A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada
pela Universidade Federal de São
Paulo-Unifesp, contrato nº 5900.0113062.19.4, processo nº Nº SEI: 23089.102938/2019-54, com o objetivo
de apoiar o projeto “Monitoramento
de Invertebrados Peixes e Fatores Abióticos no Arquipélago dos Alcatrazes -
PARTE II”, torna pública a
abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico
ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DAS VAGAS
|
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal (R$) |
Duração do contrato |
|
Bolsista de
apoio técnico. |
APTEC |
PRESENCIAL |
Apoio ao planejamento e realização de testes fisiológicos na aplicação de pasta biocida em coral-sol em organismos incrustantes. Preparar e executar um plano de trabalho em consonância com as atividades do projeto. Auxiliar nas diferentes etapas das atividades de campo, conforme necessidade da equipe. Organizar e realizar a manutenção de equipamentos usados no projeto. Analisar as amostras biológicas coletadas no contexto do projeto. Analisar o estresse fisiológico de organismos bentônicos de substratos consolidado próximas à aplicação da pasta. Auxiliar com a elaboração de materiais de divulgação das atividades desenvolvidas e dos dados obtidos no âmbito do projeto. Colaborar na produção dos materiais, documentos de sistematização do projeto e produzir relatórios esporádicos e/ou quando solicitado, conforme demanda da equipe do projeto. Contribuir na busca bibliográfica e sistematização de informações em artigos científicos, livros e outros documentos. Cumprir o trabalho na modalidade presencial
no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo em São
Sebastião/SP. |
Curso Superior completo em Ciências do Mar, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia ou áreas afins. Tenha mestrado concluído em fisiologia geral. Experiência prévia em estudos de estresse fisiológico em espécies bentônicas de substrato consolidado. Tenha certificação de mergulho autônomo. Que resida ou esteja disposto a residir em São Sebastião ou adjacências. É desejável, mas não constitui pré-requisito
que a(o) candidata(o) tenha experiência de redação científica e leitura em
inglês. |
01 (uma) |
R$ 1706,00 |
3 (três) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1.
Tenha graduação completa em Ciências do Mar, Ciências Biológicas, Ecologia ou
áreas afins.
1.1.2.
Tenha mestrado concluído em fisiologia geral.
1.1.3.
Tenha experiência prévia em estudos de estresse fisiológico em espécies
bentônicas de substrato consolidado.
1.1.4.
Tenha certificação de mergulho autônomo.
1.1.5.
Que resida ou esteja disposto a residir em São Sebastião ou adjacências.
1.1.6.
É desejável, mas não constitui pré-requisito que a(o) candidata(o) tenha
experiência de redação científica e leitura em inglês.
1.2.
São atribuições da(os) bolsistas:
1.2.1.
Preparar e executar um plano de trabalho em consonância com as atividades do
projeto;
1.2.2.
Auxiliar nas diferentes etapas das atividades de campo, conforme necessidade da
equipe;
1.2.3.
Organizar e realizar a manutenção de equipamentos usados no projeto;
1.2.4.
Analisar as amostras biológicas coletadas no contexto do projeto;
1.2.5.
Analisar o estresse fisiológico de organismos bentônicos de substratos
consolidado próximas à aplicação da pasta;
1.2.6.
Auxiliar com a elaboração de materiais de divulgação das atividades
desenvolvidas e dos dados obtidos no âmbito do projeto;
1.2.7.
Colaborar na produção dos materiais, documentos de sistematização do projeto e
produzir relatórios esporádicos e/ou quando solicitado, conforme demanda da
equipe do projeto;
1.2.8.
Contribuir na busca bibliográfica e sistematização de informações em artigos
científicos, livros e outros documentos.
1.2.9.
Cumprir o trabalho na modalidade presencial no Centro de Biologia Marinha da
Universidade de São Paulo em São Sebastião/SP.
1.3. Será disponibilizada 01 (uma) vaga.
2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES/LOCALIDADE DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS
2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar
15 horas semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma presencial.
