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EDITAL N° 094/2025 – PROJETO" Monitoramento de Invertebrados, Peixes e Fatores Abióticos no Ambiente Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes.
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:094
Publicado em18/07/2025 às 16:41

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, contrato nº 5900.0113062.19.4 processo nº SEI: 23089.102938/2019-54 com o objetivo de apoiar o projeto “Monitoramento de Invertebrados, Peixes e Fatores Abióticos no Ambiente Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes.”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:

 

1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa  

TEC_PESQ

Presencial

Executar um plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as atividades do projeto;

Auxiliar no preparo das campanhas de levantamento de dados;

Auxiliar no uso e manutenção dos instrumentos oceanográficos e auxiliar nos procedimentos de calibração dos instrumentos ópticos de campo com ajuda de instrumentos de bancada do Laboratório Aquarela do Centro de Biologia Marinha da USP, que incluem espectrofotômetros e fluorímetros;

Auxiliar na curadoria dos dados de variáveis abióticas obtidos durante o projeto bem como eventuais bases de dados complementares;

Auxiliar na análise das variáveis ópticas obtidas e se familiarizar com os programas de aquisição e processamento de dados e com a revisão de seus protocolos;

Produzir relatórios nas frequências solicitadas, conforme demanda da coordenação do projeto;

Produzir textos de divulgação científica sobre as variáveis abióticas;

Cumprir o trabalho na modalidade presencial.

Graduação completa em Ciências do Mar, Oceanografia, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais ou área afins.

 

1(uma)

R$ 2.660,00

6 (seis)

meses

 

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1. Tenham graduação completa em Ciências do Mar, Oceanografia, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais ou área afins.

1.1.2. Tenham experiência comprovada com o uso de instrumentação para medidas oceanográficas e trabalho embarcado, fluência em curadoria desses dados utilizando planilhas, e noções de programação em R ou Python. É desejável, mas não constitui pré-requisito, que a(o) candidata(o) tenha bom conhecimento da língua inglesa.

1.1.3. Tenham experiencia comprovada na elaboração de textos de divulgação cientifica.

1.1.4. Tenham condições de trabalho embarcado e em laboratório.

1.1.5. A(O) candidata(o) deve estar disposta(o) a residir nas proximidades do município de São Sebastião.

 

1.2. São atribuições da(os) bolsistas:

1.2.1. Executar um plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as atividades do projeto;

1.2.2. Auxiliar no preparo das campanhas de levantamento de dados;

1.2.3. Auxiliar no uso e manutenção dos instrumentos oceanográficos e auxiliar nos procedimentos de calibração dos instrumentos ópticos de campo com ajuda de instrumentos de bancada do Laboratório Aquarela do Centro de Biologia Marinha da USP, que incluem espectrofotômetros e fluorímetros.

1.2.4. Auxiliar na curadoria dos dados de variáveis abióticas obtidos durante o projeto bem como eventuais bases de dados complementares;

1.2.5. Auxiliar na análise das variáveis ópticas obtidas e se familiarizar com os programas de aquisição e processamento de dados e com a revisão de seus protocolos;

1.2.6. Produzir relatórios nas frequências solicitadas, conforme demanda da coordenação do projeto;

1.2.7. Produzir textos de divulgação científica sobre as variáveis abióticas;

1.2.8. Cumprir o trabalho na modalidade presencial.

 

1.3. Será disponibilizada 01 (uma) vaga.

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas a(o) bolsista deverá dedicar 30 horas semanais.

2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma presencial no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo, localizado em São Sebastião, SP.

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3. 2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 21/07/2025 e as 23h59min do dia 25/07/2025.  Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o horário estipulado (23h59min).

3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para ciottiam@gmail.com de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).

3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.

3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.

3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (094/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.3. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1 Bolsista de Apoio a Pesquisa.

4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor deR$ 2.660,00 (dois mil, seiscentos e sessenta reais), conforme aprevisão orçamentária destinada para esta nalidade, por 6(seis) meses, correspondente ao período de agosto/2025 a janeiro/2026.

4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).

4.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação as a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.        

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica pela plataforma Google Meet.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

28/07/2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

28/07/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

29/07/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

29/07/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

Primeiro dia útil após a data de divulgação do resultado preliminar

30/07/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

31/07/2025

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 6 (seis) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 01/08/2025 e término em 31/01/2026, condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO “Monitoramento de Invertebrados, Peixes e Fatores Abióticos no Ambiente Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes.”, EDITAL N° 094/2025.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especicados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) como Titular deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, o(a) candidato(a) aprovado(a) como Titular, deverá providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: fmotta@unifesp.br.

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

9.4.1. A solicitação da carta deverá ser enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

 

31/07/2025 às 10:37
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos:

Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa– TEC_PESQ

Titular

Carolina Yumi Kian

Suplentes

1ª Tayná Lopes Florentino Pereira

2ª Gracielle Dorte dos Santos

29/07/2025 às 15:27
Resultado Preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):

Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa– TEC_PESQ

Titular

Carolina Yumi Kian  

Suplentes

1ª Tayná Lopes Florentino Pereira  

2ª Gracielle Dorte dos Santos 

NÃO COMPARECEU(RAM) À ENTREVISTA:

Ana Luíza Moraes Mascarenhas

28/07/2025 às 13:12
Convocação para Entrevista

Convocamos as candidatas a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 29/07/2025, nos horários especificados.

As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet: 

08h:00min - Carolina Yumi Kian  

Link da videochamada: https://meet.google.com/tjr-eafu-nfe 

09h:00min - Ana Luiza Mascarenhas  

Link da videochamada: https://meet.google.com/zyf-rjgu-zeh 

10h:00min - Tayná Lopes Florentino Pereira  

Link da videochamada: https://meet.google.com/svi-rcso-bjk

11h:00min - Gracielle Dorte dos Santos

Link da videochamada:  https://meet.google.com/yuv-yjcy-mno

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