A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal do ABC, contrato nº 27194*42,
processo nº
27194.00.00/2024.02-, com o objetivo
de apoiar o projeto “UFABC
- 27194*42 - Acordo de Parceria 27194.00.00/2024.02-00 - Rota 2030”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsista(s) para apoio técnico
ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DAS VAGAS
|
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto
(R$) |
Duração do contrato |
|
Pós-doutorado
(20h) |
P1 - Pós-doc B |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Doutorado Completo |
1 (uma) |
4255,00 |
12(doze) meses |
|
Mestrando (40h) |
P1
- Mestrando A |
PRESENCIAL |
Ver
anexo I |
Graduação
Completa |
1 (uma) |
2415,00 |
12(doze) meses |
|
Mestrando (40h) |
P1 - Mestrando B |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Graduação Completa |
1 (uma) |
2415,00 |
12(doze) meses |
|
Graduando (20h) |
P1
- Aluno de Graduação A |
PRESENCIAL |
Ver
anexo I |
Ensino
Médio Completo |
1 (uma) |
805,00 |
12(doze) meses |
|
Bolsista de
Inovação III (20h) |
P4 - Bolsista
Inovação III |
HÍBRIDO |
Ver anexo I |
Mestrado completo ou
doutorado em andamento |
1 (uma) |
2070,00 |
12(doze) meses |
|
Mestrando (40h) |
P5
- Mestrando B |
PRESENCIAL |
Ver
anexo I |
Graduação
Completa |
1 (uma) |
2415,00 |
12(doze) meses |
|
Graduando (20h) |
P5 - Graduando
AB |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Ensino Médio Completo |
1 (uma) |
805,00 |
12(doze) meses |
|
Graduando (20h) |
P5
- Graduando CD |
PRESENCIAL |
Ver
anexo I |
Ensino
Médio Completo |
1
(uma) |
805,00 |
12(doze) meses |
|
Mestrando (40h) |
P7 – Mestrando A |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Graduação
Completa |
1 (uma) |
2415,00 |
12(doze) meses |
|
Graduando (20h) |
P7
- Graduando ABC |
PRESENCIAL |
Ver
anexo I |
Ensino
Médio Completo |
2
(duas) |
805,00 |
12(doze) meses |
1.1.
Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1.
Função Graduando (20h): Tenham concluído ou estejam cursando graduação em
engenharia ou áreas correlatas.
1.1.2.
Função Mestrando (40h): Estejam cursando mestrado em engenharia ou áreas
correlatas.
1.1.3.
Função Doutorando (40h): Estejam cursando doutorado em engenharia ou
áreas correlatas.
1.1.4.
Função Bolsista de Inovação III (20h): Tenham Mestrado completo ou
doutorado em andamento em engenharia ou áreas correlatas.
1.1.5.
Função Pós-doutorado (20h): Tenham concluído doutorado em engenharia ou
áreas correlatas.
1.1.6.
É desejável que tenham experiência acadêmica e/ou prática em: processos
de fabricação (usinagem e estampagem), ferramentaria, mapeamento de processos,
especificação de requisitos para desenvolvimento de software, trabalho em
equipe, simulação computacional de fluidos (CFD) e sólidos (elementos finitos,
corpo-rígido), conceitos de planejamento de produção (lean manufacturing).
1.2.
São atribuições da(os) bolsistas:
1.2.1. Realização das atividades especificadas
para cada bolsa de acordo com o Plano de Trabalho dos Bolsistas enviado para a
FUNDEP (Anexo I).
1.2.2. Participação em visitas técnicas a
empresas e instituições parceiras do projeto de pesquisa.
1.2.3. Participação em reuniões e eventos de
divulgação do projeto de pesquisa.
1.2.4. Organização do espaço de trabalho.
1.2.5. Elaboração de relatórios técnicos,
artigos científicos, manuais, documentos e apresentações relativos às
atividades desenvolvidas no projeto.
1.2.6. Atividades não previstas neste edital,
mas que estejam relacionadas à temática do problema e sejam relevantes para o
bom andamento do projeto.
