquisador(a) e organizador(a) de atividades de
extensão- PESQ_DR
12h 30 min- Lúcia Soares da Silva
Comunicador social- COM_SOCIAL
https://meet.google.com/snr-orer-hbp
13h00min- Gabriel de Araujo Silva
13h20min- Lars Erick Maia Lederhos
13h30min- Rubens Gomes Cardoso
13h40min- Sandro Alisson Neris
14h50min- Raphael Sanz