A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo–FapUnifesp, contratada
pela Universidade Federal de São
Paulo-Unifesp, contrato 0050.0128797.24.9,
processo nº 23089.029307/2024-41, com o objetivo
de apoiar o projeto “Modelagem Ecossistêmica da Margem
Continental Brasileira Integração Estatística do PCRFZA”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico
ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DAS VAGAS
|
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
|
Bolsista de Pesquisa e Inovação – Ciência
da Computação |
PESQ_INOV |
Presencial
IO-USP (São Paulo), Unifesp (Santos) ou (São
José dos Campos), conforme preferência do(a) candidato(a) |
Apoiar o desenvolvimento da arquitetura do
Sistema SimDCO, um repositório de modelos preditivos aplicados a dados
costeiros e oceânicos integrado na infraestrutura da Petrobras.
Estruturar a organização, versionamento e
validação dos modelos a serem integrados ao sistema.
Desenvolver workflows automatizados para
execução controlada dos modelos e geração de saídas georreferenciadas.
Auxiliar na integração do sistema ao
ambiente corporativo da Petrobras, garantindo segurança, rastreabilidade e
interoperabilidade |
Graduando em Ciência da Computação ou áreas
afins, com doutorado concluído ou experiência profissional equivalente.
Capacidade para garantir o cumprimento de
políticas de segurança corporativa e procedimentos de TI, garantindo
conformidade com regras de segurança, privacidade, integridade de dados e
processos internos vinculados ao Projeto, visando dar garantia de que todos
os dados e o sistema a ser desenvolvido estejam em conformidade com normas
legais e políticas corporativas. Ter sólido domínio em arquitetura e
desenvolvimento de sistemas para processamento científico e de dados. Ter capacidade de observância de diretrizes
de desenvolvimento: processos de validação, documentação detalhada e
rastreabilidade de alterações.
Dominar boas práticas de reprodutibilidade
e interoperabilidade: uso de containers, versionamento de código, dados e
modelos, além de documentação robusta.
Conhecer boas práticas de implementação de
pipelines de CI/CD, especialmente do Git Actions, aplicados a modelos,
garantindo integração e entrega contínuas de novas versões, bem como a
execução controlada e validação automatizada de dados/modelos.
Ter experiência com frameworks web e
bibliotecas de visualização para dashboards (Dash, Plotly, Shiny) e
bibliotecas gráficas (D3.js, Plotly), para ser utilizadas na visualização
científica.
Esperada habilidade no desenvolvimento de
gráficos, tabelas e mapas interativos (preferencialmente usando Python/R
integrados ao ArcGIS). |
01 (uma) + Cadastro reserva |
R$ 6.691,21 |
12 (doze) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1.
Bolsista de Pesquisa e Inovação – Ciência da Computação
1.1.1.2.
Capacidade para garantir o cumprimento das políticas de segurança corporativa e
procedimentos de TI, garantindo conformidade com regras de segurança,
privacidade, integridade de dados e processos internos vinculados ao Projeto, visando
dar garantia de que todos os dados e o sistema a ser desenvolvido estejam em
conformidade com normas legais e políticas corporativas.
1.1.1.3.
Ter sólido domínio em arquitetura e desenvolvimento de sistemas para
processamento científico e de dados.
1.1.1.4.
Ter capacidade de observância de diretrizes de desenvolvimento: processos de
validação, documentação detalhada e rastreabilidade de alterações.
1.1.1.5.
Dominar boas práticas de reprodutibilidade e interoperabilidade: uso de
containers, versionamento de código, dados e modelos, além de documentação
robusta.
1.1.1.6.
Conhecer boas práticas de implementação de pipelines de CI/CD, especialmente do
Git Actions, aplicados a modelos, garantindo integração e entrega contínuas de
novas versões, bem como a execução controlada e validação automatizada de
dados/modelos.
1.1.1.7.
Ter experiência com frameworks web e bibliotecas de visualização para
dashboards (Dash, Plotly, Shiny) e bibliotecas gráficas (D3.js, Plotly), para
ser utilizadas na visualização científica. Esperada habilidade no
desenvolvimento de gráficos, tabelas e mapas interativos (preferencialmente
usando Python/R integrados ao ArcGIS).
1.2.
