A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, contrato nº 5900.0113062.19.4 processo
nº SEI: 23089.102938/2019-54 com o objetivo de apoiar o projeto “Monitoramento de Invertebrados, Peixes e Fatores
Abióticos no Ambiente Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes.”, torna pública a
abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico
ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DAS VAGAS
|
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
|
Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa |
TEC_PESQ |
Presencial |
Auxiliar no preparo das campanhas de
levantamento de dados; Auxiliar no uso e manutenção dos
instrumentos oceanográficos e auxiliar nos procedimentos de calibração dos
instrumentos ópticos de campo com ajuda de instrumentos de bancada do
Laboratório Aquarela do Centro de Biologia Marinha da USP, que incluem espectrofotômetros
e fluorímetros; Auxiliar na curadoria dos dados de variáveis
abióticas obtidos durante o projeto bem como eventuais bases de dados
complementares; Auxiliar na análise das variáveis ópticas
obtidas e se familiarizar com os programas de aquisição e processamento de
dados e com a revisão de seus protocolos; Produzir relatórios nas frequências
solicitadas, conforme demanda da coordenação do projeto; Produzir textos de divulgação científica
sobre as variáveis abióticas; Cumprir o trabalho na modalidade presencial. |
Graduação completa em Ciências do Mar,
Oceanografia, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais ou área afins. |
1(uma) |
R$ 2.660,00 |
6 (seis) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1.
Tenha
1.1.2.
Tenha
1.1.3.
1.1.4.
Tenha
1.1.5.
A(O) candidata(o) deve estar disposta(o) a residir nas proximidades do
município de São Sebastião.
1.2.
São atribuições da(os) bolsistas:
1.2.1.
Executar um plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as
atividades do projeto;
1.2.2.
Auxiliar no preparo das campanhas de levantamento de dados;
1.2.3.
Auxiliar no uso e manutenção dos instrumentos oceanográficos e auxiliar nos
procedimentos de calibração dos instrumentos ópticos de campo com ajuda de
instrumentos de bancada do Laboratório Aquarela do Centro de Biologia Marinha
da USP, que incluem espectrofotômetros e fluorímetros.
1.2.4.
Auxiliar na curadoria dos dados de variáveis abióticas obtidos durante o
projeto bem como eventuais bases de dados complementares;
1.2.5.
Auxiliar na análise das variáveis ópticas obtidas e se familiarizar com os
programas de aquisição e processamento de dados e com a revisão de seus
protocolos;
1.2.6.
Produzir relatórios nas frequências solicitadas, conforme demanda da
coordenação do projeto;
1.2.7.
Produzir textos de divulgação científica sobre as variáveis abióticas;
1.2.8.
Cumprir o trabalho na modalidade presencial.
1.3.
Será disponibilizada 01 (uma) vaga.
2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas a(o) bolsista deverá dedicar
30 horas semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma presencial no Centro de
Biologia Marinha da Universidade de São Paulo, localizado em São Sebastião, SP.
3.DAS
INSCRIÇÕES
3.1. Antes de
realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra
instituição, deverá:
3.1.1. Verificar junto à referida
instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2. Certificar-se de ter
disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na
cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO
PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3. 2.
O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 21/07/2025
e as
23h59min do dia 25/07/2025. Somente serão consideradas válidas, as
candidaturas recebidas até o horário estipulado (23h59min).
3.2.1.
Para efetivar a inscrição será
necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia
para ciottiam@gmail.com de comprovante de escolaridade,
currículo lates e/ou
vitae e Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser
enviados em pdf).
3.2.1.1.
A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a)
candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.
3.2.1.2.
Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na
vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que
entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (094/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3. A não apresentação da
documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1.
Será atribuída, conforme
especificado:
4.1.1
Bolsista de Apoio a Pesquisa.
4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor deR$
2.660,00 (dois mil, seiscentos e sessenta reais), conforme aprevisão orçamentária destinada para esta finalidade, por 6(seis) meses, correspondente ao
período de agosto/2025 a janeiro/2026.
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.3. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO
PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma
virtual/eletrônica pela plataforma Google Meet.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória
e eliminatória |
28/07/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e
Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
28/07/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória
e eliminatória |
29/07/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos
candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
29/07/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de
reconsideração do resultado preliminar |
Primeiro dia
útil após a data de divulgação do resultado preliminar 30/07/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da
listagem final de candidatos aprovados |
31/07/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido por 6 (seis) meses, contados a partir da data
de publicação deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da
bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos
financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador,
hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido
neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 01/08/2025 e término em 31/01/2026,
condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do
Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Monitoramento de
Invertebrados, Peixes e Fatores Abióticos no Ambiente Marinho do Arquipélago
dos Alcatrazes.”, EDITAL N° 094/2025.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9. DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) como Titular deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que
será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do
Termo, logo após a publicação do Resultado Final, o(a) candidato(a) aprovado(a)
como Titular, deverá providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail
do Projeto: fmotta@unifesp.br.
9.3. É obrigatório que a
conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
9.4.1. A solicitação da carta deverá ser
enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br,
acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2.
A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE
DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após
conclusão da fase de recursos:
Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa– TEC_PESQ
Titular
Carolina Yumi Kian
Suplentes
1ª Tayná Lopes Florentino Pereira
2ª Gracielle Dorte dos Santos
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):
Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa– TEC_PESQ
Titular
Carolina Yumi Kian
Suplentes
1ª Tayná Lopes Florentino Pereira
2ª Gracielle Dorte dos Santos
NÃO COMPARECEU(RAM) À ENTREVISTA:
Ana Luíza Moraes Mascarenhas
Convocamos as candidatas a seguir, para a fase de
entrevistas que será realizada no dia 29/07/2025, nos horários
especificados.
As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência,
através da plataforma Google Meet:
08h:00min - Carolina Yumi Kian
Link da videochamada: https://meet.google.com/tjr-eafu-nfe
09h:00min - Ana Luiza Mascarenhas
Link da videochamada: https://meet.google.com/zyf-rjgu-zeh
10h:00min - Tayná Lopes Florentino Pereira
Link da videochamada: https://meet.google.com/svi-rcso-bjk
11h:00min - Gracielle Dorte dos Santos
Link da videochamada: https://meet.google.com/yuv-yjcy-mno