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Publicações

EDITAL Nº 087/2025 - UFABC - 27194*42 - Acordo de Parceria 27194.00.00/2024.02-00 - Rota 2030
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:87
Publicado em03/07/2025 às 16:29

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal do ABC, contrato nº 27194*42, processo nº 27194.00.00/2024.02-, com o objetivo de apoiar o projeto “UFABC - 27194*42 - Acordo de Parceria 27194.00.00/2024.02-00 - Rota 2030, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsista(s) para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:

 

1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Pós-doutorado (20h)

P1 - Pós-doc B

PRESENCIAL

Ver anexo I

Doutorado Completo

1 (uma)

4255,00

12(doze)

meses

Mestrando (40h)

P1 - Mestrando A

PRESENCIAL

Ver anexo I

Graduação Completa

1 (uma)

2415,00

12(doze)

meses

Mestrando (40h)

P1 - Mestrando B

PRESENCIAL

Ver anexo I

Graduação Completa

1 (uma)

2415,00

12(doze)

meses

Graduando (20h)

P1 - Aluno de Graduação A

PRESENCIAL

 Ver anexo I

Ensino Médio Completo

1 (uma)

805,00

12(doze)

meses

Bolsista de Inovação III (20h)

P4 - Bolsista Inovação III

HÍBRIDO

Ver anexo I

Mestrado completo ou doutorado em andamento

1 (uma)

2070,00

12(doze)

meses

Mestrando (40h)

P5 - Mestrando B

PRESENCIAL

Ver anexo I

Graduação Completa

1 (uma)

2415,00

12(doze)

meses

Graduando (20h)

P5 - Graduando AB

PRESENCIAL

Ver anexo I

Ensino Médio Completo

1 (uma)

805,00

12(doze)

meses

Graduando (20h)

P5 - Graduando CD

PRESENCIAL

Ver anexo I

Ensino Médio Completo

1 (uma)

805,00

12(doze)

meses

Mestrando (40h)

P7 – Mestrando A

PRESENCIAL

Ver anexo I

Graduação Completa

1 (uma)

2415,00

12(doze)

meses

Graduando (20h)

P7 - Graduando ABC

PRESENCIAL

Ver anexo I

Ensino Médio Completo

2 (duas)

805,00

12(doze)

meses

 

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1. Função Graduando (20h): Tenham concluído ou estejam cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas.

1.1.2. Função Mestrando (40h): Estejam cursando mestrado em engenharia ou áreas correlatas.

1.1.3. Função Doutorando (40h): Estejam cursando doutorado em engenharia ou áreas correlatas.

1.1.4. Função Bolsista de Inovação III (20h): Tenham Mestrado completo ou doutorado em andamento em engenharia ou áreas correlatas.

1.1.5. Função Pós-doutorado (20h): Tenham concluído doutorado em engenharia ou áreas correlatas.

1.1.6. É desejável que tenham experiência acadêmica e/ou prática em: processos de fabricação (usinagem e estampagem), ferramentaria, mapeamento de processos, especificação de requisitos para desenvolvimento de software, trabalho em equipe, simulação computacional de fluidos (CFD) e sólidos (elementos finitos, corpo-rígido), conceitos de planejamento de produção (lean manufacturing).

 

1.2. São atribuições da(os) bolsistas:

1.2.1. Realização das atividades especificadas para cada bolsa de acordo com o Plano de Trabalho dos Bolsistas enviado para a FUNDEP (Anexo I).

1.2.2. Participação em visitas técnicas a empresas e instituições parceiras do projeto de pesquisa.

1.2.3. Participação em reuniões e eventos de divulgação do projeto de pesquisa.

1.2.4. Organização do espaço de trabalho.

1.2.5. Elaboração de relatórios técnicos, artigos científicos, manuais, documentos e apresentações relativos às atividades desenvolvidas no projeto.

1.2.6. Atividades não previstas neste edital, mas que estejam relacionadas à temática do problema e sejam relevantes para o bom andamento do projeto.

1.3. Serão disponibilizadas 11(onze) vagas. 


2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas de graduação e pós-doutorado (20h) deverão dedicar 20 horas semanais.

2.2. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado (40h) deverão dedicar 40 horas semanais.

2.3. As atividades deverão ser realizadas de presencial ou híbrida, conforme a descrição no quadro 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS

2.4. Caso o(a) bolsista de mestrado ou doutorado já possua bolsas de estudos que já possuam para mestrado e doutorado provenientes de outros órgãos de fomento (CAPES, CNPQ etc.), deverá ser verificado junto às instituições a autorização para o acúmulo de bolsas.