São atribuições da(os) bolsistas:
1.2.1.
Apoiar o desenvolvimento da arquitetura do Sistema SimDCO, um repositório de
modelos preditivos aplicados a dados costeiros e oceânicos integrado na
infraestrutura da Petrobras.
1.2.2.
Estruturar a organização, versionamento e validação dos modelos a serem
integrados ao sistema.
1.2.3.
Desenvolver workflows automatizados para execução controlada dos modelos e
geração de saídas georreferenciadas.
1.2.4.
Auxiliar na integração do sistema ao ambiente corporativo da Petrobras,
garantindo segurança, rastreabilidade e interoperabilidade.
1.3.
Será disponibilizada 01 (uma) vaga.
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES/LOCALIDADE DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar
40 horas semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma presencial.
2.3. As atividades presenciais
deverão ser realizadas preferencialmente junto ao Instituto
Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), em São Paulo, ou,
alternativamente, na Unifesp (Santos) ou (São José dos Campos), conforme a
disponibilidade e preferência do(a) candidato(a).
2.4. O(a) bolsista que precisar se
deslocar para realizar as atividades presenciais, não terá nenhuma
despesa custeada pelo projeto.
2.5. O deslocamento para a
participação presencial do(a) bolsista em atividades previstas no Plano de
Trabalho (cursos, oficinas, capacitações, mutirões) poderá ser custeado, desde
que a despesa esteja prevista no orçamento da atividade para todos os participantes.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a)
em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra
instituição, deverá:
3.1.1.
Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2.
Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função,
conforme estipulado na cláusula 2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3.
2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 11/08/2025
e as
23h59min do dia 15/08/2025. Somente serão consideradas válidas, as
candidaturas recebidas até o horário estipulado (23h59min).
3.2.1.
Para efetivar a inscrição será
necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br
com cópia para vieiradc@usp.br e fabiano.morelli@unifesp.br de comprovante de
escolaridade, currículo lates e/ou
vitae e Carta de manifestação de interesse, em
que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser
enviados como arquivos independentes, em pdf,
nomeados conforme disposto – CV – Carta de Intenção – Comprovante da
escolaridade exigida).
3.2.1.1.
A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a)
candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita ou ainda utilizando o
sistema de assinatura eletrônica do GOV.BR.
3.2.1.2.
Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na
vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que
entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (106/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3.
A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de
desclassificação dos candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1.
Será atribuída, conforme
especificado:
4.1.1 Bolsista de Pesquisa e Inovação- Ciência da
Computação
4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$6.691,21
(seis mil, seiscentos e noventa e um reais e vinte e um centavos), conforme a
previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses,
correspondente ao período de 01/09/2025 a 31/08/2026.
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.3. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma
virtual.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
18/08/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
19/08/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
21/08/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
22/08/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
25/08/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
26/08/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido por 12 (doze) meses, contados a partir da data de
publicação do resultado pós recursos.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da bolsa somente conseguirá
ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do
plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser
analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As
atividades terão início em
01/09/2025 e término em 31/08/2026, condicionado à liberação do recurso
financeiro por parte do financiador do Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a
partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Modelagem
Ecossistêmica da Margem Continental Brasileira e Integração Estatística do
PCR-FZA”, EDITAL N° 106/2025.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) como Titular deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que
será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, o(a) candidato(a)
aprovado(a) como Titular, deverá providenciar a documentação, as
declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: vieiradc@usp.br e
fabiano.morelli@unifesp.br
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
9.4.1. A solicitação da carta deverá ser
enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br,
acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2.
A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7.
Os candidatos que forem aprovados como suplentes deverão acompanhar, com
frequência, a aba “Etapas” do Edital, bem como a caixa de entrada do e-mail
informado no ato da inscrição, para verificar eventual convocação.
10.8. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o encerramento deste Edital 106/2025, por
ausência total de candidaturas.
A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas,
conforme segue:
Prorrogação do período de inscrições, até às
23h59min do dia 20/08/2025.
Adiamento do cronograma do processo seletivo:
DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise curricular |
Classificatória e eliminatória |
21/08/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
21/08/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
22/08/2025 |
|
4ª fase |
Resultado preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
25/08/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
26/08/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
27/08/2025 |