A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada
pela Universidade Federal de São
Paulo contrato:
0050.0128797.24.9 processo
nº SEI: 23089.029307/2024-41 com
o objetivo de apoiar o projeto “Modelagem
Ecossistêmica da Margem Continental Brasileira e Integração Estatística do
PCR-FZA com aprendizado de máquina”,
torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsista para apoio técnico
ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DAS VAGAS
|
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
|
Bolsista de Iniciação Científica – Oceanografia Geológica – Rio
de Janeiro/RJ |
IN_CIEOG |
Híbrido – Atividades presenciais no Laboratório
de Oceanografia Geológica (LABOGEO) – Departamento de Oceanografia Geológica
(DOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Campus Maracanã) e Home
Office |
1) Atuar na recuperação e
digitalização de dados históricos de Geologia Marinha; 2) Recuperar dados
históricos geoespacializados já disponíveis em repositórios ou bancos de
dados públicos na internet; 3) Georreferenciar mapas,
figuras e croquis e extrair informações geoespacializadas em ambiente SIG; 4) Criar, editar e
gerenciar dados vetoriais (shapefiles) ou raster espacializados, incluindo a
edição da tabela de atributos e metadados, bem como o armazenamento no
geodatabase; 5) Auxiliar na integração
dos dados sedimentológicos e batimétricos dos projetos de caracterização
ambiental das Bacias de Santos (BS), Espírito Santo (ES) e Campos (BC). 6) Auxiliar no mapeamento
integrado da Bacias -BS,-BC,-ES; 7) Auxiliar na integração
dos dados sedimentolgicos e batimetricos dos projetos de caracterização da
Bacias: Sergipe/ Alagoas (SEAL) e Potiguar;
8) Auxiliar no mapeamento
integrado da Bacias -SEAL e Potiguar; 9) Auxiliar na modelagem,
validação e predição univariados |
Cursando graduação em Oceanografia (matrícula
comprovada do 6° período em diante ou já terem cursado as disciplinas de
Oceanografia Geológica I e Fundamentos de Geoprocessamento na Oceanografia) |
1 (uma) + formação de cadastro reserva |
R$1.092,00 |
19 (dezenove) meses |
O
cadastro reserva terá validade de 19 (dezenove) meses, contados a partir da
data de publicação do resultado final. Serão incluídos no cadastro reserva
apenas os candidatos considerados aprovados para a vaga, podendo não haver
candidatos selecionados. A convocação de candidatos do cadastro reserva,
somente será realizada caso surjam novas vagas no prazo estipulado de 19
(dezenove) meses, contados a partir da data de publicação do resultado.
1.1. Bolsista de Iniciação
Científica – Oceanografia Geológica
1.1.1. Compreende-se como perfil de
candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
1.1.2.
Estejam cursando graduação em Oceanografia (matrícula comprovada do 6°período em
diante ou já terem cursado as disciplinas de Oceanografia Geológica I e
Fundamentos de Geoprocessamento na Oceanografia);
1.1.3.
Tenham experiência acadêmica ou interesse em adquirir experiência em
recuperação, processamento e análise de dados de Geologia Marinha (distribuição
sedimentar, morfologia de fundo, entre outros).
1.2.
São atribuições da(o) bolsista:
1.2.1.
Atuar na recuperação e digitalização de dados históricos de Geologia Marinha a
partir da literatura;
1.2.2.
Recuperar dados históricos geoespacializados já disponíveis em repositórios ou
bancos de dados públicos na internet;
1.2.3.
Georreferenciar mapas, figuras e croquis e extrair informações
geoespacializadas em ambiente SIG;
1.2.4.
Criar, editar e gerenciar dados vetoriais (shapefiles) ou raster
espacializados, incluindo a edição da tabela de atributos e metadados, bem como
o armazenamento no geodatabase;
1.2.5.
Auxiliar na integração dos dados sedimentológicos e batimétricos dos projetos
de caracterização ambiental das Bacias de Santos (BS), Espírito Santo (ES) e
Campos (BC)
1.2.6.
Auxiliar no mapeamento integrado da Bacias -BS-BC-ES;
1.2.7.
Auxiliar na integrar os dados sedimentolgicos e batimetricos dos projetos de
caracterização da Bacias:
Sergipe/
Alagoas (SEAL) e potiguar.
1.2.8.
Auxiliar no mapeamento integrado da Bacias -SEAL e Potiguar;
1.2.9.
Auxiliar na modelagem, validação e predição univariados.
1.3.
Será disponibilizada 1(uma) vaga + formação de cadastro reserva.
