A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Convênio n° 5900.0113062.19.4, processo SEI n° 23089.102938/2019-54, com o objetivo de apoiar a sistematização e síntese dos dados e conhecimentos o projeto “Mar de Alcatrazes -Monitoramento de invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, litoral norte do Estado de São Paulo” - torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para o referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima/experiência |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa |
APOIO_TEC |
Híbrido
(presencial e remoto) A fração do tempo presencial será
executada no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo,
localizado em São Sebastião, SP. |
Planejamento
e execução das atividades de campo; obtenção, processamento e curadoria de
dados; operação de manutenção de equipamentos; e análise de dados
oceanográficos |
Tenham graduação e mestrado completo em
oceanografia ou área afins |
1 (uma) |
R$ 4.000,00 |
12 (doze) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
1.1.1.
Tenham graduação e mestrado completo em
oceanografia ou área afins.
1.1.2.
Tenham experiência acadêmica e/ou prática em noções básicas sobre modelagem
hidrodinâmica dos oceanos.
1.1.3. Tenham experiência comprovada e recente com
mergulho autônomo avançado, instrumentação oceanográfica e trabalho
embarcado.
1.1.4 Tenham
fluência em curadoria de dados utilizando planilhas e noções de programação em
R, ou Python. Organização é a característica essencial para a(o) candidata(o). A(O)
candidata(o) deve ter flexibilidade para executar atividades presenciais e em
regime remoto em uma proporção a ser definida pela supervisora da bolsa, mas
que será variável de acordo com a demanda de trabalho. É desejável que
a(o) candidata(o) tenha bom conhecimento da língua inglesa.
1.2.
São atribuições da(o)
bolsista:
1.2.1. Executar um plano de trabalho de apoio à
pesquisa em consonância com as atividades do projeto.
1.2.2.
Organizar e preparar as campanhas de levantamento de dados. Auxiliar na coleta
de dados em bases de dados complementares.
1.2.3.
Administrar o uso e a calibração dos instrumentos do Laboratório Aquarela do
Centro de Biologia Marinha da USP utilizados em campo durante a vigência do
projeto.
1.2.4.
Fazer curadoria dos dados de variáveis abióticas obtidos durante o projeto bem
como de eventuais bases de dados complementares;
1.2.5.
Analisar as variáveis abióticas obtidas e se familiarizar com os programas de
aquisição e processamento de dados dos instrumentos utilizados em campo e
laboratório;
1.2.6.
Auxiliar na aquisição de novos equipamentos e materiais de consumo para o
projeto
1.2.7.
Mediar com fabricante/representantes e a coordenação do projeto eventuais
necessidades de reparo dos instrumentos;
1.2.7.
Auxiliar a coordenação na organização e controle de documentos referentes ao
projeto;
1.2.8.
Produzir relatórios nas frequências solicitadas, conforme demanda da
coordenação do projeto.
1.3.
Será disponibilizada
01 (uma) vaga.
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas a(o) bolsista deverá dedicar
30 (trinta) horas
semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma hibrida. A fração do tempo
presencial será executada no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São
Paulo, localizado em São Sebastião, SP. A fração do tempo remota (“home
office”) será variável e definida pela supervisora da bolsa, em função da
demanda do trabalho em campo e laboratório.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a)
em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra
instituição, deverá:
3.1.1.
Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2.
Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função,
conforme estipulado na cláusula 2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3.2.
O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre
as 00h01min do dia 08/11/2024 e as 23h59min do dia 19/11/2024.
3.3.
Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br
com cópia para ciottiam@gmail.com
de comprovante de escolaridade,
currículo lates e/ou vitae e carta de intenção com até 2 páginas, em que se
apresente a experiência desejável para a vaga (todos os documentos deverão
ser enviados em pdf).
3.3.1. No campo assunto do e-mail,
informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (013/2024)
e o CÓDIGO DA VAGA.
3.4.
A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de
desclassificação dos candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1.
Será atribuída, conforme
especificado: 1 (uma) bolsa mensal, no valor deR$4.000,00 (quatro mil reais, conforme a
previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao
período de 02 de dezembro/2024 a 30 de novembro/ 2025.
4.2. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica)
pela plataforma Google Meet.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidato(a)s por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do(a)
candidato(a), independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
21/11/2024 |
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
22/11/2024 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
25/11/2024 |
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
26/11/2024 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
27/11/2024 |
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
28/11/2024 |
7.1. O presente processo seletivo será válido por 12 (doze) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da bolsa somente conseguirá
ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do
plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser
analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 02/12/2024 e término em 30/11/2025,
condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do
Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a
partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “MAR DE ALCATRAZES”, EDITAL
N° 113/2024.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para
o e-mail do Projeto: ciottiam@gmail.com
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2.
A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação
de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre
Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
Convocamos a candidata ANA LAURA TRIBST CORRÊA, para a entrevista que será realizada no dia 25/12/2024, às 14h00min.
A entrevista será realizada por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet.
Link para a entrevista: https://meet.google.com/ddm-twxw-rwy