2.5. Para a realização das atividades de trabalho será seguido um código de vestimenta similar aos ambientes corporativos e industriais.

2.6. Caso haja necessidade de utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) o(a) bolsista será informado(a) com antecedência, e caso o projeto não consiga disponibilizar estes itens, há a possibilidade de que o bolsista deva adquiri-los com seus próprios recursos.


3.DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3. 2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 04/07/2025 e as 23h59min do dia 11/07/2025. Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o horário estipulado (23h59min).

3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para andre.l@ufabc.edu.br, cesar.freire@ufabc.edu.br e ugo.ibusuki@ufabc.edu.br de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).

3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.

3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.

3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (087/2025) e o CÓDIGO DA VAGA de interesse.

3.3. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

3.4. O candidato poderá concorrer a mais de 1 (uma) vaga devendo indicar, no corpo do e-mail, a ordem de preferência.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1. 1 (uma) bolsa mensal no valor apresentado do quadro 1. Descrição de vagas, conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de agosto/2025 a julho/2026.

4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).

4.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.


5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação as a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

12/07/2025 a 14/07/2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

15/07/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

16/07/2025 a 22/07/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

24/07/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

25/07/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

28/07/2025

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 12 (doze) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 01/08/2025 e término em 31/07/2026, condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETOUFABC - 27194*42 - Acordo de Parceria 27194.00.00/2024.02-00 - Rota 2030, EDITAL N° 087/2025

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especicados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: andre.l@ufabc.edu.br, cesar.freire@ufabc.edu.br e ugo.ibusuki@ufabc.edu.br.

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

9.4.1. A solicitação da carta deverá ser enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da UFABC e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

 

 

ANEXO I

P1: Padronização de componentes e processos de fabricação

P1 - Mestrando A

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM)

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais.

5. Objetivos pretendidos:

Criar padronização para componentes comuns (standard) das ferramentas de estampagem.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P1.1 - Elaboração de lista dos componentes para padronização.

P1.2 - Identificação de semelhanças entre os padrões utilizados pelas montadoras no Brasil e definição de um conjunto de opções candidatas a padrão, além da identificação de um conjunto de fornecedores nacionais.

P1.3 - Avaliação e seleção dos padrões a serem adotados pelo setor, por consenso entre as montadoras.

P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0.

P1.8 - Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto.

 

P1 - Graduando A

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais.

5. Objetivos pretendidos:

Criar padronização para componentes comuns (standard) das ferramentas de estampagem.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P1.1 - Elaboração de lista dos componentes para padronização.

P1.2 - Identificação de semelhanças entre os padrões utilizados pelas montadoras no Brasil e definição de um conjunto de opções candidatas a padrão, além da identificação de um conjunto de fornecedores nacionais.

P1.3 - Avaliação e seleção dos padrões a serem adotados pelo setor, por consenso entre as montadoras.

P1.4 - Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem; analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes, avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos, desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão padronizados com base nos critérios disponíveis.

P1.5 - Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de superfície.

P1.6 - Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo de processo padronizado.

P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0.

P1.8 - Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto.

 

P1 - Pós-doc B

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Pós-doutorado

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais.

5. Objetivos pretendidos:

Criar padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais de estampagem.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P1.1 - Elaboração de lista dos componentes para padronização.

P1.2 - Identificação de semelhanças entre os padrões utilizados pelas montadoras no Brasil e definição de um conjunto de opções candidatas a padrão, além da identificação de um conjunto de fornecedores nacionais.

P1.3 - Avaliação e seleção dos padrões a serem adotados pelo setor, por consenso entre as montadoras.

P1.4 - Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem; analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes, avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos, desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão padronizados com base nos critérios disponíveis.

P1.5 - Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de superfície.

P1.6 - Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo de processo padronizado.

P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0.

P1.8 - Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto.

 

 

P1 - Mestrando B

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM)

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Pesquisar componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais.

5. Objetivos pretendidos:

Criar padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais de estampagem.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P1.4 - Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem; analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes, avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos, desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão padronizados com base nos critérios disponíveis.

P1.5 - Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de superfície.

P1.6 - Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo de processo padronizado.

P1.7 - Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0.

P1.8 - Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto.

