A Fundação de Apoio à Universidade
Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São
Paulo-UNIFESP, contrato nº 132/2022. processo SEI: 23089.013822/2022-47, com o
objetivo de apoiar o projeto “Ações de Promoção de Apoio Emocional em Crises
e Cuidados para Prevenção e Abordagem do Suicídio, Automutilação e Luto”,
torna pública a abertura de inscrições destinadas à contratação de profissionais
autônomos, para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e
atividades descritos a seguir:
1.
DESCRIÇÃO DAS VAGAS
|
Função |
Código
da Vaga |
Resumo
das Atribuições |
Escolaridade
mínima |
Quantidade
de Vagas |
Valor
Mensal Bruto (R$) |
Duração
do contrato |
|
Produtor de audiovisual |
PROD_AUD |
Pré-Produção: Roteiro e Storyboard Produção (Filmagem/Captação) Edição |
Ensino superior completo, preferencialmente nas
áreas de Comunicação, Cinema, Audiovisual, Design ou áreas afins. |
01 (uma) |
Total de R$ 7.500,00 |
06 (seis) meses |
|
Diagramador/Ilustrador / Animador |
DIAGRAMADOR |
Domínio de softwares de diagramação. Illustrator e Photoshop Conhecimento em tipografia. Noções de design gráfico e grids: Uso de malhas
(grids) para alinhamento e organização Correção de textos (em colaboração com revisores) Adaptação a diferentes formatos: Diagramação
digital (PDFs interativos, e-books, sites) |
Ensino superior completo em Comunicação Visual,
Editoração, Artes Visuais ou Publicidade e Propaganda (com foco em design) |
01 (uma) |
Total de R$ 7.500,00
bruto, no período |
06 (seis) meses |
|
Designer Educacional |
DES_EDUC |
Atuação no planejamento educacional de cursos a
distância, em parceria com gestores educacionais e equipe multimeios. Desenvolver atividades de apoio técnico-educacional,
elaborando e aperfeiçoando procedimentos para desenvolver e implantar
conteúdos na plataforma UniverSUS Desenhar e desenvolver objetos de aprendizagem e ou
Recursos Educacionais Abertos (REA) Planejar, selecionar, adaptar, avaliar e validar itens
de recursos didáticos para inclusão e alteração em processos educativos. Implementar os conteúdos criados para as plataformas de
ensino; Conhecimento na plataforma UniverSUS (Moodle) Entendimento
sobre o uso do Mapa de atividades para desenvolvimento de disciplinas |
Ensino superior completo em áreas de licenciatura
ou Design educacional ou Pós-graduação em Design Educacional. |
01 (uma) |
Total de R$ 7.500,00 bruto, no período |
06 (seis) meses |
|
Web Designer |
WEB_DES |
Design de interface (IU): Criar layouts atraentes
e utilizáveis. Conhecimento de teoria da cor, tipografia e
hierarquia visual. Experiência do usuário (UX). Design responsivo (adaptável para celulares,
tablets e desktops). Acessibilidade na Web (WCAG) Design inclusivo para usuários com deficiência:
tecnologia assistiva |
Curso
superior ou técnico concluídos, nas áreas de Comunicação Visual, Editoração,
Artes Visuais, Design Gráfico, Publicidade e Propaganda (com foco em design)
ou áreas afins. |
01 (uma) |
Total de R$ 4.165,00 bruto, no período |
06 (seis) meses |
|
Técnico em Tecnologia da Informação |
TI |
Experiência na Administração e Suporte Técnico ao Moodle Capacidade de configurar, manter e atualizar o ambiente
Moodle. Diagnóstico e resolução de problemas técnicos
relacionados à plataforma. Gestão de usuários, permissões, backups e segurança do
sistema. Conhecimento em interoperabilidade com ferramentas
externas (Google Drive, Zoom, YouTube, entre outros). Conhecimento de Tecnologias Assistivas e Acessibilidade
Digital Capacidade de implementar e testar recursos de
acessibilidade no AVA. Suporte a Equipes de Design Educacional e Docentes Comunicação clara e colaboração com designers
educacionais, professores e coordenação para viabilizar pedagogicamente o uso
da tecnologia. Integração Tecnológica para Materiais Educacionais Experiência com hospedagem do Moodle em servidores
