A
Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada
pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP, contrato nº 190/2024, processo
nº 23089.016195/2024-68, com o objetivo de apoiar o projeto “Emenda Parlamentar
- Economia Popular”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a
selecionar bolsistas para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e
atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS
|
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
|
Bolsista Docente |
BOLSA_DOC |
Híbrido (atividades
presenciais e remotas) |
Ministrar, participar e contribuir para a preparação de
encontros (aulas), de materiais didáticos e para a avaliação e reorganização
do curso, visando futuras reofertas. Participar de reuniões com a coordenação e
os demais bolsistas |
Doutorado concluído nas áreas das ciências
Econômicas, História, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. |
2 (duas) |
R$ 1.700,00 |
05 (cinco)
meses |
|
Bolsista
estudante de Graduação |
BOLSA_GRAD |
Híbrido
(atividades presenciais e remotas) |
Ajudar a
preparação e participar de encontros (aulas), prestando colaboração e
desenvolvendo, eventualmente, alguns temas. Preparar material didático para
futuras reofertas do curso. Divulgar novas edições do curso junto à sociedade |
Graduando na
Eppen Unifesp, campus Osasco |
4 (quatro) |
R$ 1.200,00 |
05 (cinco)
meses |
|
Bolsista apoio técnico à
coordenação |
BOLSA_APOIO |
|
Exercer atividades de
Secretaria do Curso (matrículas, declarações, atestados, controle de
frequência, certificação). Colaboração no levantamento de fontes e na
editoração de material didático a ser desenvolvido. |
Ensino Superior. TAE da Eppen
Unifesp |
1 (uma) |
R$ 850,00 |
05 (cinco)
meses |
1.1.Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s
que:
1.1.1.Bolsistas Docente
1.1.2. Tenham Doutorado concluído nas áreas das ciências Econômicas, História, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.
1.1.3. Bolsistas Estudantes de Graduação
1.1.4.Estejam cursando graduação na Eppen-Unifesp, campus Osasco.
1.1.5.Tenham aproximação temática em seu processo
de formação com os temas desenvolvidos no projeto: Economia, teoria econômica,
História Econômica, Economia Brasileira.
1.1.6.Bolsista Apoio Técnico à Coordenação
1.1.7. Tenham curso superior concluído e sejam técnicos(as) Administrativos(as) em Educação, atuante na Eppen-Unifesp, campus Osasco
1.2. São atribuições da(os) bolsistas:
1.2.1. Bolsistas Docentes
1.2.2. Ministrar aulas nos encontros (aulas)
previstos em cronograma
1.2.3.
Participar e contribuir para a preparação de encontros (aulas)
1.2.4.
Coordenar processos de elaboração de materiais didáticos e para a avaliação e
reorganização do curso, visando futuras reofertas.
1.2.5.
Participar de reuniões com a coordenação e os demais bolsistas
1.2.6. Serão disponibilizadas 02 (duas) vagas.
1.3.1. Bolsistas Estudantes de Graduação
1.3.2.
Ajudar a preparação de encontros (aulas)
1.3.3.
Participar de encontros (aulas): prestando colaboração e desenvolvendo,
eventualmente, alguns temas.
1.3.4.
Preparar material didático para futuras reofertas do curso.
1.3.5.
Divulgar novas edições do curso junto à sociedade
1.3.6.
Estabelecer contatos com entidades sindicais e dos movimentos sociais de Osasco
e região
1.3.7. Serão disponibilizadas 04 (quatro) vagas.
1.4.1. Bolsista Apoio Técnico à Coordenação
1.4.2.
Exercer atividades de Secretaria do Curso (matrículas, declarações, atestados,
controle de frequência, certificação).
1.4.3.
Colaboração no levantamento de fontes de trabalho e para a elaboração de
material didático.
1.4.4.
Colaboração na editoração de material didático a ser desenvolvido.