 

 P4: Montagem 

P4 - Bolsista Inovação III

 

1. Modalidade da bolsa: Incentivo a Inovação III

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Realizar o desenvolvimento da bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos

5. Objetivos pretendidos:

Desenvolvimento da bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos a fim de ajudar o operador no sequenciamento da operação de montagem evitando erros e aumentando a qualidade da operação

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P6.1 - Levantamento das melhores práticas de sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos

P6.2 - Desenvolvimento de sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos

P6.3 - Implementação de sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos

P6.4 -  Elaboração de testes e validação final de sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos.

 

 

 


P5: Monitoramento

 P5 - Mestrando B

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM)

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Incorporar soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in), solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do ferramental.

5. Objetivos pretendidos:

Avaliar o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das simulações nos ferramentais que serão construídos.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P5.1 -Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos demonstradores de estampagem.

P5.2 - Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores de estampagem.

P5.4 -Simulação de refrigeração de ferramentas - Realização de simulação computacional para avaliar estratégias de refrigeração das superfícies das ferramentas de estampagem.

P5.6 - Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0.

P5.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva do conhecimento pelo setor de ferramentarias.

 


P5 - Graduando AB

 

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Incorporar soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in), solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do ferramental.

5. Objetivos pretendidos:

Avaliar o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das simulações nos ferramentais que serão construídos.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P5.1 -Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos demonstradores de estampagem.

P5.2 - Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores de estampagem.

P5.3 - Simulação de saída de retalhos - Realização de simulações virtuais para analisar o sistema de saída de retalho das ferramentas de estampagem em ritmo de produção.

P5.6 - Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0.

P5.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva do conhecimento pelo setor de ferramentarias.

 


 

P5 - Graduando CD

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Incorporar soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in), solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do ferramental.

5. Objetivos pretendidos:

Avaliar o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das simulações nos ferramentais que serão construídos.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P5.1 -Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos demonstradores de estampagem.

P5.2 - Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores de estampagem.

P5.4 -Simulação de refrigeração de ferramentas - Realização de simulação computacional para avaliar estratégias de refrigeração das superfícies das ferramentas de estampagem.

P5.6 - Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto, construção e try-out de cada Demonstrador 2.0.

P5.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva do conhecimento pelo setor de ferramentarias.

 

P7: Plataforma digital

 P7 – Mestrando A

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM)

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 40 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Estruturar uma plataforma de compras aplicável ao setor de ferramentarias, de tal forma a aumentar a integração da cadeia possibilitando a paralelização de trabalhos, redução de custos operacionais das ferramentarias com gestão, redução de prazos, e viabilizando a criação de um novo modelo de negócios para a cadeia. Deve também avaliar a viabilidade da plataforma por meio da aplicação do conceito aos Demonstradores 2.0 para a realização da aquisição de produtos e serviços do setor de ferramentais. A plataforma de compras a ser utilizada será uma aplicação da plataforma Conecta Mais já desenvolvida para a Linha IV do Rota 2030, a fim de agregar novas funcionalidades à plataforma já existente.

5. Objetivos pretendidos:

Gerar um caderno de requisitos e um plano estratégico para a plataforma que será desenvolvida para o setor de ferramentarias.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P7.1 -Especificação de requisitos para plataforma - Seleção dos serviços a serem oferecidos pela plataforma digital; definição dos processos a serem implementados; levantamento de requisitos de desempenho da plataforma, entre outros.

P7.2 - Levantamento e qualificação de fornecedores - Busca e seleção de ampla gama de fornecedores para cada serviço a ser disponibilizado pela plataforma digital.

P7.3 - Análise de viabilidade de solução - Definição das condições mínimas para plataforma se tornar um produto viável, incluindo modelo de negócios.

P7.4 -Identificação de regras de decomposição e distribuição de pedidos - Definição de regras para decomposição de um serviço e sua posterior distribuição entre fornecedores.

P7.5 - Estruturação e implementação da plataforma - Definição de arquitetura para plataforma, bem como da elaboração de uma prova de conceito para uso nos Demonstradores 2.0.

P7.6 - Aplicação - Planejamento e aplicação da plataforma digital nos Demonstradores 2.0, especificando o que será aplicado em cada caso.

P7.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva da plataforma pelo setor de ferramentarias. Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto.