dedicados ou ambientes de cloud computing (AWS, Azure, Google Cloud). Gerenciamento
de redes, protocolos de segurança e escalabilidade do sistema. |
Curso
superior ou técnico concluídos, em Redes, Análise e Desenvolvimento de
Sistemas, Ciência da Computação |
01 (uma) |
Total de R$ 5.000,00 Bruto, no período |
06 (seis) meses
|
Compreende-se como perfil de
candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
1.1.1. PRODUTOR DE AUDIOVISUAL - PROD_AUD:
1.1.1.1. Ensino superior completo,
preferencialmente nas áreas de Comunicação, Cinema, Audiovisual, Design ou
áreas afins. Experiência comprovada em produção audiovisual, desde a
pré-produção (roteiro, planejamento e storyboard) até a finalização (edição e
entrega);
1.1.1.2. Habilidades de gestão de
projetos, organização de cronogramas e coordenação de equipes técnicas e
criativas;
1.1.1.3. Capacidade de atuar em
ambientes colaborativos e multidisciplinares, com escuta ativa e diálogo
contínuo com demais profissionais envolvidos no projeto;
1.1.1.4. Domínio de ferramentas e
softwares de edição e produção audiovisual;
1.1.1.5. Desejável experiência com
conteúdo voltados à educação e/ou plataformas de educação a distância (EaD);
1.1.1.6. Flexibilidade para
atuação híbrida (presencial e remota), conforme necessidade da equipe e
cronograma de produção.
1.1.2. DIAGRAMADOR/ILUSTRADOR / ANIMADOR - DIAGRAMADOR
1.1.2.1. Ensino superior completo,
em Comunicação Visual, ou Editoração, ou Artes Visuais, ou Publicidade e
Propaganda (com foco em design). Experiência
comprovada em diagramação de materiais didáticos (impressos e/ou digitais);
1.1.2.2. Domínio de softwares de
diagramação e design gráfico (como Adobe InDesign, Illustrator e Photoshop);
1.1.2.3. Habilidade na criação de
ilustrações originais em diferentes estilos (vetoriais, digitais ou desenhadas
à mão);
1.1.2.4. Capacidade de produzir
histórias em quadrinhos e narrativas visuais aplicadas a materiais
educacionais;
1.1.2.5. Conhecimentos em animação
2D (frame a frame ou motion graphics), preferencialmente com domínio de
softwares como After Effects ou similares;
1.1.2.5. Noções de acessibilidade
visual em materiais gráficos (uso de contrastes, fontes acessíveis, etc.);
1.1.2.6. Experiência com adaptação
de conteúdo para diferentes formatos e plataformas (impressos, digitais, redes
sociais, plataformas EaD).
1.1.3. DESIGNER EDUCACIONAL - DES_EDUC
1.1.3.1. Ensino superior completo
em áreas de licenciatura ou Design educacional ou Pós-graduação em Design
Educacional. Habilidades de gestão e colaboração para trabalho em equipe.
1.1.3.2. Experiência na elaboração
de projetos pedagógicos para cursos à distância (EaD), atuando desde a
concepção até a implementação dos conteúdos;
1.1.3.3. Capacidade de articular
propostas didáticas em parceria com gestores educacionais, roteiristas,
conteudistas e equipe multimeios;
1.1.3.5. Conhecimento de
metodologias ativas, uso de recursos educacionais digitais e princípios do
design instrucional;
1.1.3.6. Familiaridade com
plataformas virtuais de aprendizagem (como Moodle, Canvas, entre outras);
1.1.3.7. Habilidades de
planejamento, organização de fluxos de produção e revisão pedagógica de
materiais educacionais;
1.1.3.8. Capacidade de trabalho
colaborativo em equipes interdisciplinares e atuação integrada com diferentes
áreas de produção de conteúdo;
1.1.3.9. Flexibilidade para
atuação híbrida (presencial e remota), conforme demanda do projeto.
1.1.4. WEB DESIGNER - WEB_DES
1.1.4.1. Curso superior ou técnico concluídos, em Design Gráfico, Design Digital, Sistemas de
Informação, ou cursos tecnológicos específicos em Web Design;
1.1.4.2. Comunicação clara e
colaboração com designers educacionais, professores e coordenação para
viabilizar pedagogicamente o uso da tecnologia.
