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EDITAL N° 129/2025 – Projeto "Avaliação ambiental de agregados orgânicos e nutrientes em águas residuárias e superficiais da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, estado de São Paulo"
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:129
Publicado em08/09/2025 às 17:26

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, contrato nº 076645/2024, com o objetivo de apoiar o projetoAvaliação ambiental de agregados orgânicos e nutrientes em águas residuárias e superficiais da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, estado de São Paulo”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:

 

1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Bolsista Técnico de Laboratório 

BOL_TECLAB_A. NUTRIENTES

Presencial

Auxiliar nas atividades laboratoriais de preparo de amostras e reagentes;

Auxiliar na execução das análises químicas inorgânicas;

Auxiliar na operação do sistema de controle de qualidade analítica;

Auxiliar em outras atividades relativas ao desenvolvimento das análises;

Cumprir o trabalho na modalidade presencial no Setor de Química Inorgânica localizado no município de São Paulo, salvo em caso de orientações distintas da coordenação; 

Técnico em Química, com registro ativo no Conselho Regional de Química ou cursando graduação em Química;

Experiência prática em análises físico-químicas básicas.

1 (uma) 

R$2.000,25

12 (doze)

meses

 

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1. Bolsista Técnico de Laboratório:

1.1.1.1. Tenham curso de Técnico em Química, com registro ativo no Conselho Regional de Química ou cursando graduação em Química;

1.1.1.2. Tenham experiência prática em análises físico-químicas básicas.

1.1.1.3. São atribuições da(o) bolsista:

·        Auxiliar nas atividades laboratoriais de preparo de amostras e reagentes;

·        Auxiliar na execução das análises químicas inorgânicas;

·        Auxiliar na operação do sistema de controle de qualidade analítica;

·        Auxiliar em outras atividades relativas ao desenvolvimento das análises;

·        Cumprir o trabalho na modalidade presencial no Setor de Química Inorgânica localizado no município de São Paulo, salvo em caso de orientações distintas da coordenação; 

1.1.1.4. Será disponibilizada 01 (uma) vaga.

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES/LOCALIDADE DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar 40 horas semanais.

2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma PRESENCIAL.

2.3. As atividades presenciais deverão ser realizadas na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo.

2.4. O(a) bolsista que precisar se deslocar para realizar as atividades presenciais, não terá nenhuma despesa custeada pelo projeto.

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3. 2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 09/09/2025 e as 23h59min do dia 16/09/2025.  Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o horário estipulado (23h59min).

3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para ela_cetesb@sp.gov.br  de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e Carta de manifestação de interesse, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados como arquivos independentes, em pdf, nomeados conforme disposto – CV – Carta de Intenção – Comprovante da escolaridade exigida).

3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.

3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.

3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (129/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.3. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

3.4. Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1. Bolsista Técnico de Laboratório

4.1.1.1. 01 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2.000,25 (dois mil reais e vinte e cinco centavos) conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de 01/10/2025 a 30/09/2026.

4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).

4.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação as a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma presencial (candidatos residentes no município de São Paulo e região metropolitana de São Paulo) e virtual (candidatos residentes em outros municípios). 

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

17 e 18/09/2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

19/09/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

23/09/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

24/09/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

25/09/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

26/09/2025

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 12 (doze) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 01/10/2025 e término em 30/09/2026, condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO “Avaliação ambiental de agregados orgânicos e nutrientes em águas residuárias e superficiais da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, estado de São Paulo”, EDITAL N° 129/2025.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especicados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) como Titular deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, o(a) candidato(a) aprovado(a) como Titular, deverá providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: ela_cetesb@sp.gov.br

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

9.4.1. A solicitação da carta deverá ser enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Os candidatos que forem aprovados como suplentes ou cadastro reserva deverão acompanhar, com frequência, a aba “Etapas” do Edital, bem como a caixa de entrada do e-mail informado no ato da inscrição, para verificar eventual convocação.

10.8. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

 

 

 

26/09/2025 às 12:15
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos:

Bolsista Técnico de Laboratório – BOL_TECLAB_A. NUTRIENTES

TITULAR

Djeansy Djarny Etchiamiadzy Toussaint

SUPLENTES

1ª - Iolanda Marcondes de Campos

2º - Sidney Moreira Santana

3º - Geovane Mendes

 

 

24/09/2025 às 15:38
Resultado Preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):

Bolsista Técnico de Laboratório – BOL_TECLAB_A. NUTRIENTES

TITULAR

Djeansy Djarny Etchiamiadzy Toussaint

SUPLENTES

Iolanda Marcondes de Campos

Sidney Moreira Santana

Geovane Mendes

22/09/2025 às 15:01
Convocação para Entrevista

Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 23/09/2025, nos horários especificados.

As entrevistas serão realizadas no endereço a seguir:

CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - Avenida Prof. Frederico Hermann Jr, 345 – São Paulo – SP - Prédio 3 – 1º andar – Setor de Química Inorgânica - ELAI, ou entrevista online pelo Teams (o convite será encaminhado para os candidatos via e-mail após publicação da Convocação para entrevista)

Contato Edital 126: Mikaela Renata Funada Barbosa

Contato Edital 127: Renan Lourenço Oliveria Silva

Contatos Edital 129: Sharlleny Alves Silva; Paula Ludmilla Marche

Bolsista Técnico de Laboratório – BOL_TECLAB_A. NUTRIENTES

08h:00min - Geovane Mendes - Entrevista conjunta para Edital 127 e Edital 129

09h:00min - Sidney Moreira Santana - Entrevista conjunta para Edital 127 e Edital 129

14h:30min - Iolanda Marcondes de Campos - Entrevista conjunta para Edital 126, 127 e 129 - Entrevista presencial para os 3 editais.

10h:00min - Djeansy Djarny Etchiamiadzy Toussaint - Edital 129

 

16/09/2025 às 15:44
Prorrogação das Inscrições e Alteração do Cronograma do Processo Seletivo

A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas, conforme segue: 

Prorrogação do período de inscrições, até às 23h59min do dia 18/09/2025.

Adiamento do cronograma do processo seletivo:

DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

19/09/2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

22/09/2025

 

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