1.3. Serão disponibilizadas 11(onze) vagas.
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas de graduação e
pós-doutorado (20h) deverão dedicar 20 horas semanais.
2.2.
Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas de mestrado,
doutorado e pós-doutorado (40h) deverão dedicar 40 horas semanais.
2.3.
As atividades deverão ser realizadas de presencial ou híbrida, conforme
a descrição no quadro 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS
2.4.
Caso o(a) bolsista de mestrado ou doutorado já possua bolsas de estudos que já
possuam para mestrado e doutorado provenientes de outros órgãos de fomento
(CAPES, CNPQ etc.), deverá ser verificado junto às instituições a autorização
para o acúmulo de bolsas.
2.5.
Para a realização das atividades de trabalho será seguido um código de
vestimenta similar aos ambientes corporativos e industriais.
2.6. Caso haja necessidade de utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) o(a) bolsista será informado(a) com antecedência, e caso o projeto não consiga disponibilizar estes itens, há a possibilidade de que o bolsista deva adquiri-los com seus próprios recursos.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a)
em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra
instituição, deverá:
3.1.1.
Verificar junto à referida instituição a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2.
Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função,
conforme estipulado na cláusula 2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3.
2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 04/07/2025
e as
23h59min do dia 11/07/2025.
Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o
horário estipulado (23h59min).
3.2.1.
Para efetivar a inscrição será necessário o
envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para andre.l@ufabc.edu.br, cesar.freire@ufabc.edu.br e ugo.ibusuki@ufabc.edu.br de comprovante de
escolaridade, currículo lates e/ou
vitae e Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser
enviados em pdf).
3.2.1.1.
A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a)
candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.
3.2.1.2.
Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na
vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que
entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (087/2025) e o CÓDIGO DA VAGA
de interesse.
3.3.
A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de
desclassificação dos candidatos.
3.4. O
candidato poderá concorrer a mais de 1 (uma) vaga devendo indicar, no corpo do
e-mail, a ordem de preferência.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado:
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise curricular |
Classificatória e
eliminatória |
12/07/2025 a 14/07/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e
Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
15/07/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e
eliminatória |
16/07/2025 a 22/07/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos
candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
24/07/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de
reconsideração do resultado preliminar |
25/07/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da
listagem final de candidatos aprovados |
28/07/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 12 (doze) meses,
contados a partir da data de publicação deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da bolsa somente conseguirá
ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do
plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser
analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 01/08/2025 e término em 31/07/2026,
condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do
Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO
“UFABC - 27194*42 - Acordo de Parceria
27194.00.00/2024.02-00 - Rota 2030”,
EDITAL N° 087/2025
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do Termo,
logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o
e-mail do Projeto: andre.l@ufabc.edu.br, cesar.freire@ufabc.edu.br e ugo.ibusuki@ufabc.edu.br.
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
9.4.1. A solicitação da carta deverá ser
enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br,
acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer
tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da UFABC e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual
suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As partes concordam que qualquer
atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na
medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste
Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados
Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a
matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais coletados para
inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias
para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do
Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e
poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins
de prestação de contas.
