A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp,
contratada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB,
Contrato nº 076645/2024, com o objetivo
de apoiar o projeto “Avaliação
ecotoxicológica de amostras ambientais e efluentes”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico
ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DAS VAGAS
|
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
|
Bolsista BIÓLOGO I
(GRADUADO) |
BOL_BIOG I_ECOTOX |
PRESENCIAL |
Executar um
plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as atividades do
projeto; Analisar
amostras de água superficial, substância química, sedimento e efluente no
contexto do projeto; Aplicar
técnicas de controle de qualidade analítica. Organizar e
tratar dados Auxiliar e
conduzir a produção de relatórios esporádicos e/ou quando solicitado,
conforme demanda da equipe do projeto; Auxiliar,
organizar e conduzir as atividades e manutenções rotineiras, inclusive as
relacionadas aos cultivos de organismos aquáticos, do Laboratório de
Ecotoxicologia Aquática. |
Graduação em
Ciências Biológicas ou Biologia; Experiência
acadêmica e/ou prática na manutenção e
cultivo de organismos aquáticos utilizados em ensaios ecotoxicológicos. É
desejável experiência prévia com ensaios com efluentes, substâncias químicas,
sedimento ou água superficial com organismos aquáticos; Tenham bom
domínio do pacote office, incluindo gestão de planilhas; Disponibilidade
de residir em São Paulo (SP). |
01 (uma) |
R$ 3.610,92 |
12 (doze) meses |
|
Bolsista BIÓLOGO II
(MESTRADO COMPLETO |
BOL_BIOG II-ECOTOX |
PRESENCIAL |
Executar um plano de trabalho de apoio à
pesquisa em consonância com as atividades do projeto; Analisar amostras de água superficial,
substância química, sedimento e efluente no contexto do projeto; Aplicar técnicas de controle de qualidade
analítica. Organizar e tratar dados Auxiliar e conduzir a produção de relatórios
esporádicos e/ou quando solicitado, conforme demanda da equipe do projeto; Auxiliar, organizar e conduzir as atividades
e manutenções rotineiras, inclusive as relacionadas aos cultivos de
organismos aquáticos, do Laboratório de Ecotoxicologia Aquática. |
Graduação em
Ciências Biológicas ou Biologia e Mestrado/Doutorado concluído em
Ecotoxicologia ou área equivalente. Experiência
acadêmica e/ou prática em Manutenção e
cultivo de organismos aquáticos utilizados em ensaios ecotoxicológicos.
Experiência prévia comprovada, na execução de ensaios com efluentes,
substâncias químicas, sedimento ou com água superficial utilizando organismos
aquáticos; É desejável,
mas não constitui pré-requisito, que o candidato tenha experiência com ensaio
de Avaliação e Identificação da Toxicidade com efluentes, sedimento e água
superficial; Tenha bom
domínio do pacote Office, incluindo gestão de planilhas; Disponibilidade
de residir em São Paulo (SP). |
01 (uma) |
R$4.822,25 |
12 (doze) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1.
Bolsista Biólogo I
1.1.1.1.
Tenham Graduação em Ciências Biológicas ou Biologia;
1.1.1.2.
Tenham experiência acadêmica e/ou prática em:
1.1.1.3.
São atribuições da(os) bolsistas:
1.1.1.4.
Será disponibilizada 01 (uma) vaga.
1.1.2.
Bolsista Biólogo II
1.1.2.1.
Tenham Graduação em Ciências Biológicas ou Biologia e Mestrado/Doutorado: em
Ecotoxicologia ou área equivalente.
1.1.2.2.
Tenham experiência acadêmica e/ou prática em:
· Manutenção e cultivo de organismos aquáticos
utilizados em ensaios ecotoxicológicos. Experiência prévia comprovada, na
execução de ensaios com efluentes, substâncias químicas, sedimento ou com água
superficial utilizando organismos aquáticos;
· É desejável, mas não constitui pré-requisito,
que o candidato tenha experiência com ensaio de Avaliação e Identificação da
Toxicidade com efluentes, sedimento e água superficial;
· Tenha bom domínio do pacote Office, incluindo
gestão de planilhas;
· Disponibilidade de residir em São Paulo (SP).
1.1.2.3.
São atribuições das(os) bolsistas:
1.1.2.4.
Será disponibilizada 01 (uma) vaga.
2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES/LOCALIDADE DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS
2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar
40 (quarenta) horas semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma presencial.
2.3. As atividades presenciais
deverão ser realizadas na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo.
2.4. O(a) bolsista que precisar se
deslocar para realizar as atividades presenciais, não terá nenhuma
despesa custeada pelo projeto.
