Principal / Publicações / EDITAL 048/2025 Projeto - "Fomento a Iniciativas de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental"

Publicações

EDITAL 048/2025 Projeto - "Fomento a Iniciativas de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental"
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:048
Publicado em11/04/2025 às 08:37

EDITAL 048/2025 Projeto - “Fomento a Iniciativas de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental

 

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, contrato nº 189/2024, processo nº 23089.016227/2024-25, com o objetivo de apoiar o projeto “Fomento a Iniciativas de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis) e atividades descritos a seguir:

 1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Bolsa pesquisador/a extensionista

PESQ_GRADUADO

Híbrido

Organização de formação relacionada à economia solidária, planejamento de piloto de incubação, acompanhamento de mapeamento sobre iniciativas solidárias em Osasco, elaboração de relatórios e outras atividades de gestão

Graduação completa

 2 (duas)

R$ 2.153,50

8 (oito) meses

Bolsa pesquisador/a extensionista estudante/UNIFESP

PESQ_ESTUDANTE

Híbrido

Pesquisa e mapeamento sobre iniciativas solidárias em Osasco, participação em formações relacionadas à economia solidária, elaboração de relatórios e outras atividades de gestão

Graduação em curso

 3 (três)

R$ 853,80

8 (oito) meses

 

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aqueles(as) que:

1.1.1. Bolsa pesquisador/a extensionista – Graduação completa – PESQ_GRADUADO

1.1.1.2. Tenham ensino superior completo.

1.1.1.3. Tenham experiência em trabalhos acadêmicos ou práticos com economia solidária e cooperativismo, em especial com processos de incubações de empreendimentos solidários;

1.1.1.4. Tenham afinidade e interesse em trabalhar com temas de economia solidária, sendo desejável experiência prévia nessa temática.


1.2.1. Bolsa pesquisador/a extensionista – estudante de graduação

1.2.1.1. Sejam estudantes com matrícula ativa em curso de graduação na Unifesp.

1.2.1.2. Tenham afinidade e interesse em trabalhar com temas de economia solidária;

1.2.2.3. Tenham interesse com economia solidária e cooperativismo, em especial com processos de incubações de empreendimentos solidários;

1.2.2.4. Será valorizada a disponibilidade de agenda da(o) candidata(o) para dedicação ao projeto.

 

1.3. São atribuições das(os) bolsistas: Bolsa pesquisador/a extensionista – graduação completa – PESQ_GRADUADO

1.3.1. Atuação junto ao projeto "Fomento a Iniciativas de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental";

1.3.3.2. Contribuir para a formação em economia solidária de grupos de estudantes e para consolidação de incubadora de cooperativas populares na Universidade Federal de São Paulo, por meio de planejamento de piloto de incubação;

1.3.3.3. Acompanhar a produção de estudo e diagnóstico a respeito das iniciativas de cooperativismo e gestão comunitária em Osasco-SP;

1.3.3.4. Contribuir com a organização de reuniões e eventos e com as atividades de divulgação das ações do projeto;

1.3.3.5. Contribuir com a orientação das(os) estudantes de graduação envolvidas(os) nas mesmas atividades.

1.3.3.6. Serão disponibilizadas 2(duas) vagas.

 

1.4. São atribuições das(os) bolsistas: Bolsa pesquisador/a extensionista – estudante de graduação – PESQ_ESTUDANTE

1.4.1. Atuação junto ao projeto “Fomento a Iniciativas de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental";

1.4.4.2. Participar de formações em economia solidária;

1.4.4.3. Realizar estudo e diagnóstico a respeito das iniciativas de cooperativismo e gestão comunitária em Osasco-SP;

1.4.4.4. Contribuir com a organização de reuniões e eventos e com as atividades de divulgação das ações do projeto;

1.4.4.5. Serão disponibilizadas 3(três) vagas.

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas deverão dedicar:

2.2.1. Bolsa pesquisador/a extensionista – graduação completa – PESQ_GRADUADO: 12 (doze) horas semanais.

2.2.2. Bolsa pesquisador/a extensionista – estudante de graduação – PESQ_ESTUDANTE: 20 (vinte) horas semanais.

2.2. Atividades predominantemente remotas, mas com reuniões semanais e outras ações de formações e pesquisa de forma presencial).

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3. 2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 14/04/2025 e as 23h59min do dia 22/04/2025.  Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até esse horário (23h59min).

3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para  beatriz.saes@unifesp.br, de comprovante de escolaridade (certificado de graduação para a vaga PESQ_GRADUADO e declaração de matrícula para a vaga PESQ_ESTUDANTE), currículo lates e/ou vitae e Carta de manifestação de interesse, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).

3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.

3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.

3.2.1.3. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (048/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.3. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

3.4. Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1. Bolsa pesquisador/a extensionista – PESQ_GRADUADO: 2 (duas) bolsas mensais no valor de R$ R$ 2.153,50 (dois mil cento e cinquenta e três reais e cinquenta centavos), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 08 (oito) meses, correspondente ao período de 15/05/2025 a 14/01/2026.

