A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal do ABC - UFABC, contrato nº
27194*42, processo
nº 27194.00.00/2024.02-,
com o
objetivo de apoiar o projeto “UFABC - 27194*42 - Acordo de Parceria
27194.00.00/2024.02-00 - Rota 2030”, torna pública a
abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico
ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
Graduando (20h) |
Graduando P1 - A |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas. |
1 (uma) |
805,00 |
12 (doze) meses |
Graduando (20h) |
Graduando P1 - B |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas. |
1 (uma) |
805,00 |
12 (doze) meses |
Pós-doutorado (40h) |
P1 - Pós-doc A |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Doutorado
completo em engenharia ou áreas correlatas |
1 (uma) |
8.510,00 |
12 (doze) meses |
Pós-doutorado (20h) |
P1 - Pós-doc B |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Doutorado
completo em engenharia ou áreas correlatas |
1 (uma) |
4.255,00 |
12 (doze) meses |
Mestrando (40h) |
P1 - Mestrando A |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Cursando mestrado
em engenharia ou áreas correlatas |
1 (uma) |
2.415,00 |
12 (doze) meses |
Mestrando (40h) |
P1 - Mestrando B |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Cursando mestrado
em engenharia ou áreas correlatas |
1 (uma) |
2.415,00 |
12 (doze) meses |
Doutorando (40h) |
P4 - Doutorando A |
HÍBRIDO |
Ver anexo I |
Cursando
Doutorado em engenharia ou áreas correlatas |
1 (uma) |
3.565,00 |
12 (doze) meses |
Doutorando (40h) |
P4 - Doutorando B |
HÍBRIDO |
Ver anexo I |
Cursando
Doutorado em engenharia ou áreas correlatas |
1 (uma) |
3.565,00 |
12 (doze) meses |
Pós-doutorado (20h) |
P4- Pós-doc A |
HÍBRIDO |
Ver anexo I |
Doutorado
completo em engenharia ou áreas correlatas |
1 (uma) |
4.255,00 |
12 (doze) meses |
Graduando (20h) |
P4 - Graduando A |
HÍBRIDO |
Ver anexo I |
Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas. |
1 (uma) |
805,00 |
12 (doze) meses |
Graduando (20h) |
P4 - Graduando B |
HÍBRIDO |
Ver anexo I |
Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas. |
1 (uma) |
805,00 |
12 (doze) meses |
Graduando (20h) |
P4 - Graduando C |
HÍBRIDO |
Ver anexo I |
Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas. |
1 (uma) |
805,00 |
12 (doze) meses |
Graduando (20h) |
P4 - Graduando D |
HÍBRIDO |
Ver anexo I |
Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas. |
1 (uma) |
805,00 |
12 (doze) meses |
Mestrando (40h) |
P4 - Mestrando C |
HÍBRIDO |
*Ver anexo I |
Cursando mestrado
em engenharia ou áreas correlatas |
1 (uma) |
2.415,00 |
12 (doze) meses |
Bolsista de Inovação III (40h) |
P4 - Bolsista Inovação III |
HÍBRIDO |
*Ver anexo I |
Mestrado
completo ou doutorado em andamento em engenharia ou áreas correlatas. |
1 (uma) |
2.070,00 |
12 (doze) meses |
Mestrando (40h) |
P5 - Mestrando A |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Cursando mestrado
em engenharia ou áreas correlatas |
1 (uma) |
2.415,00 |
12 (doze) meses |
Mestrando (40h) |
P5 - Mestrando B |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Cursando mestrado
em engenharia ou áreas correlatas |
1 (uma) |
2.415,00 |
12 (doze) meses |
Graduando (20h) |
P5 - Graduando AB |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas. |
805,00 |
12 (doze) meses | |
Graduando (20h) |
P5 - Graduando CD |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas. |
805,00 |
12 (doze) meses | |
Mestrando (40h) |
P7 – Mestrando A |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Cursando mestrado
em engenharia ou áreas correlatas |
1(uma) |
2.415,00 |
12 (doze) meses |
Graduando (20h) |
P7 - Graduando ABC |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas. |
805,00 |
12 (doze) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
1.1.1.
Função Graduando (20h) Estejam cursando graduação
em engenharia ou áreas correlatas.
1.1.2.
Função Mestrando (40h): Estejam cursando mestrado em engenharia ou áreas correlatas.
1.1.3.
Função Doutorando (40h): Estejam cursando doutorado em engenharia ou áreas
correlatas.
1.1.4.
