Principal / Publicações / EDITAL Nº 116/2025 – Projeto "Convênio 151/2018 Unifesp/MPF - Projeto ASES 2022 - SEI 23089.014704/2022-56".

Publicações

EDITAL Nº 116/2025 – Projeto "Convênio 151/2018 Unifesp/MPF - Projeto ASES 2022 - SEI 23089.014704/2022-56".
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:116
Publicado em25/08/2025 às 15:26

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Convênio 151/2018, processo nº SEI: 23089.014704/2022-56, com o objetivo de apoiar o projeto “Convênio 151/2018 Unifesp/MPF - Projeto ASES 2022 - SEI 23089.014704/2022-56”, https://amaweb.unifesp.br/, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:

 

1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Bolsa Mestrado 

BOL_MEST

HOME OFFICE

Desenvolvimento de software com tecnologias Web. (React, TypeScript, Angular, Node.js, HTML, CSS, Git, Docker). Liderança técnica.

Mestrado em Ciência da Computação ou área relacionada, ou experiência profissional equivalente comprovada.

 

 01 (uma)

R$

4.600,00

6 (seis)

meses

Bolsa Treinamento Técnico Gestão 

BOL_TEC

HOME OFFICE

Apoio à gestão do projeto. Consolidação de relatórios, prestação de contas, organização de eventos

Graduação em Administração ou área relacionada

01 (uma) 

R$ 1.500,00

6 (seis)

meses

Bolsa Iniciação Científica 

INIC_CIE

HOME OFFICE

 Pesquisa e desenvolvimento em acessibilidade digital

Graduação em curso em Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software ou curso relacionado.

 

01 (uma) 

R$ 1.200,00

6 (seis)

meses

Bolsa Desenvolvimento Júnior

BOL_DESJR

HOME OFFICE

Pesquisa e desenvolvimento em acessibilidade digital

Graduação em Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software ou curso relacionado.

 

01 (uma)

R$ 1.000,00

6 (seis) meses

 

Bolsa Design Gráfico e Interação

BOL_DES

HOME OFFICE

Design Gráfico e de Interação. (Figma, HTML, CSS)

Graduação em Design, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software ou curso relacionado.

 

01 (uma)

R$ 1.000,00

6 (seis)

meses

Bolsa Produção Audiovisual

BOL_AUDIO

HOME OFFICE

Produção de conteúdo audiovisual sobre as ações do projeto e gestão das redes sociais.

Graduação Publicidade e Propaganda ou área relacionada.

 

01 (uma)

R$ 1.000,00

6 (seis)

Meses

 

1.1.   Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1. Bolsa Mestrado - BOL_MEST

1.1.1.1. Tenham Mestrado concluído em Ciência da Computação ou área relacionada, ou experiência profissional equivalente, devidamente comprovada.

1.1.1.2. Tenham experiência acadêmica e/ou prática comprovada em React e TypeScript; bons conhecimentos em JavaScript (ES6+); experiência com Bootstrap e outras bibliotecas ou frameworks de componentes; conhecimento em Git para versionamento de código; conhecimentos em Node.js e NestJS para integração com o back-end; conhecimentos em Docker e integração e entrega contínuas (CI/CD); noções de acessibilidade web; capacidade de trabalhar de forma colaborativa em equipe; participação ativa em reuniões de desenvolvimento e reuniões do grupo; proatividade, boa comunicação e organização.

1.1.2. Bolsa Treinamento Técnico Gestão - BOL_TEC

1.1.2.1 Tenham graduação em Administração ou área relacionada.

1.1.2.2 Tenham experiência prática em gestão de projetos, elaboração de relatórios e prestação de contas; elaboração de editais e organização de eventos.

1.1.3. Bolsa Iniciação Científica - INIC_CIE

1.1.3.1 Estejam regularmente matriculados(as) em curso de graduação em Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software ou curso relacionado.

1.1.3.2 Tenham experiência acadêmica e/ou prática em desenvolvimento de software web e/ou acessibilidade digital.

1.1.4. Bolsa Desenvolvimento Júnior - BOL_DESJR

1.1.4.1 Tenham graduação em Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software ou curso relacionado.

1.1.4.2 Tenham experiência acadêmica e/ou prática em acessibilidade web e com diretrizes para acessibilidade web (WCAG).

1.1.5. Bolsa Design Gráfico e Interação - BOL_DES

1.1.5.1 Tenham graduação em Design, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software ou curso relacionado.

1.1.5.2 Tenham experiência acadêmica e/ou prática em design de UI (User Interface) e UX (User eXperience).

1.1.6. Bolsa Produção Audiovisual - BOL_AUDIO

1.1.6.1 Tenham graduação em Publicidade e Propaganda ou área relacionada.

1.1.6.2 Tenham experiência acadêmica e/ou prática em captura e edição de imagens e vídeos e produção de conteúdo para redes sociais bem como gestão das mesmas.