11.3. Disposições específicas
relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na
Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e
requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que
participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de
Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
ANEXO I
P1: Padronização de componentes e processos de
fabricação
P1 - Mestrando A
|
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) | |
|
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de
estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e
facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a
cadeia de ferramentais. | |
|
5. Objetivos pretendidos: Criar padronização para componentes comuns (standard)
das ferramentas de estampagem. | |
|
6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as
atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas
pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): P1.1 - Elaboração de lista dos componentes para
padronização. P1.2 - Identificação de semelhanças entre os
padrões utilizados pelas montadoras no Brasil e definição de um conjunto de
opções candidatas a padrão, além da identificação de um conjunto de
fornecedores nacionais. P1.3 - Avaliação e seleção dos padrões a serem
adotados pelo setor, por consenso entre as montadoras. P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido
no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. P1.8 - Elaborar plano estratégico para
consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. | |
P1 - Graduando A
|
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG) | |
|
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 20 (horas/semana) |
|
4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de
estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e
facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a
cadeia de ferramentais. | |
|
5. Objetivos pretendidos: Criar padronização para componentes comuns (standard)
das ferramentas de estampagem. | |
|
6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as
atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas
pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): P1.1 - Elaboração de lista dos componentes para
padronização. P1.2 - Identificação de semelhanças entre os
padrões utilizados pelas montadoras no Brasil e definição de um conjunto de
opções candidatas a padrão, além da identificação de um conjunto de
fornecedores nacionais. P1.3 - Avaliação e seleção dos padrões a serem
adotados pelo setor, por consenso entre as montadoras. P1.4 - Realizar pesquisa de mercado para
identificar os principais componentes utilizados em aço para corte e
flangeamento em ferramentais de estampagem; analisar as especificações
técnicas e requisitos dos componentes existentes, avaliando a viabilidade de
padronização dos componentes em termos de custos, desempenho e
disponibilidade; e selecionar os componentes que serão padronizados com base
nos critérios disponíveis. P1.5 - Definição das especificações técnicas
detalhadas dos componentes padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias,
materiais e tratamentos de superfície. P1.6 - Mapeamento da rota de manufatura do
processo atual e definição de um fluxo de processo padronizado. P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido
no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. P1.8 - Elaborar plano estratégico para
consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. | |
P1 - Pós-doc B
|
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Pós-doutorado | |
|
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 20 (horas/semana) |
|
4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de
estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e
facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a
cadeia de ferramentais. | |
|
5. Objetivos pretendidos: Criar padronização de processos de fabricação em
aços utilizados nos ferramentais de estampagem. | |
|
6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as
atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas
pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): P1.1 - Elaboração de lista dos componentes para
padronização. P1.2 - Identificação de semelhanças entre os
padrões utilizados pelas montadoras no Brasil e definição de um conjunto de
opções candidatas a padrão, além da identificação de um conjunto de
fornecedores nacionais. P1.3 - Avaliação e seleção dos padrões a serem
adotados pelo setor, por consenso entre as montadoras. P1.4 - Realizar pesquisa de mercado para
identificar os principais componentes utilizados em aço para corte e
flangeamento em ferramentais de estampagem; analisar as especificações
técnicas e requisitos dos componentes existentes, avaliando a viabilidade de
padronização dos componentes em termos de custos, desempenho e
disponibilidade; e selecionar os componentes que serão padronizados com base
nos critérios disponíveis. P1.5 - Definição das especificações técnicas
detalhadas dos componentes padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias,
materiais e tratamentos de superfície. P1.6 - Mapeamento da rota de manufatura do
processo atual e definição de um fluxo de processo padronizado. P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido
no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. P1.8 - Elaborar plano estratégico para
consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. | |
P1 - Mestrando B
|
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) | |
|
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de
estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e
facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a
cadeia de ferramentais. | |
|
5. Objetivos pretendidos: Criar padronização de processos de fabricação em
aços utilizados nos ferramentais de estampagem. | |
|
6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as
atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas
pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): P1.4 - Realizar pesquisa de mercado para
identificar os principais componentes utilizados em aço para corte e
flangeamento em ferramentais de estampagem; analisar as especificações
técnicas e requisitos dos componentes existentes, avaliando a viabilidade de
padronização dos componentes em termos de custos, desempenho e
disponibilidade; e selecionar os componentes que serão padronizados com base
nos critérios disponíveis. P1.5 - Definição das especificações técnicas
detalhadas dos componentes padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias,
materiais e tratamentos de superfície. P1.6 - Mapeamento da rota de manufatura do
processo atual e definição de um fluxo de processo padronizado. P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido
no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. P1.8 - Elaborar plano estratégico para
consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. | |
P4: Montagem
P4 - Bolsista Inovação III
|
1. Modalidade da
bolsa: Incentivo a Inovação III | |
|
2. Duração da bolsa:
12 (meses) |
3. Dedicação: 20
(horas/semana) |
|
4. Resumo do
trabalho a ser desenvolvido: Realizar o
desenvolvimento da bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos | |
|
5. Objetivos
pretendidos: Desenvolvimento da
bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos a fim de ajudar o
operador no sequenciamento da operação de montagem evitando erros e
aumentando a qualidade da operação | |
|
6. Plano de trabalho
(incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades
a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de
Atividades): P6.1 - Levantamento
das melhores práticas de sistemas de bancada assistida virtualmente para
montagem dos estampos P6.2 -
Desenvolvimento de sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem
dos estampos P6.3 - Implementação
de sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos P6.4 - Elaboração de testes e validação final de
sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos.