1.1.4.3. Integração Tecnológica
para Materiais Educacionais
1.1.4.4. Habilidades de gestão e
colaboração para trabalho em equipe.
1.1.5. TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - TI
1.1.5.1. Curso superior ou técnico concluídos,
em Redes, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação. Comunicação
clara e colaboração com designers educacionais, professores e coordenação para
viabilizar pedagogicamente o uso da tecnologia.
1.1.5.2. Integração Tecnológica
para Materiais Educacionais
1.1.5.3. Habilidades de gestão e
colaboração para trabalho em equipe.
1.2. São atribuições do(s) autônomo(s):
1.2.1. PRODUTOR DE AUDIOVISUAL - PROD_AUD:
1.2.1.1. Atuar na pré-produção de
conteúdos educacionais, incluindo elaboração de roteiros e storyboards;
1.2.1.2. Realizar a produção de
vídeos, com captação de imagem e som;
1.2.1.3. Executar a pós-produção,
com edição e finalização de materiais audiovisuais;
1.2.1.4. Produzir conteúdo e
mídias digitais para o curso PROALU, na modalidade a distância;
1.2.1.5. Integrar-se a equipes
educacionais, contribuindo para a adequação técnica e criativa dos materiais.
1.2.2. DIAGRAMADOR/ILUSTRADOR / ANIMADOR - DIAGRAMADOR
1.2.2.1. Gestão e colaboração para
trabalho em equipe;
1.2.2.2. Conhecimento em
tipografia;
1.2.2.3. Noções de design gráfico
e grids: Uso de malhas (grids) para alinhamento e organização;
1.2.2.4. Corrigir textos em
colaboração com revisores;
1.2.2.5. Diagramar e ilustrar
materiais didáticos impressos e digitais, utilizando softwares gráficos (como
InDesign, Illustrator e Photoshop);
1.2.2.6. Produzir ilustrações,
ícones, infográficos e histórias em quadrinhos para fins educacionais;
1.2.2.7. Aplicar conhecimentos de
tipografia, grids e design editorial para garantir organização visual e
legibilidade;
1.2.2.8. Adaptar conteúdos a
diferentes formatos, como PDFs interativos, e-books e páginas web;
1.2.2.9. Colaborar com revisores e
designers educacionais na finalização de materiais;
1.2.2.10. Criar animações 2D e
elementos gráficos em movimento, quando aplicável.
1.2.3. DESIGNER EDUCACIONAL - DES_EDUC
1.2.3.1. Planejar e estruturar
cursos à distância, em colaboração com equipes pedagógicas e multimeios;
1.2.3.2. Desenvolver objetos de
aprendizagem e recursos educacionais abertos (REAs);
1.2.3.3. Elaborar e adaptar
recursos didáticos conforme diretrizes pedagógicas e tecnológicas da plataforma
UniverSUS (Moodle);
1.2.3.4. Validar, selecionar e
organizar materiais de apoio aos processos educativos;
1.2.3.5. Acompanhar o
desenvolvimento de disciplinas por meio de mapas de atividades e fluxos de
produção;
1.2.3.6. Implementar conteúdos na
plataforma e apoiar a curadoria pedagógica digital.
1.2.4. WEB DESIGNER - WEB_DES
1.2.4.1. Atuar na administração e
suporte técnico à plataforma Moodle (UniverSUS);
1.2.4.2. Desenvolver e adaptar
interfaces com foco em acessibilidade digital e usabilidade;
1.2.4.3. Implementar, testar e
validar recursos de acessibilidade no ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
1.2.4.4. Prestar suporte técnico
às equipes de design educacional e docentes, garantindo a qualidade visual e
funcional das plataformas.
1.2.5. TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - TI
1.2.5.1. Gerenciar, configurar e
manter a plataforma Moodle (UniverSUS), incluindo atualizações e segurança;
1.2.5.2. Diagnosticar e solucionar
problemas técnicos relacionados ao AVA e suas integrações;
1.2.5.3. Administrar usuários,
permissões, backups e outras rotinas de suporte técnico;
1.2.5.4. Integrar o Moodle com
ferramentas externas (Google Drive, Zoom, YouTube, etc.);
1.2.5.5. Implementar e testar
recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas;
1.2.5.6. Oferecer suporte técnico
contínuo às equipes pedagógicas e docentes.