 

1.2. São atribuições da(os) bolsistas:

1.2.1. Bolsa Mestrado – BOL_MEST: desenvolvimento de software com tecnologias Web. (React, TypeScript, Angular, Node.js, HTML, CSS, Git, Docker). Liderança técnica;

1.2.2. Bolsa Treinamento Técnico Gestão: apoio à gestão do projeto. Consolidação de relatórios, prestação de contas, organização de eventos;

1.2.3. Bolsa Iniciação Científica: pesquisa e desenvolvimento em acessibilidade digital;

1.2.4. Bolsa Desenvolvimento Júnior: pesquisa e desenvolvimento em acessibilidade digital;

1.2.5. Bolsa Design Gráfico e Interação: design Gráfico e de Interação. (Figma, HTML, CSS);

1.2.6. Bolsa Produção Audiovisual: produção de conteúdo audiovisual sobre as ações do projeto e gestão das redes sociais.

1.3. Serão disponibilizadas 06 (seis) vagas conforme descrição do Quadro de Vagas (quadro 1).

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES/LOCALIDADE DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas deverão dedicar:

Bolsa Mestrado: 20 (vinte) horas semanais;

Bolsa Treinamento Técnico Gestão: 04 (quatro) horas semanais;

Bolsa Iniciação Científica: 20 (vinte) horas semanais;

Bolsa Desenvolvimento Júnior: 04 (quatro) horas semanais;

Bolsa Design Gráfico e Interação: 04 (quatro) horas semanais;

Bolsa Produção Audiovisual: 04 (quatro) horas semanais.

2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma. HOME OFFICE (on-line).

2.3. O deslocamento para a participação presencial do(a) bolsista em atividades previstas no Plano de Trabalho (cursos, oficinas, capacitações, mutirões) poderá ser custeado, desde que a despesa esteja prevista no orçamento da atividade para todos os participantes.

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3. 2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 26/08/2025 e as 23h59min do dia 01/09/2025.  Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o horário estipulado (23h59min).

3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para silva.tiago@unifesp.br de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e Carta de manifestação de interesse, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados como arquivos independentes, em pdf, nomeados conforme disposto – CV – Carta de manifestação de interesse – Comprovante da escolaridade exigida).

3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.

3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.

3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (116/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.3. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

3.4. Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1 Bolsista de Desenvolvimento Sênior

4.1.1.1 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 4.600,00 (Quatro mil e seiscentos reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 06 (seis) meses, correspondente ao período de 15/09/2025 a 14/03/2026.

4.1.2 Bolsista de Treinamento Técnico Gestão

4.1.2.1 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 06 (seis) meses, correspondente ao período de 15/09/2025 a 14/03/2026.

4.1.3 Bolsista de Iniciação Científica

4.1.3.1 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$1.200,00 (Hum mil e duzentos reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 06 (seis) meses, correspondente ao período de 15/09/2025 a 14/03/2026.

4.1.4 Bolsista de Desenvolvimento Júnior

4.1.4.1 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 1.000,00 (Hum mil reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 06 (seis) meses, correspondente ao período de 15/09/2025 a 14/03/2026.

4.1.5 Bolsista de Design Gráfico e Interação

4.1.5.1 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 1.000,00 (Hum mil reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 06 (seis) meses, correspondente ao período de 15/09/2025 a 14/03/2026.

4.1.5 Bolsista de Produção Audiovisual

4.1.5.1 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 1.000,00 (Hum mil reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 06 (seis) meses, correspondente ao período de 15/09/2025 a 14/03/2026.

4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).

4.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação as a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

02/09/2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

03/09/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

04/09 a 09/09/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

10/09/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

11/09/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

12/09/2025

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 06 (seis) meses, contados a partir da data de publicação do resultado pós recursos deste Edital.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 15/09/2025 e término em 14/03/2026, condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO “Convênio 151/2018 Unifesp/MPF - Projeto ASES 2022 - SEI 23089.014704/2022-56”, EDITAL N°116/2025.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especicados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) como Titulares deverão assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as) como Titulares, deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: silva.tiago@unifesp.br.