| |
P5: Monitoramento
P5 - Mestrando B
|
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) | |
|
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Incorporar soluções de monitoramento de processo
às etapas de montagem, try-out e produção, tais como solução para medição de
folga e alimentação (draw-in), solução para monitoramento de produtividade de
ferramentais (integração com projeto DASHFER), e solução baseada em visão
computacional para inspeção de operações de montagem. Realização de
simulações de fenômenos que influenciam no processo de estampagem,
notadamente a saída de retalhos e refrigeração do ferramental. | |
|
5. Objetivos pretendidos: Avaliar o impacto e os benefícios da implantação
das soluções de monitoramento e das simulações nos ferramentais que serão
construídos. | |
|
6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as
atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas
pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): P5.1 -Medição de folga e alimentação –
Acompanhamento de implementação e avaliação de sistema de medição de
alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos demonstradores de
estampagem. P5.2 - Medição de uso do ferramental –
Acompanhamento de implementação e avaliação de solução de sensoriamento e
monitoramento de ferramentas nos demonstradores de estampagem. P5.4 -Simulação de refrigeração de ferramentas -
Realização de simulação computacional para avaliar estratégias de
refrigeração das superfícies das ferramentas de estampagem. P5.6 - Aplicação - Aplicação dos conhecimentos
desenvolvidos nas fases de projeto, construção e try-out de cada Demonstrador
2.0. P5.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de
estratégias para adoção efetiva do conhecimento pelo setor de ferramentarias.
| |
P5 - Graduando AB
|
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG) | |
|
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 20 (horas/semana) |
|
4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Incorporar soluções de monitoramento de processo
às etapas de montagem, try-out e produção, tais como solução para
medição de folga e alimentação (draw-in), solução para monitoramento
de produtividade de ferramentais (integração com projeto DASHFER), e solução
baseada em visão computacional para inspeção de operações de montagem.
Realização de simulações de fenômenos que influenciam no processo de estampagem,
notadamente a saída de retalhos e refrigeração do ferramental. | |
|
5. Objetivos pretendidos: Avaliar o impacto e os benefícios da implantação
das soluções de monitoramento e das simulações nos ferramentais que serão
construídos. | |
|
6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as
atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas
pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): P5.1 -Medição de folga e alimentação –
Acompanhamento de implementação e avaliação de sistema de medição de
alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos demonstradores de
estampagem. P5.2 - Medição de uso do ferramental –
Acompanhamento de implementação e avaliação de solução de sensoriamento e
monitoramento de ferramentas nos demonstradores de estampagem. P5.3 - Simulação de saída de retalhos -
Realização de simulações virtuais para analisar o sistema de saída de retalho
das ferramentas de estampagem em ritmo de produção. P5.6 - Aplicação - Aplicação dos conhecimentos
desenvolvidos nas fases de projeto, construção e try-out de cada Demonstrador
2.0. P5.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de
estratégias para adoção efetiva do conhecimento pelo setor de ferramentarias. | |
P5 - Graduando CD
|
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG) | |
|
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Incorporar soluções de monitoramento de processo
às etapas de montagem, try-out e produção, tais como solução para
medição de folga e alimentação (draw-in), solução para monitoramento
de produtividade de ferramentais (integração com projeto DASHFER), e solução
baseada em visão computacional para inspeção de operações de montagem.