3.DAS
INSCRIÇÕES
3.1. Antes de
realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra
instituição, deverá:
3.1.1. Verificar junto à referida
instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2. Certificar-se de ter
disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na
cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO
PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3. 2.
O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do 04/08/2025 e as 23h59min do dia
08/08/2025. Somente serão consideradas válidas, as
candidaturas recebidas até o horário estipulado (23h59min).
3.2.1.
Para efetivar a inscrição será necessário
o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia
para elhe_cetesb@sp.gov.br de comprovante de
escolaridade, currículo lates e/ou
vitae e Carta de manifestação de interesse, em
que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser
enviados como arquivos independentes, em pdf,
nomeados conforme disposto – CV – Carta de Intenção – Comprovante da
escolaridade exigida).
3.2.1.1.
A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a)
candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.
3.2.1.2.
Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na
vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que
entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (100/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3. A não apresentação da
documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
3.4. Os candidatos só poderão se
inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1.
Será atribuída, conforme
especificado:
4.1.1.1. 01 (uma) bolsa mensal no valor de R$
3.610,92 (três mil seiscentos e dez reais e noventa e dois centavos) conforme
previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses,
correspondente ao período de 01/09/2025 a 31/08/2026.
4.1.2. Bolsista Biólogo II
4.1.2.1. 01 (uma) bolsa mensal no valor de R$
4.822,25 (quatro mil oitocentos e vinte e dois reais e vinte e cinco centavos)
conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze)
meses, correspondente ao período de 01/09/2025 a 31/08/2026.
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.3. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO
PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma
presencial.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
11/08/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
15/08/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
18/08/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
20/08/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
21/08/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
22/08/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 12 (doze) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da
bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos
financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador,
hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido
neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 01/09/2025
e término em 31/08/2026, condicionado à liberação do recurso financeiro por
parte do financiador do Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Avaliação
ecotoxicológica de amostras ambientais e efluentes”, EDITAL N° 100/2025.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9. DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. Os(as)
candidatos(as) selecionados(as) como Titular(es) deverá(ão) assinar Termo de
Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do
Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as) como Titular(es), deverão providenciar a documentação, as
declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: elhe_cetesb@sp.gov.br
9.3. É obrigatório que a
conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
9.4.1. A solicitação da carta deverá ser
enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante
de endereço atualizado.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2.
A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7.
Os candidatos que forem aprovados como suplentes ou cadastro reserva deverão
acompanhar, com frequência, a aba “Etapas” do Edital, bem como a caixa de
entrada do e-mail informado no ato da inscrição, para verificar eventual
convocação.
10.8. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE
DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão
da fase de recursos:
TITULAR
Beatriz Sandes de Carvalho
SUPLENTE
Gabriel Aparecido dos Santos
Bolsista BIÓLOGO II (MESTRADO COMPLETO - BOL_BIOG
II-ECOTOX
TITULAR
Amanda Ribeiro Rosa
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):
Bolsista BIÓLOGO I (GRADUADO) - BOL_BIOG
I_ECOTOX
TITULAR
Beatriz Sandes de Carvalho
SUPLENTE
Gabriel Aparecido dos Santos
NÃO COMPARECERAM À ENTREVISTA:
Sara Alves Mota
Ana Carolina Moda Vieira da Paixão
Bolsista BIÓLOGO II (MESTRADO COMPLETO - BOL_BIOG
II-ECOTOX
TITULAR
Amanda Ribeiro Rosa
NÃO COMPARECEU À ENTREVISTA
Aline Vecchio Alves
Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase
de entrevistas que será realizada no dia 18/08/2025, nos horários
especificados.
As entrevistas serão realizadas no endereço abaixo:
Av. Prof. Frederico Hermann Jr. 345 - Alto de Pinheiros -
São Paulo, SP - Prédio 5, sala 12 A
Procurar por Lucy Ogura - Ramal 3558
Bolsista BIÓLOGO I (GRADUADO) – BOL_BIOG I_ECOTOX
08h:00min - Beatriz
Sandes de Carvalho
09h:00min - Gabriel Aparecido
dos Santos
14h:00min - Sara Alves Mota
15h:00min - Ana Carolina Moda
Vieira da Paixão
Bolsista BIÓLOGO II (MESTRADO COMPLETO) – BOL_BIOG II-ECOTOX
10h:00min - Aline
Vecchio Alves
11h:00min - Amanda
Ribeiro Rosa
A FapUnifesp torna pública a alteração ocorrida,
conforme segue:
Prorrogação do período de inscrições, até às
23h59min do dia 13/08/2025.