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

9.4.1. A solicitação da carta deverá ser enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Os candidatos que forem aprovados como suplentes ou cadastro reserva deverão acompanhar, com frequência, a aba “Etapas” do Edital, bem como a caixa de entrada do e-mail informado no ato da inscrição, para verificar eventual convocação.

10.8. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

 

 

 

12/09/2025 às 15:30
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos:

Bolsa Produção Audiovisual - BOL_AUDIO

TITULAR

Lucas Silvestro Armiliato

Bolsa design gráfico e Interação - BOL_DES

TITULAR

Jason Scalco Piloti

Bolsa Desenvolvimento Júnior - BOD_DESJR

TITULAR

Thiago Prado de Campos

Bolsa Treinamento Técnico Gestão - BOL_TEC

TITULAR

Gabriel Figueiredo de Lima

Bolsa Iniciação Científica - INIC_CIE

TITULAR

Pedro Augusto de Almeida Costa Tenorio

SUPLENTE

Lucas Molinari

10/09/2025 às 17:54
Resultado Preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):

Bolsa Produção Audiovisual - BOL_AUDIO

TITULAR

Lucas Silvestro Armiliato

Bolsa design gráfico e Interação - BOL_DES

TITULAR

Jason Scalco Piloti

NÃO COMPARECEU À ENTREVISTA

Bianca Valenciani

Bolsa Desenvolvimento Júnior - BOD_DESJR

TITULAR

Thiago Prado de Campos

Bolsa Treinamento Técnico Gestão - BOL_TEC

TITULAR

Gabriel Figueiredo de Lima

NÃO COMPARECERAM À ENTREVISTA

Ana Carolina Tonelotti Assis

Felipe Gonçalves de Jesus

Bolsa Iniciação Científica - INIC_CIE

TITULAR

Pedro Augusto de Almeida Costa Tenorio

SUPLENTE

Lucas Molinari

Bolsa Mestrado - BOL_MEST

NÃO HOUVE CANDIDATOS APROVADOS 

03/09/2025 às 18:55
Convocação para Entrevistas

Convocamos os(as) candidatos(as) a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 08/09/2025, nos horários especificados.

As entrevistas serão realizadas por videoconferência, através da plataforma Google Meet:

Bolsa Produção Audiovisual - BOL_AUDIO

9h00min - Sandro Alisson Neris dos Santos

https://meet.google.com/adg-dhim-njk

9h15min – Artur de Oliveira Nogueira

https://meet.google.com/hwn-tfzh-too

9h30min - Lucas Silvestro Armiliato

https://meet.google.com/nbb-iqzd-xwf

Bolsa design gráfico e Interação - BOL_DES 

10h00min - Bianca Valenciani

https://meet.google.com/htt-sjbh-wmy

10h15min - Jason Scalco Piloti

https://meet.google.com/vuc-xfen-xnb

10h30min - Julimar Venancio

https://meet.google.com/ujt-hitd-wrv

Bolsa Desenvolvimento Júnior - BOD_DESJR

11h00min - Felipe Soares Calderaro

https://meet.google.com/owx-rbmi-aci

11h15min - Thiago Prado de Campos

https://meet.google.com/hwu-wkig-svd

11h30min - Pamella Augusta de Lima Mariano

https://meet.google.com/fmu-ovpp-cnb

Bolsa Mestrado - BOL_MEST

13h30min - Meyrele Torres Nascimento

https://meet.google.com/vhk-zhhw-bmr

13h45min - Thiago dos Santos

https://meet.google.com/brq-fxte-qzp

Bolsa Treinamento Técnico Gestão - BOL_TEC

14h15min - Felipe Gonçalves de Jesus

https://meet.google.com/inz-pzwx-zqw

14h30min - Gabriel Figueiredo de Lima

https://meet.google.com/uwf-qzyh-scw

14h45min - Ana Carolina Tonelotti Assis

https://meet.google.com/kgd-ecep-sbn

15h00min - Elizangela Carmelina Pinto

https://meet.google.com/fbd-psts-toh

15h15 - Nataly Fernandes Aires

https://meet.google.com/tgd-ctyg-ccf

Bolsa Iniciação Científica - INIC_CIE

16h00min - Lucas Molinari

https://meet.google.com/iiv-ezmj-smz

16h15min - Pedro Augusto de Almeida Costa Tenorio

https://meet.google.com/gkq-ghvi-sur

Nenhum arquivo cadastrado.