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EDITAL N° 080/2025 – PROJETO" Monitoramento de Invertebrados, peixes e fatores abióticos no Arquipélago. dos Alcatrazes. PARTE II
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:080
Publicado em16/06/2025 às 16:33

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidadede São Paulo – UNIFESP, contrato nº : 5900.0113062.19.4 processo nº SEI:  23089.102938/2019-54, com o objetivo de apoiar a sistematização e síntese dos dados e conhecimentos o projeto Monitoramento de invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes” - torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsista(s) para o referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:

 

1.DESCRIÇÃO DA VAGA

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Bolsa de apoio técnico a pesquisa

TEC_PESQ

Presencial

Apoio ao planejamento e realização das atividades de campo bem como organização e análise de dados e informações coletadas:

Preparar e executar um plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as atividades do projeto.

Analisar amostras obtidas no contexto do projeto, com ênfase nas estéreos filmagens remotas com isca e censos visuais de peixes.

Auxiliar a coordenação na organização e controle de documentos referentes ao projeto;

Organizar e conduzir manutenções rotineiras dos equipamentos do Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha;

Auxiliar nas diferentes etapas das atividades de campo, conforme necessidade da equipe;

Produzir relatórios esporádicos e/ou quando solicitado, conforme demanda da equipe do projeto;

Cumprir o trabalho na modalidade presencial, salvo em caso de orientações institucionais distintas.

Curso Superior completo em Ciências do Mar, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia ou áreas afins;

1(uma)

vaga

 

R$ 2.660,00

9 (nove)

meses

 

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1. Tenham graduação completa em Biologia, Oceanografia, Ciências do Mar, Ecologia ou área afins.

1.1.2. Tenham experiência prévia em projetos de Ictiologia e monitoramento de peixes marinhos, especialmente utilizando estéreo-filmagens subaquáticas remotas com isca (BRUV)

1.1.3. Tenham bom domínio do pacote Office. Experiência com embarques científicos, bom conhecimento da língua inglesa e que resida ou esteja disposto a residir em Santos ou adjacências

 

1.2. São atribuições da(o) bolsista:

1.2.1.  Preparar e executar um plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as atividades do projeto;

1.2.2. Analisar amostras obtidas no contexto do projeto, com ênfase nas estéreos filmagens remotas com isca e censos visuais de peixes.

1.2.3. Auxiliar a coordenação na organização e controle de documentos referentes ao projeto;

1.2.4. Organizar e conduzir manutenções rotineiras dos equipamentos do Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha;

1.2.5. Auxiliar nas diferentes etapas das atividades de campo, conforme necessidade da equipe;

1.2.6. Produzir relatórios esporádicos e/ou quando solicitado, conforme demanda da equipe do projeto;

1.2.7. Cumprir o trabalho na modalidade presencial, salvo em caso de orientações institucionais distintas.

 

1.3. Será disponibilizada 1(uma) vaga.

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas a(o) bolsista deverá dedicar 30 horas semanais.

2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma presencial no Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha da Universidade Federal de São Paulo (LABECMar-Unifesp), Campus Baixada Santista, localizado em Santos - SP.

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3.2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 17/06/2025 e as 23h59min do dia 24/06/2025.  Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o horário estipulado (23h59min).

3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia para o e-mail fmotta@unifesp.br de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e carta de intenção/motivação com até 2 páginas, em que se apresente a experiência desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).

3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.

3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.

3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (080/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.3. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação da(o) candidata(o).

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1 Bolsa de Apoio a Pesquisa

4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2.660,00 (dois mil, seiscentos e sessenta reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta nalidade, por 9(nove) meses, correspondente ao período de julho/2025 a março/2026.

4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).

4.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação as a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica) pela plataforma Google Meet.

6.2. É de responsabilidade da(o) candidata(o), aprovada(o) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocada(o)s até 5 (cinco) candidata(o)s por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação da(o) candidata(o), independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

25/06/2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

25/06/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

26/06/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

26/06/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

27/06/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

30/06/2025

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 09 (nove) meses.

7.2. O contrato da(o) bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 01/07/2025 e término em 30/03/2026, condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, a(o) candidata(o) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO “Monitoramento de invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes”- Nº EDITAL”.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especicados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. A(o) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: fmotta@unifesp.br.

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

9.4.1. A solicitação da carta deverá ser enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

30/06/2025 às 11:31
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos:

Bolsa de apoio técnico a pesquisa - TEC_PESQ

APROVADA

LETICIA MAY FUKUSHIMA

26/06/2025 às 16:57
Resultado Preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):

Bolsa de apoio técnico a pesquisa - TEC_PESQ

APROVADA

LETICIA MAY FUKUSHIMA

 

 

25/06/2025 às 13:16
Convocação para Entrevista

Convocamos a candidata LETICIA MAY FUKUSHIMA, para a fase de entrevista que será realizada no dia 26/06/2025, as 15h00min.

A entrevista será realizada por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet: 

Link da videochamada: meet.google.com/iqb-bggd-fqt

 

 

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