1.3. Será disponibilizada 1 (uma)
vaga para cada função apresentada no quadro
2. DA PRESTAÇÃO DE
SERVIÇOS
2.1. A prestação de serviços dos
autônomos, para desenvolvimento das atividades previstas neste Edital, deverá ocorrer
de forma HÍBRIDA (presencial e home
office), no período compreendido entre setembro
de 2025 e março de 2026
2.2. O pagamento será realizado
através de RPA - Recibo de Pagamento de Autônomo, respeitando a legislação vigente
e os procedimentos internos da Fundação.
2.3. Sobre o valor bruto incidirão
descontos de INSS (11%), ISS (de 2 a 5%) e IR, nos percentuais estipulados pela
legislação vigente quando da realização dos pagamentos.
2.4. Para que ocorra o processo de
contratação, os autônomos aprovados neste processo seletivo deverão
enviar à Coordenação do Projeto, quando solicitada, a documentação constante na
página da FapUnifesp: https://fapunifesp.edu.br/autonomos
3.
DAS INSCRIÇÕES
3.1 O(a) candidato(a) deverá
realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia
28/08/2025 e as 23h59min do dia 03/09/2025. Somente serão consideradas
válidas, as candidaturas recebidas até o horário estipulado (23h59min).
3.1.1. Para efetivar a inscrição
deverá ser enviado para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia para vslima@unifesp.br, o comprovante de
escolaridade e currículo vitae e/ou Lattes (todos os documentos deverão ser
enviados como arquivos independentes, em pdf, nomeados conforme disposto – CV –
Comprovante da escolaridade exigida).
3.1.2. No campo assunto do e-mail,
informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (117/2025) e
o CÓDIGO DA VAGA.
3.2. A não apresentação da
documentação exigida será motivo de desclassificação dos candidatos.
4.
DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
4.1 Apenas serão aceitas as
inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não
será permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a
submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
4.2 É imprescindível ter
disponibilidade de horário para realização das atividades dentro do prazo
especificado no item 2.1.
4.3 É vedada a contratação
prevista neste edital de candidato selecionado que tenha parentesco em linha
reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de
coordenação do projeto objeto deste edital.
4.4 É vedada a contratação
prevista neste edital de candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira,
que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou
que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo
de exigência obrigatória.
5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
5.1 A seleção será realizada em
duas etapas, que consistirão em:
5.1.1 Análise dos currículos
5.1.2 Entrevista, que será
realizada de forma virtual/eletrônica. e
o link enviado individualmente para o e-mail do candidato.
5.2. É de responsabilidade do(a)
candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações
(dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no
site https://fapunifesp.edu.br/editais
5.3. Para a etapa de entrevistas
poderão ser convocados até 2 (dois) candidatos por vaga.
5.4. O não comparecimento à etapa
de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
6.
DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª
fase |
Análise curricular |
Classificatória
e eliminatória |
04
e 05/09/2025 |
|
2ª
fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação
e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
08/09/2025 |
|
3ª
fase |
Entrevista |
Classificatória
e eliminatória |
09
e 10/09/2025 |
|
4ª
fase |
Resultado preliminar |
Divulgação
dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
A
partir de 11/09/2025 |
|
5ª
fase |
Recursos |
Solicitação
de reconsideração do resultado preliminar |
Primeiro
dia útil após a data de divulgação do resultado preliminar
|
|
6ª
fase |
Resultado pós recursos |
Divulgação
da listagem final de candidatos aprovados |
A
partir de 15/09/2025 |
6.1.
O presente processo seletivo será válido por 06 (seis) meses.
6.2.
As atividades terão início em 22/09/2025 e término em 21/03/2026.
7. DOS RECURSOS
7.1. Os recursos referentes ao
resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o
endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até
01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO
da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo
seletivo – PROJETO “AÇÕES DE PROMOÇÃO DE APOIO EMOCIONAL EM CRISES E
CUIDADOS PARA PREVENÇÃO E ABORDAGEM DO SUICÍDIO, AUTOMUTILAÇÃO E LUTO:
CAPACITAÇÃO E CUIDADOS EM LUTO”. – EDITAL N° 117/2025.
7.2. Os recursos serão avaliados
pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento dos
mesmos. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.