Função Bolsista de Inovação III (40h):Tenham
Mestrado completo ou doutorado em andamento em engenharia ou áreas correlatas.
1.1.5.
Função Pós-doutorado (20h): Tenham
concluído doutorado em engenharia ou áreas correlatas.
1.1.6.
Função Pós-doutorado (40h): Tenham
concluído doutorado em engenharia ou áreas correlatas.
1.1.7.
É desejável que tenham experiência acadêmica e/ou prática em: processos
de fabricação (usinagem e estampagem), ferramentaria, mapeamento de processos,
especificação de requisitos para desenvolvimento de software, trabalho em
equipe, simulação computacional de fluidos (CFD) e sólidos (elementos finitos,
corpo-rígido), conceitos de planejamento de produção (lean manufacturing).
1.2.
São atribuições das(os) bolsistas:
1.2.1. Realização das atividades especificadas para cada bolsa, de acordo com o Plano de Trabalho dos Bolsistas enviado para a FUNDEP (Anexo I deste edital).
1.2.2. Participação em visitas técnicas a empresas e instituições parceiras do projeto de pesquisa.
1.2.3. Participação em reuniões e eventos de
divulgação do projeto de pesquisa.
1.2.4. Organização do espaço de trabalho.
1.2.5. Elaboração de relatórios técnicos,
artigos científicos, manuais, documentos e apresentações relativos às
atividades desenvolvidas no projeto.
1.2.6. Atividades não previstas neste edital,
mas que estejam relacionadas à temática do problema e sejam relevantes para o
bom andamento do projeto.
1.3. Ao todo, serão disponibilizadas 25 (vinte e cinco) vagas.
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas de
graduação e pós-doutorado(20h) deverão dedicar 20 horas semanais.
2.2.
Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas de
mestrado, doutorado e pós-doutorado 40h) deverão dedicar
40 horas semanais.
2.3.
As atividades deverão ser realizadas de forma presencial ou híbrida, conforme descrito na tabela da seção 1 deste edital.
2.5. Caso o(a) bolsista de mestrado ou doutorado já possua bolsas de estudos que já possuam para mestrado e doutorado provenientes de outros órgãos de fomento (CAPES, CNPQ etc.), deverá ser verificado junto às instituições a autorização para o acúmulo de bolsas.
2.6.
Para realização das atividades do projeto, os bolsistas contratados deverão
seguir código de vestimenta similar aos ambientes corporativos e industriais.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a)
em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição,
deverá:
3.1.1.
Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2.
Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função,
conforme estipulado na cláusula 2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3.
2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 03/02/2025
e as
23h59min do dia 14/02/2025.
3.2.1.
Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br
com cópia para andre.l@ufabc.edu.br, cesar.freire@ufabc.edu.br e ugo.ibusuki@ufabc.edu.br de comprovante de
escolaridade, currículo lates e/ou
vitae e Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser
enviados em pdf).
3.2.1.2.
Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na
vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que
entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (014/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3.
A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de
desclassificação dos candidatos.
3.4.
Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO
DAS VAGAS.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1.
Será atribuída, conforme
especificado:
4.1.1. Bolsista graduando (20h): 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 805,00(oitocentos e cinco reais), conforme aprevisão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de abril de 2025 a março de 2026.
4.1.2. Bolsista mestrando (40h): 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2.415,00(dois mil quatrocentos e quinze reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de abril de 2025 a março de 2026.
4.1.3 Bolsista doutorando (40h). 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 3.565,00(três mil quinhentos e sessenta e cinco reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de abril de 2025 a março de 2026.
4.1.4 Bolsista de Inovação III (40h): 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2.070,00(dois mil e setenta reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de abril de 2025 a março de 2026.
4.1.5. Bolsista de pós-doutorado (20h): 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 4.255,00(quatro mil duzentos e cinquenta e cinco reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de abril de 2025 a março de 2026.
4.1.6. Bolsista de pós-doutorado (40h): 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 8.510,00(oito mil quinhentos e dez reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de abril de 2025 a março de 2026.
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.8. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma
presencial ou virtual (a ser definido quando da convocação para
esta etapa).
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
17 a 28/02/2025 |
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
03/03/2025 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
10 a 19/03/2025 |
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
24/03/2025 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
25/03/2025 |
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
27/03/2025 |
7.1. O presente processo seletivo será válido por 12 (doze) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da bolsa somente conseguirá
ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do
plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser
analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 01/04/2025 e término em 31/03/2026,
condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do
Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “UFABC - 27194*42 - Acordo de Parceria
27194.00.00/2024.02-00 - Rota 2030” - EDITAL N° 014/2025.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviar para o e-mail do Projeto: andre.l@ufabc.edu.br.