1.4.5. Será disponibilizada 01 (uma) vaga.
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas deverão dedicar 20 (vinte) horas
semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma HÍBRIDA (presencial e remota)
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a)
em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra
instituição, deverá:
3.1.1.
Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2.
Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função,
conforme estipulado na cláusula 2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3.
2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min
do dia 03/06/2025 e as 23h59min do dia 09/06/2025. Somente serão consideradas válidas, as
candidaturas recebidas até esse horário (23h59min).
3.2.1.
Para
efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para secretaria.integrada@unifesp.br de comprovante de
escolaridade, currículo lates e/ou vitae e Carta de manifestação de interesse
na vaga, em que se apresente a experiência desejável para a vaga (todos os
documentos deverão ser enviados em pdf).
3.2.1.1.
A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a)
candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.
3.2.1.2.
Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na
vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que
entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (070/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3.
A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de
desclassificação dos candidatos.
3.4.
Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1.
DESCRIÇÃO DAS VAGAS.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado:
4.1.1.
Bolsista Docente
4.1.2. Serão atribuídas 2 (duas)
bolsas mensais, no valor R$ 1.700,00 (um mil e setecentos reais) conforme a
previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 6 (seis) meses,
correspondente ao período de 01/07/2025 a 30/11/2025.
4.2.1.
Bolsista Estudantes de Graduação
4.2.2.
Serão atribuídas 4 (quatro) bolsas mensais, no valor R$1.200,00 (um
mil e duzentos reais) conforme a previsão orçamentária destinada para esta
finalidade, por 6 (seis) meses, correspondente ao período de 01/07/2025 a
30/11/2025.
4.3.1
Bolsista Apoio Técnico à Coordenação
4.3.2. Será atribuída 01 (uma) bolsas
mensais, no valor R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais) conforme a previsão
orçamentária destinada para esta finalidade, por 5 (cinco) meses, correspondente
ao período de 01/07/2025 a 30/11/2025.
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.3. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
10/06
/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
11/06/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
12/06/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
13/06/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
16/06/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
17/06/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 5 (cinco) meses, contados
a partir da data de publicação deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da bolsa somente conseguirá
ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do
plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser
analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 01/07/2025 e término em 30/11/2025,
condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do
Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Emenda
Parlamentar - Economia Popular”, EDITAL
N°070/2025
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. Os(as) candidatos(as)
selecionados(as) como Titular(es) deverá(ão) assinar Termo de Concessão de
Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as) como Titular(es), deverão providenciar a documentação, as
declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: secretaria.integrada@unifesp.br
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
9.4.1. A solicitação da carta deverá ser
enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br,
acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer
tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual
suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As partes concordam que qualquer
atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na
medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste
Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados
Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a
matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais coletados para
inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias
para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do
Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e
poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins
de prestação de contas.
11.3. Disposições específicas
relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na
Política de Privacidade da FAP.
11.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos.
Bolsista Apoio Técnico à Coordenação
APROVADA
ANA PAULA SILVEIRA
SUPLENTE
EDMUR MACHADO SILVA
Bolsista Docente
APROVADOS
MARCELO SOARES DE CARVALHO
MURILO LEAL PEREIRA NETO
SUPLENTE
CLÁUDIA ALESSANDRA TESSARI
Bolsista Estudantes de Graduação
APROVADOS
ARTUR CALAZANS CAPUCCI
JÚLIA FARIAS MOREIRA
NATÁLIA DE HOLANDA DELFINO
SOPHIA SANTANA PEREIRA
SUPLENTES
1° FELIPE BARBOSA CAMPOS
2° DANIELA CRISTINA MAIA RODRIGUES LUCENA
3° JAIRSON JUNIOR SILVA DE ARAUJO
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista
Bolsista Apoio Técnico à Coordenação
APROVADA
ANA PAULA SILVEIRA
SUPLENTE
EDMUR MACHADO SILVA
Bolsista Docente
APROVADOS
MARCELO SOARES DE
CARVALHO
MURILO LEAL PEREIRA
NETO
SUPLENTE
CLÁUDIA ALESSANDRA
TESSARI
Bolsista
Estudantes de Graduação
APROVADOS
ARTUR CALAZANS
CAPUCCI
JÚLIA FARIAS
MOREIRA
NATÁLIA DE HOLANDA
DELFINO
SOPHIA SANTANA
PEREIRA
SUPLENTES
1° FELIPE BARBOSA
CAMPOS
2° DANIELA CRISTINA
MAIA RODRIGUES LUCENA
3° JAIRSON JUNIOR
SILVA DE ARAUJO
Convocamos os candidatos a seguir, para a fase de
entrevistas que será realizada a partir do dia 18/06/2025 a 20/03/2025,
nos horários especificados abaixo.