7.3. Não será aceita interposição
de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. As informações prestadas, bem
como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a)
solicitante.
8.2. A inscrição pressupõe a
concordância com todos os itens deste Edital.
8.3. Esclarecimentos e informações
adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
8.4. A Comissão Avaliadora
reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas
no presente edital.
8.5. A qualquer tempo o presente
Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão
unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à
indenização ou reclamação de qualquer natureza.
8.6. A contratação do autônomo é
destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio
institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo
empregatício.
8.7 Eventual suspeição ou
impedimento de membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser
declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e
entrevista do candidato.
9. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
9.1. As partes concordam que
qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será
realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de
serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção
de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre
a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
9.2.: Os dados pessoais coletados
para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações
necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de
execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018
e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para
fins de prestação de contas.
9.3. Disposições específicas
relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na
Política de Privacidade da FAP.
9.4. Dúvidas, questionamentos e
requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que
participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de
Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após
conclusão da fase de recursos:
PRODUTOR DE AUDIOVISUAL - PROD_AUD
TITULAR
Lucas Orquisa Pereira
SUPLENTES
1º Lucas Lourenço Gentil
2º José Evilberto Rebouças
DIAGRAMADOR/ILUSTRADOR / ANIMADOR -
DIAGRAMADOR
TITULAR
Leandro de Oliveira Rodrigues
SUPLENTE
Cassiano Basaglia Gomes
DESIGNER EDUCACIONAL - DES_EDUC
TITULAR
Aroaldo Veneu
WEB DESIGNER - WEB_DES
TITULAR
Eduardo Eiji Ono
TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI
TITULAR
Jose Carlos Aparecido Ohta
SUPLENTES
1º Felipe Gonçalves de Jesus
2º Murilo Nery Moreira
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:
PRODUTOR DE AUDIOVISUAL - PROD_AUD
TITULAR
Lucas Orquisa Pereira
SUPLENTES
1º Lucas Lourenço Gentil
2º José Evilberto Rebouças
DIAGRAMADOR/ILUSTRADOR / ANIMADOR -
DIAGRAMADOR
TITULAR
Leandro de Oliveira Rodrigues
SUPLENTE
Cassiano Basaglia Gomes
DESIGNER EDUCACIONAL - DES_EDUC
TITULAR
Aroaldo Veneu
WEB DESIGNER - WEB_DES
TITULAR
Eduardo Eiji Ono
TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI
TITULAR
Jose Carlos Aparecido Ohta
SUPLENTES
1º Felipe Gonçalves de Jesus
2º Murilo Nery Moreira
Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase
de entrevistas que será realizada nos dias e horários especificados.
As entrevistas serão realizadas por videoconferência,
através da plataforma Google Meet:
Produtor de audiovisual – PROD_
09/09/2025 às 8h:30min - José Evilberto
Rebouças
09/09/2025 às 9h:00min - Lucas Lourenço
Gentil
09/09/2025 às 9h:30min - Lucas Orquisa
Pereira
Link da videochamada: meet.google.com/eoe-mjrt-wpg
Designer Educacional – DES_EDUC
09/09/2025 às 10h:00min - Aroaldo Veneu
Link da videochamada: meet.google.com/qkq-cbkd-wie
Diagramador/Ilustrador / Animador – DIAGRAMADOR
09/09/2025 às 11h:00min - Leandro de
Oliveira
Link da videochamada: meet.google.com/qkq-cbkd-wie
09/09/2025 às 9h:00min - Lucas Lourenço
Gentil
Link da videochamada: meet.google.com/eoe-mjrt-wpg
10/09/2025 às 8h:30min - Cassiano
Basaglia
Link da videochamada: meet.google.com/awa-wyak-khc
Técnico em Tecnologia da Informação – TI
10/09/2025 às 9h:00min - Felipe Gonçalves
de Jesus
10/09/2025 às 9h:30min - Murilo Nery Moreira
10/09/2025 às 10h:00min - Jose Carlos
Aparecido Ohta
Link da videochamada: meet.google.com/awa-wyak-khc
Web Designer – WEB_DES
10/09/2025 às 9h:30min - Murilo Nery Moreira
10/09/2025 às 10h:30min - Eduardo Ono
Link da videochamada: meet.google.com/awa-wyak-khc