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2.
A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação
de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre
Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
ANEXO
I
11.1.P1:
Padronização de componentes e processos
P1 -
Aluno de Graduação A
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG) |
|
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 20 (horas/semana) |
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar
componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados
para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando
uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais. |
|
5.
Objetivos pretendidos: Criar
padronização para componentes comuns (standard) das ferramentas de
estampagem. |
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P1.1
- Elaboração de lista dos componentes para padronização. Mês 3 ao mês 9. P1.2
- Identificação de semelhanças entre os padrões utilizados pelas montadoras
no Brasil e definição de um conjunto de opções candidatas a padrão, além da
identificação de um conjunto de fornecedores nacionais. Mês 3 ao mês 15. P1.3
- Avaliação e seleção dos padrões a serem adotados pelo setor, por consenso
entre as montadoras. Mês 10 ao mês 15. P1.7
- Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e try-out de
cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33. P1.8
- Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados
do subprojeto. Mês 28 ao mês 33. |
P1 - Graduando B
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG) |
|
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar
componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados
para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando
uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais. |
|
5.
Objetivos pretendidos: Criar
padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais
de estampagem. |
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P1.4
- Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes
utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem;
analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes,
avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos,
desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão
padronizados com base nos critérios disponíveis. Mês 3 ao mês 9. P1.5
- Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes
padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de
superfície. Mês 3 ao mês 15. P1.6
- Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo
de processo padronizado. Mês 10 ao mês 15. P1.7
- Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e
try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33. P1.8
- Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados
do subprojeto. Mês 28 ao mês 33. |
P1 -
Pós-doc A
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Pós-doutorado |
|
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar
componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados
para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando
uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais. |
|
5.
Objetivos pretendidos: Criar
padronização para componentes comuns (standard) das ferramentas de
estampagem. Criar
padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais
de estampagem. |
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P1.1
- Elaboração de lista dos componentes para padronização. Mês 3 ao mês 9. P1.2
- Identificação de semelhanças entre os padrões utilizados pelas montadoras
no Brasil e definição de um conjunto de opções candidatas a padrão, além da
identificação de um conjunto de fornecedores nacionais. Mês 3 ao mês 15. P1.3
- Avaliação e seleção dos padrões a serem adotados pelo setor, por consenso
entre as montadoras. Mês 10 ao mês 15. P1.4
- Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes
utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem;
analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes,
avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos,
desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão
padronizados com base nos critérios disponíveis. Mês 3 ao mês 9. P1.5
- Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes
padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de
superfície. Mês 3 ao mês 15. P1.6
- Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo
de processo padronizado. Mês 10 ao mês 15. P1.7
- Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e
try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33. P1.8
- Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados
do subprojeto. Mês 28 ao mês 33. |
P1 -
Pós-doc B
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Pós-doutorado |
|
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 20 (horas/semana) |
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar
componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados
para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando
uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais. |
|
5.
Objetivos pretendidos: Criar
padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais
de estampagem. |
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P1.4
- Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes
utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem;
analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes,
avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos,
desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão
padronizados com base nos critérios disponíveis. Mês 3 ao mês 9. P1.5
- Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes
padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de
superfície. Mês 3 ao mês 15. P1.6
- Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo
de processo padronizado. Mês 10 ao mês 15. P1.7
- Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e
try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33. P1.8
- Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados
do subprojeto. Mês 28 ao mês 33. |
P1 - Mestrando
A
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) |
|
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar
componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados
para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando
uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais. |
|
5.
Objetivos pretendidos: Criar
padronização para componentes comuns (standard) das ferramentas de
estampagem. |
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P1.1
- Elaboração de lista dos componentes para padronização. Mês 3 ao mês 9. P1.2
- Identificação de semelhanças entre os padrões utilizados pelas montadoras
no Brasil e definição de um conjunto de opções candidatas a padrão, além da
identificação de um conjunto de fornecedores nacionais. Mês 3 ao mês 15. P1.3
- Avaliação e seleção dos padrões a serem adotados pelo setor, por consenso
entre as montadoras. Mês 10 ao mês 15. P1.7
- Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e
try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33. P1.8
- Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados
do subprojeto. Mês 28 ao mês 33. |
P1 -
Mestrando B
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) |
|
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar
componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados
para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando
uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais. |
|
5.