BOLSA_APOIO
19h:30min - ANA PAULA SILVEIRA
Link da videochamada: https://meet.google.com/qxo-opyz-goo
19h:45min - EDMUR MACHADO SILVA
Link da videochamada: https://meet.google.com/avk-ghhs-koy
BOLSA_DOC
20h:00min - MARCELO SOARES DE CARVALHO
Link da videochamada: https://meet.google.com/ztx-cubg-iwr
20h:15min - CLÁUDIA ALESSANDRA TESSARI
Link da videochamada: https://meet.google.com/zyu-drsi-yrv
20h:30min - MURILO LEAL PEREIRA NETO
Link da videochamada: https://meet.google.com/jxj-nsbu-phi
Dia 20/06/2025
BOLSA_GRAD
11h:00min - ARTUR CALAZANS CAPUCCI
Link da videochamada: https://meet.google.com/vfo-imwr-eye
11h:15min - JÚLIA FARIAS MOREIRA
Link da videochamada: https://meet.google.com/bip-ctwj-jzr
11h:30min - FELIPE BARBOSA CAMPOS
Link da videochamada: https://meet.google.com/eus-cuxq-ffj
11h:45min - JAIRSON JUNIOR SILVA DE ARAUJO
Link da videochamada: https://meet.google.com/vsy-anbi-zfa
12h:00min - DANIELA CRISTINA MAIA RODRIGUES LUCENA
Link da videochamada: https://meet.google.com/ivp-etne-gfs
12h:15min - NATÁLIA DE HOLANDA DELFINO
Link da videochamada: https://meet.google.com/czq-bajm-tcr
12h:30min - SOPHIA SANTANA PEREIRA
Link da videochamada: https://meet.google.com/cyp-hnmz-wff
A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas, conforme segue:
Adiamento do cronograma do processo seletivo: conforme segue:
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª
fase |
Análise
curricular |
Classificatória
e eliminatória |
16/06
/2025 |
|
2ª
fase |
Convocação
para Entrevista |
Divulgação
e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
17/06/2025 |
|
3ª
fase |
Entrevista |
Classificatória
e eliminatória |
18/06
a 20/06 |
|
4ª
fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação
dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
23/06/2025 |
|
5ª
fase |
Recursos |
Solicitação
de reconsideração do resultado preliminar |
24/06/2025 |
|
6ª
fase |
Resultado
pós recursos |
Divulgação
da listagem final de candidatos aprovados |
25/06/2025 |
A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas, conforme segue:
Prorrogação do período de inscrições: 03/06/2025 a 15/06/2025
Adiamento do cronograma do processo seletivo: conforme
segue:
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª
fase |
Análise
curricular |
Classificatória
e eliminatória |
16/06
/2025 |
|
2ª
fase |
Convocação
para Entrevista |
Divulgação
e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
17/06/2025 |
|
3ª
fase |
Entrevista |
Classificatória
e eliminatória |
18/06/2025 |
|
4ª
fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação
dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
23/06/2025 |
|
5ª
fase |
Recursos |
Solicitação
de reconsideração do resultado preliminar |
24/06/2025 |
|
6ª
fase |
Resultado
pós recursos |
Divulgação
da listagem final de candidatos aprovados |
25/06/2025 |