Realização de simulações de fenômenos que influenciam no processo de estampagem,
notadamente a saída de retalhos e refrigeração do ferramental. | |
|
5. Objetivos pretendidos: Avaliar o impacto e os benefícios da implantação
das soluções de monitoramento e das simulações nos ferramentais que serão
construídos. | |
|
6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as
atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas
pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): P5.1 -Medição de folga e alimentação –
Acompanhamento de implementação e avaliação de sistema de medição de
alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos demonstradores de estampagem.
P5.2 - Medição de uso do ferramental –
Acompanhamento de implementação e avaliação de solução de sensoriamento e
monitoramento de ferramentas nos demonstradores de estampagem. P5.4 -Simulação de refrigeração de ferramentas -
Realização de simulação computacional para avaliar estratégias de
refrigeração das superfícies das ferramentas de estampagem. P5.6 - Aplicação - Aplicação dos conhecimentos
desenvolvidos nas fases de projeto, construção e try-out de cada Demonstrador
2.0. P5.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de
estratégias para adoção efetiva do conhecimento pelo setor de ferramentarias.
| |
P7: Plataforma digital
P7 – Mestrando A
|
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) | |
|
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Estruturar uma plataforma de compras aplicável ao
setor de ferramentarias, de tal forma a aumentar a integração da cadeia
possibilitando a paralelização de trabalhos, redução de custos operacionais
das ferramentarias com gestão, redução de prazos, e viabilizando a criação de
um novo modelo de negócios para a cadeia. Deve também avaliar a viabilidade
da plataforma por meio da aplicação do conceito aos Demonstradores 2.0 para a
realização da aquisição de produtos e serviços do setor de ferramentais. A
plataforma de compras a ser utilizada será uma aplicação da plataforma
Conecta Mais já desenvolvida para a Linha IV do Rota 2030, a fim de agregar
novas funcionalidades à plataforma já existente. | |
|
5. Objetivos pretendidos: Gerar um caderno de requisitos e um plano
estratégico para a plataforma que será desenvolvida para o setor de
ferramentarias. | |
|
6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as
atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas
pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): P7.1 -Especificação de requisitos para plataforma
- Seleção dos serviços a serem oferecidos pela plataforma digital; definição
dos processos a serem implementados; levantamento de requisitos de desempenho
da plataforma, entre outros. P7.2 - Levantamento e qualificação de
fornecedores - Busca e seleção de ampla gama de fornecedores para cada
serviço a ser disponibilizado pela plataforma digital. P7.3 - Análise de viabilidade de solução -
Definição das condições mínimas para plataforma se tornar um produto viável,
incluindo modelo de negócios. P7.4 -Identificação de regras de decomposição e
distribuição de pedidos - Definição de regras para decomposição de um serviço
e sua posterior distribuição entre fornecedores. P7.5 - Estruturação e implementação da plataforma
- Definição de arquitetura para plataforma, bem como da elaboração de uma
prova de conceito para uso nos Demonstradores 2.0. P7.6 - Aplicação - Planejamento e aplicação da
plataforma digital nos Demonstradores 2.0, especificando o que será aplicado
em cada caso. P7.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de
estratégias para adoção efetiva da plataforma pelo setor de ferramentarias.
Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do
subprojeto. | |
P7 - Graduando ABC
|
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG) | |
|
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 20 (horas/semana) |
|
4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Estruturar uma plataforma de compras aplicável ao
setor de ferramentarias, de tal forma a aumentar a integração da cadeia
possibilitando a paralelização de trabalhos, redução de custos operacionais
das ferramentarias com gestão, redução de prazos, e viabilizando a criação de
um novo modelo de negócios para a cadeia. Deve também avaliar a viabilidade
da plataforma por meio da aplicação do conceito aos Demonstradores 2.0 para a
realização da aquisição de produtos e serviços do setor de ferramentais. A
plataforma de compras a ser utilizada será uma aplicação da plataforma
Conecta Mais já desenvolvida para a Linha IV do Rota 2030, a fim de agregar
novas funcionalidades à plataforma já existente. | |
|
5. Objetivos pretendidos: Gerar um caderno de requisitos e um plano
estratégico para a plataforma que será desenvolvida para o setor de
ferramentarias. | |
|
6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as
atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas
pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): P7.1 -Especificação de requisitos para plataforma
- Seleção dos serviços a serem oferecidos pela plataforma digital; definição
dos processos a serem implementados; levantamento de requisitos de desempenho
da plataforma, entre outros. P7.2 - Levantamento e qualificação de
fornecedores - Busca e seleção de ampla gama de fornecedores para cada
serviço a ser disponibilizado pela plataforma digital. P7.3 - Análise de viabilidade de solução -
Definição das condições mínimas para plataforma se tornar um produto viável,
incluindo modelo de negócios. P7.4 -Identificação de regras de decomposição e
distribuição de pedidos - Definição de regras para decomposição de um serviço
e sua posterior distribuição entre fornecedores. P7.5 - Estruturação e implementação da plataforma
- Definição de arquitetura para plataforma, bem como da elaboração de uma
prova de conceito para uso nos Demonstradores 2.0. P7.6 - Aplicação - Planejamento e aplicação da
plataforma digital nos Demonstradores 2.0, especificando o que será aplicado
em cada caso. P7.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de
estratégias para adoção efetiva da plataforma pelo setor de ferramentarias.
Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do
subprojeto. | |
A FapUnifesp torna público o resultado final, após a
conclusão da fase de recursos:
GRADUANDO – P7 Graduando ABC
Titular – Aprovado pela segunda opção
Álvaro Cobianchi
PÓS-DOUTORADO – P1 Pós-doc B
Titular
Luiz Alberto Paoliello Alvim
GRADUANDO – P7 Graduando ABC
Titular – Aprovado pela segunda opção
Daniele Amanda Moraes Brito
GRADUANDO – P5 Graduando CD
Titular
Marco Antônio Morato Camacho
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):
GRADUANDO – P7 Graduando ABC
TITULAR - APROVADO PELA SEGUNDA OPÇÃO
ÁLVARO COBIANCHI
PÓS-DOUTORADO – P1 Pós-doc B
TITULAR
LUIZ ALBERTO PAOLIELLO ALVIM
GRADUANDO – P7 Graduando ABC
TITULAR - APROVADA PELA SEGUNDA OPÇÃO
DANIELE AMANDA MORAES BRITO
GRADUANDO – P5 Graduando CD
TITULAR
MARCO ANTONIO MORATO CAMACHO
Convocamos os candidatos a seguir, para a fase de
entrevistas que será realizada no dia 22/07/2025 (terça-feira) os
horários especificados abaixo.
|
HORÁRIO |
CANDIDATO |
CÓDIGO DA VAGA |
|
09:15 |
ÁLVARO COBIANCHI |
P1 Aluno de Graduação A |
|
09:45 |
LUIZ ALBERTO PAOLIELLO ALVIM |
P1 Pós-doc B |
|
10:15 |
DANIELE AMANDA MORAES BRITO |
P5 Graduando AB |
|
10:45 |
MARCO ANTONIO MORATO CAMACHO |
P5 Graduando CD |
|
11:15 |
CAUE LANDI VISCONTI FERREIRA GAUZE RODRIGUES |
P5 Graduando CD |
As entrevistas serão realizadas por vídeoconferência,
através da plataforma Google Meet.
Link da videochamada: https://meet.google.com/zum-rrqe-ruw
A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas,
conforme segue:
Prorrogação do período de inscrições: até às 23h59min do dia 16/07/2025.
Adiamento do cronograma do processo
seletivo: conforme segue:
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise curricular |
Classificatória e eliminatória |
17/07/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
18/07/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
21/07/2025 a 23/07/2025 |
|
4ª fase |
Resultado preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
25/07/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
Primeiro dia útil após a data de divulgação do
resultado preliminar 28/07/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
29/07/2025 |