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas o(a) bolsista deverá dedicar
12 (doze) horas semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma hibrida, no estado do Rio de Janeiro/RJ, com estratégias
presenciais e remotas a serem definidas pelos coordenadores do projeto.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de
realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra
instituição, deverá:
3.1.1. Verificar junto à referida
instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2. Certificar-se de ter
disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na
cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO
PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3.
2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 23/06/2025
e as
23h59min do dia 27/06/2025.
Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o
horário estipulado (23h59min).
3.2.1.
Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br
com cópia para gfonseca@unifesp.br
de comprovante de escolaridade, currículo Lattes e
currículo vitae, bem como uma Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se
apresente a experiência desejável para
a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).
3.2.1.1.
A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a)
candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.
3.2.1.2.
Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na
vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que
entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (081/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3. A não apresentação da
documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado:
1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 1.092,00 (um mil e noventa e dois reais),
conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 19 (dezenove)
meses, correspondente ao período de 15/07/2025 a 14/02/2027.
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.3. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma
virtual.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
30/06/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
01/07/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
2 e 03/07/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
04/07/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
07/07/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
08/07/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 19 (dezenove) meses, contados a partir
da data de publicação deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3.
O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de
recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão
financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da
bolsa definido neste edital.
7.4. As atividades terão início em 15/07/2025 e
término em 14/02/2027, condicionado à liberação do recurso financeiro por
parte do financiador do Projeto
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Modelagem Ecossistêmica da Margem Continental
Brasileira e Integração Estatística do PCR-FZA com aprendizado de máquina”, EDITAL N° 081/2025.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado
pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: gfonseca@unifesp.br
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
9.4.1. A solicitação da carta deverá ser
enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br,
acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer
tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual
suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As partes concordam que qualquer
atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na
medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste
Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados
Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a
matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais coletados para
inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias
para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do
Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e
poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins
de prestação de contas.
11.3. Disposições específicas
relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na
Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e
requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que
participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de
Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão
da fase de recursos.
Bolsista de Iniciação Científica - Oceanografia Geológica
- Rio de Janeiro/RJ e formação de cadastro reserva
TITULAR
Maria Eduarda Martins Jardim da Silva
CADASTRO RESERVA
1a - Larissa Santana Sarmento
2a - Helena Esperanza Fontes Valle dos Santos
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista de Iniciação Científica - Oceanografia Geológica - Rio de Janeiro/RJ e formação de cadastro reserva
TITULAR
Maria Eduarda Martins Jardim da Silva
1a - Larissa Santana Sarmento
2a - Helena Esperanza Fontes Valle dos Santos
Convocamos os (as) candidatos (as) a
seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 14/07/2025, nos
horários especificados.
As entrevistas serão realizadas por vídeo
conferência, através da plataforma Google Meet:
13h00 - LARISSA SANTANA SARMENTO
- IN_CIEOG
Link da videochamada: https://meet.google.com/snk-xnxs-uup
14h00 - MARIA EDUARDA MARTINS JARDIM DA SILVA - IN_CIEOG
Link da videochamada: https://meet.google.com/snk-xnxs-uup
14h30min - HELENA ESPERANZA
FONTES VALLE DOS SANTOS - IN_CIEOG
Link
da videochamada: https://meet.google.com/snk-xnxs-uup
A FapUnifesp torna públicas as alterações
ocorridas nas cláusulas:
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO
E UTILIZAÇÃO no parágrafo 4.1:
Onde se lê: de 15/07/2025 a 14/02/2027.
Leia-se: de 01/08/2025 a 28/02/2027.
7. Cronograma do Processo Seletivo – no
quadro e no parágrafo 7.4:
Onde se lê: terão início em 15/07/205 e término em
14/02/2027.
Leia-se: terão início em 01/08/2025 e término em
28/02/2027.
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
2ª fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
11/07/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
14/07/2025 |
|
4ª fase |
Resultado preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
15/07/205 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
16/07/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
17/07/2025 |
Prorrogação
das Inscrições e Alteração do Cronograma do Processo Seletivo
Prorrogação
do período de inscrições, até às 23h59min do dia: 04/07/2025.
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória
e eliminatória |
07/07/2025 |
|
2ª fase |
Convocação
para Entrevista |
Divulgação
e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
08/07/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória
e eliminatória |
09/07/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação
dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
10/07/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação
de reconsideração do resultado preliminar |
11/07/2025 |
|
6ª fase |
Resultado
pós recursos |
Divulgação
da listagem final de candidatos aprovados |
14/07/2025 |