2.3. As atividades presenciais
deverão ser realizadas no Centro de Biologia Marinha (CEBIMar/USP) em São
Sebastião-SP.
2.4. O(a) bolsista que precisar se deslocar para realizar as atividades presenciais, não terá nenhuma despesa custeada pelo projeto.
2.5. O deslocamento para a
participação presencial do(a) bolsista em atividades previstas no Plano de
Trabalho (cursos, oficinas, capacitações, mutirões) poderá ser custeado, desde
que a despesa esteja prevista no orçamento da atividade para todos os participantes.
3.DAS
INSCRIÇÕES
3.1. Antes de
realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra
instituição, deverá:
3.1.1. Verificar junto à referida
instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2. Certificar-se de ter
disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na
cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO
PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3. 2.
O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 24/11/2025 e as 23h59min do dia
28/11/2025. Somente serão
consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o horário estipulado
(23h59min).
3.2.1.
Para efetivar a inscrição será
necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia
para sergio.coelhosouza@gmail.com de histórico escolar (frente e verso), currículo lates
e/ou vitae e Carta de manifestação
de interesse, em que se apresente o
perfil desejável para a vaga
(todos os documentos deverão ser enviados como arquivos independentes, em pdf, nomeados conforme disposto
– CV – Carta de Intenção – Histórico escolaridade exigida).
3.2.1.1.
A carta de manifestação de interesse na vaga poderá ser digitalizada ou
manuscrita.
3.2.1.2.
Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na
vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que
entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL
153/2025 e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3. A não apresentação da
documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1.
Será atribuída, conforme
especificado:
4.1.1 Bolsista
de apoio técnico – APTEC
4.1.2. 1
(uma) bolsa mensal no valor de$ 1.706,00 (um mil, setecentos e seis reais)
conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por três (03)
meses, correspondente ao período de 15/12/2025 a 14/03/2026.
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.3. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO
PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma
virtual/eletrônica.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
na aba “Etapas” deste Edital: https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
01/12/2025. |
|
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
02/12/2025. |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
03/12/2025. |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
04/12/2025. |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
Primeiro dia útil após a data de divulgação do resultado
preliminar 05/12/2025. |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
08/12/2025. |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 03 (três) meses, contados a partir da data de publicação do resultado
pós recursos deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da
bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos
financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador,
hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido
neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 15/12/2025 e término em 14/03/2026,
condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do
Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Monitoramento de
Invertebrados Peixes e Fatores Abióticos no Arquipélago dos Alcatrazes - PARTE
II.”, EDITAL N°
153/2025.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9. DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) como Titular deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que
será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do
Termo, logo após a publicação do Resultado Final, o(a) candidato(a) aprovado(a)
como Titular, deverá providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/recursos-humanos e enviá-la para o
e-mail do Projeto: sergio.coelhosouza@gmail.com.
9.3. É obrigatório que a
conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
9.4.1. A solicitação da carta deverá ser
enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br,
acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br.
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer
tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Os candidatos que forem aprovados como
suplentes ou cadastro reserva deverão acompanhar, com frequência, a aba
“Etapas” do Edital, bem como a caixa de entrada do e-mail informado no ato da
inscrição, para verificar eventual convocação.
10.8. Eventual
suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE
DADOS PESSOAIS
11.1. As partes concordam que qualquer
atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na
medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste
Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados
Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a
matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais coletados para
inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias
para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do
Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e
poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins
de prestação de contas.
11.3. Disposições específicas relativas à
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de
Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições
relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam
deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO)
da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista:
Bolsista de Apoio Técnico - APTEC
Lorena Rodrigues Turrini
Convocamos a candidata a seguir, para a fase de entrevista
que será realizada no dia 03/12/2025, no horário especificado.
A entrevista será realizada por videoconferência, através da
plataforma Google Meet:
Bolsista de Apoio Técnico - APTEC
14h:00min – Lorena Rodrigues Turrini
Link da videochamada: https://meet.google.com/eax-vpvr-ijx