A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidadede
São Paulo – UNIFESP, contrato nº : 5900.0113062.19.4 processo
nº SEI:
23089.102938/2019-54, com o objetivo
de apoiar a sistematização e síntese dos dados e
conhecimentos o projeto
“Monitoramento de invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente
marinho do Arquipélago dos Alcatrazes” - torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsista(s)
para o referido
projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DA VAGA
|
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
|
Bolsa de apoio técnico a
pesquisa |
TEC_PESQ |
Presencial |
Apoio ao planejamento e
realização das atividades de campo bem como organização e análise de dados e
informações coletadas: Preparar e executar um plano
de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as atividades do projeto. Analisar amostras obtidas no contexto do
projeto, com ênfase nas estéreos filmagens remotas com isca e censos visuais
de peixes. Auxiliar a coordenação na organização e
controle de documentos referentes ao projeto; Organizar e conduzir
manutenções rotineiras dos equipamentos do Laboratório de Ecologia e
Conservação Marinha; Auxiliar nas diferentes etapas das
atividades de campo, conforme necessidade da equipe; Produzir relatórios esporádicos e/ou
quando solicitado, conforme demanda da equipe do projeto; Cumprir o trabalho na modalidade
presencial, salvo em caso de orientações institucionais distintas. |
Curso Superior completo em
Ciências do Mar, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia ou áreas afins; |
1(uma) vaga |
R$ 2.660,00 |
9 (nove) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1.
Tenham graduação completa em
Biologia, Oceanografia, Ciências do Mar, Ecologia ou área afins.
1.1.2.
Tenham experiência prévia em projetos de Ictiologia e monitoramento de peixes marinhos,
especialmente utilizando estéreo-filmagens subaquáticas remotas com isca (BRUV)
1.1.3.
Tenham bom domínio do pacote Office. Experiência com embarques científicos, bom
conhecimento da língua inglesa e que resida ou esteja disposto a residir em
Santos ou adjacências
1.2.
São atribuições da(o)
bolsista:
1.2.1. Preparar e executar
um plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as atividades do
projeto;
1.2.2.
Analisar amostras obtidas no contexto do projeto, com ênfase nas estéreos
filmagens remotas com isca e censos visuais de peixes.
1.2.3.
Auxiliar a coordenação na organização e controle de documentos referentes ao
projeto;
1.2.4.
Organizar e conduzir manutenções rotineiras dos equipamentos do Laboratório de
Ecologia e Conservação Marinha;
1.2.5.
Auxiliar nas diferentes etapas das atividades de campo, conforme necessidade da
equipe;
1.2.6.
Produzir relatórios esporádicos e/ou quando solicitado, conforme demanda da
equipe do projeto;
1.2.7.
Cumprir o trabalho na modalidade presencial, salvo em caso de orientações
institucionais distintas.
1.3.
Será disponibilizada 1(uma) vaga.
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas a(o) bolsista deverá dedicar 30 horas semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma presencial no Laboratório de
Ecologia e Conservação Marinha da Universidade Federal de São Paulo
(LABECMar-Unifesp), Campus Baixada Santista, localizado em Santos - SP.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo
seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:
3.1.1.
Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2.
Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função,
conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS
ATIVIDADES.
3.2.
O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 17/06/2025 e as 23h59min do dia 24/06/2025. Somente serão consideradas válidas, as
candidaturas recebidas até o horário estipulado (23h59min).
3.2.1.
Para efetivar a inscrição será
necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia para o e-mail fmotta@unifesp.br de
comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou
vitae e carta de intenção/motivação
com até 2 páginas, em
que se apresente a experiência desejável para
a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).
3.2.1.1.
A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a)
candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.
3.2.1.2.
Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na
vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que
entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (080/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3.
A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de
desclassificação da(o) candidata(o).
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1.
Será atribuída, conforme
especificado:
4.1.1
Bolsa de Apoio a Pesquisa
4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de
R$ 2.660,00 (dois mil, seiscentos e sessenta reais), conforme
previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 9(nove)
meses, correspondente ao
período de julho/2025 a março/2026.
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número
superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e
poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo
seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.3. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É
vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade
até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica)
pela plataforma Google Meet.
6.2. É de responsabilidade da(o) candidata(o), aprovada(o) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocada(o)s até 5 (cinco) candidata(o)s por
vaga.
6.4. O
não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a
desclassificação da(o) candidata(o), independentemente do motivo alegado.
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período | |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e
eliminatória |
25/06/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação
dos Candidatos para 2ª fase |
25/06/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e
eliminatória |
26/06/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos
candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
26/06/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração
do resultado preliminar |
27/06/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da
listagem final de candidatos aprovados |
30/06/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 09 (nove) meses.
7.2. O contrato da(o) bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser
reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do
plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser
analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As atividades terão início em 01/07/2025
e término em 30/03/2026, condicionado à liberação do recurso financeiro por
parte do financiador do Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, a(o)
candidata(o) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Monitoramento de invertebrados, peixes e
fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes”- Nº
EDITAL”.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. A(o) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: fmotta@unifesp.br.
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
9.4.1. A solicitação da carta deverá ser
enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br,
acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2.
A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos:
Bolsa de apoio técnico a pesquisa - TEC_PESQ
APROVADA
LETICIA MAY FUKUSHIMA
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das
fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):
Bolsa de apoio técnico a pesquisa - TEC_PESQ
APROVADA
LETICIA MAY FUKUSHIMA
Convocamos a
candidata LETICIA MAY FUKUSHIMA, para a fase de entrevista que será
realizada no dia 26/06/2025, as 15h00min.
A
entrevista será realizada por vídeo conferência, através da plataforma Google
Meet:
Link da
videochamada: meet.google.com/iqb-bggd-fqt