 


P7 - Graduando ABC

1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG)

2. Duração da bolsa: 12 (meses)

3. Dedicação: 20 (horas/semana)

4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido:

Estruturar uma plataforma de compras aplicável ao setor de ferramentarias, de tal forma a aumentar a integração da cadeia possibilitando a paralelização de trabalhos, redução de custos operacionais das ferramentarias com gestão, redução de prazos, e viabilizando a criação de um novo modelo de negócios para a cadeia. Deve também avaliar a viabilidade da plataforma por meio da aplicação do conceito aos Demonstradores 2.0 para a realização da aquisição de produtos e serviços do setor de ferramentais. A plataforma de compras a ser utilizada será uma aplicação da plataforma Conecta Mais já desenvolvida para a Linha IV do Rota 2030, a fim de agregar novas funcionalidades à plataforma já existente.

5. Objetivos pretendidos:

Gerar um caderno de requisitos e um plano estratégico para a plataforma que será desenvolvida para o setor de ferramentarias.

6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):

P7.1 -Especificação de requisitos para plataforma - Seleção dos serviços a serem oferecidos pela plataforma digital; definição dos processos a serem implementados; levantamento de requisitos de desempenho da plataforma, entre outros.

P7.2 - Levantamento e qualificação de fornecedores - Busca e seleção de ampla gama de fornecedores para cada serviço a ser disponibilizado pela plataforma digital.

P7.3 - Análise de viabilidade de solução - Definição das condições mínimas para plataforma se tornar um produto viável, incluindo modelo de negócios.

P7.4 -Identificação de regras de decomposição e distribuição de pedidos - Definição de regras para decomposição de um serviço e sua posterior distribuição entre fornecedores.

P7.5 - Estruturação e implementação da plataforma - Definição de arquitetura para plataforma, bem como da elaboração de uma prova de conceito para uso nos Demonstradores 2.0.

P7.6 - Aplicação - Planejamento e aplicação da plataforma digital nos Demonstradores 2.0, especificando o que será aplicado em cada caso.

P7.7 - Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva da plataforma pelo setor de ferramentarias. Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto.

 

 

29/07/2025 às 10:25
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após a conclusão da fase de recursos:

GRADUANDO – P7 Graduando ABC

Titular – Aprovado pela segunda opção

Álvaro Cobianchi

PÓS-DOUTORADO – P1 Pós-doc B

Titular

Luiz Alberto Paoliello Alvim

GRADUANDO – P7 Graduando ABC

Titular – Aprovado pela segunda opção

Daniele Amanda Moraes Brito

GRADUANDO – P5 Graduando CD

Titular

Marco Antônio Morato Camacho 

25/07/2025 às 12:10
Resultado Preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):

GRADUANDO – P7 Graduando ABC

TITULAR - APROVADO PELA SEGUNDA OPÇÃO

ÁLVARO COBIANCHI

PÓS-DOUTORADO – P1 Pós-doc B

TITULAR

LUIZ ALBERTO PAOLIELLO ALVIM

GRADUANDO – P7 Graduando ABC

TITULAR - APROVADA PELA SEGUNDA OPÇÃO

DANIELE AMANDA MORAES BRITO

GRADUANDO – P5 Graduando CD

TITULAR 

MARCO ANTONIO MORATO CAMACHO

18/07/2025 às 17:18
Convocação para Entrevista

Convocamos os candidatos a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 22/07/2025 (terça-feira) os horários especificados abaixo.

 

HORÁRIO

CANDIDATO

CÓDIGO DA VAGA

09:15

ÁLVARO COBIANCHI

P1 Aluno de Graduação A

09:45

LUIZ ALBERTO PAOLIELLO ALVIM

P1 Pós-doc B

10:15

DANIELE AMANDA MORAES BRITO

P5 Graduando AB

10:45

MARCO ANTONIO MORATO CAMACHO

P5 Graduando CD

11:15

CAUE LANDI VISCONTI FERREIRA GAUZE RODRIGUES

P5 Graduando CD

 

As entrevistas serão realizadas por vídeoconferência, através da plataforma Google Meet.

Link da videochamada: https://meet.google.com/zum-rrqe-ruw

 

14/07/2025 às 15:45
Prorrogação das Inscrições e Alteração do Cronograma do Processo Seletivo

A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas, conforme segue:

Prorrogação do período de inscrições: até às 23h59min do dia 16/07/2025. 

Adiamento do cronograma do processo seletivo: conforme segue:

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

17/07/2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

18/07/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

21/07/2025 a

23/07/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

25/07/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

Primeiro dia útil após a data de divulgação do resultado preliminar 28/07/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

29/07/2025

 

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