4.1.2. Bolsa pesquisador/a extensionista – PESQ_ESTUDANTE: 3 (três) bolsas mensais no valor R$ 853,80 (oitocentos e cinquenta e três reais e oitenta centavos), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 08 (oito) meses, correspondente ao período de 15/05/2025 a 14/01/2026.

4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).

4.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

23/04/2025 e 24/04/2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

25/04/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

29/04/2025 a 30/04/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

06/05/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

07/05/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

09/05/2025


7.1. O presente processo seletivo será válido por 8 (oito) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 15/05/2025 e término em 14/01/2026, condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO “Fomento a Iniciativas de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental, EDITAL N°048/2025

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: beatriz.saes@unifesp.br

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

 

 

 

09/05/2025 às 12:33
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:

BOLSA PESQUISADOR/A EXTENSIONISTA- PESQ_GRADUADO

TITULAR

ANA LUZIA LAPORTEI

OLÍVIA LEME IBRI

BOLSA PESQUISADOR/A EXTENSIONISTA ESTUDANTE/UNIFESP- PESQ_ESTUDANTE

TITULAR

GLENDA MARINOVICH
ISABELLA KRISTINNE BENICIO BENITES MORENO
SOPHIA SANTANA PEREIRA

SUPLENTES
1º FELIPE CHIAVARINI XAMBRE
2º PAULO VICTOR BEGOVACZ
3º ISABELLA CORDEIRO FILHO
4º VITOR DE OLIVEIRA MARCHESE


06/05/2025 às 15:26
Resultado preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:

BOLSA PESQUISADOR/A EXTENSIONISTA- PESQ_GRADUADO

TITULAR

ANA LUZIA LAPORTEI

OLÍVIA LEME IBRI

NÃO COMPARECERAM À ENTREVISTA

RICHARD SILVA OLIVEIRA PEREIRA DOS SANTOS
JOAQUIM ANTÔNIO CRUZ MAGALHÃES SILVA

BOLSA PESQUISADOR/A EXTENSIONISTA ESTUDANTE/UNIFESP- PESQ_ESTUDANTE

TITULAR

GLENDA MARINOVICH
ISABELLA KRISTINNE BENICIO BENITES MORENO
SOPHIA SANTANA PEREIRA

SUPLENTES
1º FELIPE CHIAVARINI XAMBRE
2º PAULO VICTOR BEGOVACZ
3º ISABELLA CORDEIRO FILHO
4º VITOR DE OLIVEIRA MARCHESE

NÃO COMPARECERAM À ENTREVISTA

 RAMILLY ÉRIKA MOREIRA DE SOUZA
 CHIDIEBERE DANIEL ANAMELECHI PADRINO
 GUILHERME GOMES DUARTE MIRANDA
 VITOR HUGO MADUREIRA DORO
 LETICIA LIMA FERNANDES

25/04/2025 às 08:52
Convocação para Entrevista

Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de entrevistas que serão realizadas nos dias 29/04/2025 a 30/04/2025, nos horários especificados.

As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma 

BOLSA PESQUISADOR/A EXTENSIONISTA- PESQ_GRADUADO

30/04/2025 (quarta-feira)

Google Meet:  https://meet.google.com/wig-hfgt-tzg

11:00 - MARCI PEREIRA SANTANA

11:15 - INGRID IRIS PEREIRA

11:30 - RICHARD SILVA OLIVEIRA PEREIRA DOS SANTOS

11:45 - OLÍVIA LEME IBRI

12:00 - JOAQUIM ANTÔNIO CRUZ MAGALHÃES SILVA

12:15 - ANA LUZIA LAPORTEI 

BOLSA PESQUISADOR/A EXTENSIONISTA ESTUDANTE/UNIFESP- PESQ_ESTUDANTE

30/04/2025 (quarta-feira)

Google Meet:  https://meet.google.com/wig-hfgt-tzg

09:00 - GLENDA MARINOVICH

09:15 - ISABELLA CORDEIRO FILHO

09:30 - LETICIA LIMA FERNANDES

09:45 - VITOR DE OLIVEIRA MARCHESE

29/04/2025(Terça - Feira)

Google Meet:  https://meet.google.com/oyj-wshq-aim

09:30- RAMILLY ÉRIKA MOREIRA DE SOUZA

09:45 - FELIPE CHIAVARINI XAMBRE

10:00 - PAULO VICTOR BEGOVACZ

10:15 -CHIDIEBERE DANIEL ANAMELECHI PADRINO

10:30 - GUILHERME GOMES DUARTE MIRANDA

10:45 - MARIA LUISA FERREIRA SOUZA

11:00 - VITOR HUGO MADUREIRA DORO

11:15 - NATHALIA JURKOVIC DA SILVA

11:30 - ISABELLA KRISTINNE BENICIO BENITES MORENO

11:45 - SOPHIA SANTANA PEREIRA

Nenhum arquivo cadastrado.