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EDITAL N°61/2023 – “Monitoramento de invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, litoral norte do Estado de São Paulo – BOLSISTA DE PESQUISA
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:61
Publicado em18/08/2023 às 09:01

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo, CONVENIO: 5900.0113062.19.4,  processo nº SEI: 23089.102938/2019-54, com o objetivo de apoiar o projeto “Monitoramento de invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:

 

1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor mensal da Bolsa (R$)

Duração

Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa

Executar o plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as atividades do projeto em andamento, especificamente atendendo as demandas para análise e interpretação dos dados abióticos;

Organizar e atualizar continuamente o banco de dados processados;

Desenvolver, organizar, comentar em detalhe e manter atualizadas rotinas de processamento dos dados do projeto em código livre;

Se familiarizar com os programas de processamento dos instrumentos utilizados in situ, e desenvolver ou aprimorar as rotinas de processamento avançado compatíveis com os dados produzidos;

Se familiarizar com o processamento de imagens de satélite e produzir bancos de dados e análises conforme demanda;

Se familiarizar com a teoria sobre a óptica dos oceanos para a elaboração e documentação de rotinas de processamento dos dados radio métricos e abióticos in situ além de rotinas para análises e auxílio na redação de textos de interpretação dos resultados;

Interagir com os demais bolsistas e coordenadores do projeto mensalmente, e auxiliar a coordenação da produção, organização e controle de todos os documentos referentes ao projeto;

Produzir relatórios parciais quando solicitados, conforme demandas da coordenação e equipe do projeto, e ser a(o) principal redator(a) do relatório final do período.

Cumprir o trabalho na modalidade presencial quando assim for requisitado, seguindo as orientações da responsável do Centro de Biologia Marinha da USP e diretrizes da instituição.

Manter um boletim eletrônico de atividades, disponibilizado a equipe do sub-projeto.

Doutorado completo em Ciências do Mar, Meteorologia, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia ou áreas afins.

1 (uma)

 R$ 7.000,00

 6 meses

 

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1. Tenha Doutorado completo em Ciências do Mar, Meteorologia, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia, Sensoriamento Remoto ou áreas afins.

1.1.2. Tenha experiência com manejo e curadoria de dados oceanográficos ou meteorológicos, fluência em técnicas de análise de séries temporais e programação em Python além de bom conhecimento da língua inglesa. Experiência em programação em R e Matlab são desejáveis.

1.1.3. O trabalho expandirá e complementará atividades feitas pela técnica que ocupou a posição anteriormente e assim um acervo de rotinas e procedimentos já está implementado, operacional e documentado, sendo necessário sua curadoria, melhoramento, manutenção até o final do projeto e devida disponibilização pública assim que pertinente.

1.1.4. É desejável, mas não constitui pré-requisito, que a(o) candidata(o) tenha conhecimentos em aquisição e processamento de dados atmosféricos e de hidrodinâmica oceânica advindos de modelos, realise ou dados derivados por satélite ou in situ, além de conhecimentos sobre óptica e a propagação da luz no meio aquático.

1.1.5. Uma porção substancial do trabalho poderá ser feita remotamente, caso a(o) candidata possua um local de trabalho, computador e internet disponíveis, porém, é importante que a(o) candidata(o) tenha condições de realizar viagens bi-mensais para São Sebastião para interações com a equipe e eventual trabalho embarcada(o), onde auxiliará em operações com equipamentos e computadores. Os gastos com estas viagens e estadias serão responsabilidade da(o) bolsista.

 1.2. São atribuições da(o) bolsista:

1.2.1. Executar o plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as atividades do projeto em andamento, especificamente atendendo as demandas para análise e interpretação dos dados abióticos;

1.2.2. Organizar e atualizar continuamente o banco de dados processados;

1.2.3. Desenvolver, organizar, comentar em detalhe e manter atualizadas rotinas de processamento dos dados do projeto em código livre;

1.2.4. Se familiarizar com os programas de processamento dos instrumentos utilizados in situ, e desenvolver ou aprimorar as rotinas de processamento avançado compatíveis com os dados produzidos;

1.2.5. Se familiarizar com o processamento de imagens de satélite e produzir bancos de dados e análises conforme demanda;

1.2.6. Se familiarizar com a teoria sobre a óptica dos oceanos para a elaboração e documentação de rotinas de processamento dos dados radio métricos e abióticos in situ além de rotinas para análises e auxílio na redação de textos de interpretação dos resultados;

1.2.7. Interagir com os demais bolsistas e coordenadores do projeto mensalmente, e auxiliar a coordenação da produção, organização e controle de todos os documentos referentes ao projeto;

1.2.8. Produzir relatórios parciais quando solicitados, conforme demandas da coordenação e equipe do projeto, e ser a(o) principal redator(a) do relatório final do período.

1.2.9. Cumprir o trabalho na modalidade presencial quando assim for requisitado, seguindo as orientações da responsável do Centro de Biologia Marinha da USP e diretrizes da instituição.

1.2.10. Manter um boletim eletrônico de atividades, disponibilizado a equipe do sub-projeto.


 

 1.3. Será disponibilizada 01(uma) vaga.

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar 30 horas semanais.

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 21/08/2023 e as 23h59min do dia 03/09/2023.

3.1.1. Para         efetivar      a     inscrição      será     necessário      o    envio,     para     o    e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia para ciotti@usp.br de do comprovante de escolaridade, link para o currículo Lattes atualizado e carta de intenção com até 3 páginas, em que se apresente criticamente a experiência e a motivação desejável para a vaga..

3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (61/2023).

3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1. Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa.

4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais), conforme aprevisão orçamentária destinada para esta nalidade, por 6 (seis) meses, correspondente ao período de 15/09/2023 a 14/03/2024.

. 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação as a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

 

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

 

5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual pela plataforma Google Meet

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais.

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

Etapa

Descrição

Caráter

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

04/09/2023

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

05/09/2023

3ª fase

Eliminatória

Entrevista

06/09/2023

4ª fase

Divulgação dos Candidatos Aprovados

Resultados

A partir de

06/09/2023

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 6 (seis) meses.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição ou

disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

  7.3. As atividades terão início em 15/09/2023 e término em 14/03/2024.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO PROJETO “MAR DE ALCATRAZES “Nº EDITAL (61/2023)”.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especicados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

  9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas.

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa de Pesquisa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

 

 

 

06/09/2023 às 18:03
Resultado

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista de Apoio Técnico à pesquisa:

APROVADA

Aline Barbosa da Silva

05/09/2023 às 08:32
Convocação para Entrevistas

Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 06/09/2023, nos horários especificados.

As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet: 

10h:00min - Aline Barbosa da Silva: https://meet.google.com/deq-fcgx-eps

11h:00min - Guacira de Figueiredo Eufrasio Pauly: https://meet.google.com/fta-ccyh-nhw


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