Objetivos pretendidos: Criar
padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais
de estampagem. |
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P1.4
- Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes
utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem;
analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes,
avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos,
desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão
padronizados com base nos critérios disponíveis. Mês 3 ao mês 9. P1.5
- Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes
padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de
superfície. Mês 3 ao mês 15. P1.6
- Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo
de processo padronizado. Mês 10 ao mês 15. P1.7
- Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e
try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33. P1.8
- Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados
do subprojeto. Mês 28 ao mês 33. |
11.2.P4: Montagem
P4-
Pós-doc A
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de Pós-doutorado |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2. Duração da bolsa: 27 (meses) |
3. Dedicação: 20 (horas/semana) |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4. Resumo do trabalho a ser
desenvolvido: Realizar estudo de nível de
maturidade dos conceitos da indústria 4.0 na montagem de estamos. Realizar o
mapeamento do modelo de negócio e potenciais benefícios das melhores práticas
de benchmark. Mapear as competências e as tecnologias para implementação do
gêmeo digital de layout. Definir um estudo de caso para o gêmeo digital de
layout. Definir uma arquitetura de data
analytics, simulação, fábrica digital e serviços em nuvem. Auxiliar no
planejamento, execução e análise dos experimentos da frente de
leanmanufacturing e indústria 4.0 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5. Objetivos pretendidos: 1. Realizar o mapeamento das
melhores práticas de benchmark. Mapear as competências e as tecnologias para
implementação das melhores práticas; 2. Definir um estudo de caso para
o gêmeo digital de layout. Definir uma arquitetura de data analytics, simulação, fábrica digital e serviços em nuvem; 3. Auxiliar no planejamento,
execução e análise dos experimentos da frentefrente de leanmanufacturing e
indústria 4.0 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6. Plano de trabalho (incluir
metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem
desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades):
|
P4 -
Doutorando A
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de
Doutorado (BD) |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2. Duração da bolsa: 36 (meses) |
3. Dedicação: 40 (horas/semana) |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4. Resumo do trabalho a ser
desenvolvido: Realizar o mapeamento das
atividades/operações necessárias para a construção dos cenários de simulação
de fábrica. Estudar o processo de montagem para a otimização do tempo e
layout. Elaborar o plano estratégico de custos e o modelo de negócio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5. Objetivos pretendidos: 1. Mapeamento das
atividades/operações 2. Estudo do processo de montagem
para otimização de tempo e layout. 3. Elaboração do plano
estratégico de custos e do modelo de negócio; |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6. Plano de trabalho (incluir
metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem
desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): O mapeamento das
atividades/operações será realizado por meio da aplicação do VSM (ValueStream Mapping). O processo de
montagem será analisado por meio do estudo dos tempos, métodos e arranjos
físicos. O plano estratégico de custos será realizado por meio da aplicação
das ferramentas de gestão estratégica de custos tanto para o cenário nacional
quanto internacional: costbreakdownanalysis,
target costing e total costing. O modelo de negócios será definido por
meio do planejamento estratégico.
|
P4 - Doutorando
B
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Doutorado (BD) |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Executar
o benchmark das melhores práticas de fornecedores de estampos |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5.
Objetivos pretendidos: 1.
Levantamento bibliográfico e de mercado das melhores práticas de layout de
montagem de estampos 2.
Acompanhamento da execução do benchmark com foco em melhores práticas de
planejamento da montagem, execução e controle 3.
Elaboração de relatório das melhores práticas de planejamento da montagem,
execução e controle |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): • Definição da estratégia de benchmarking por busca orientada; • Pesquisas bibliográficas e de mercado por meio de estudos de
tendências acadêmicas e de mercado; • Selecionar, de forma representativa, ferramentarias e empresas
participantes do estudo; • Levantamento das boas práticas, aspectos críticos e gargalos
na manufatura de estampos; • Prospecção da tecnologia de técnicas existentes de manufatura
de estampos, visando explicitar normas, tempos, custos e aspectos da qualidade e
buscando grandes players de fornecimento tecnológico; • Elaboração de relatório de benchmarking e proposta de roadmap
para cumprimento das boas práticas identificadas.
|
P4 -
Mestrando C
1. Modalidade da bolsa:
Bolsa de Mestrado (BM) |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2. Duração da bolsa: 24
(meses) |
3. Dedicação: 40
(horas/semana) |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4. Resumo do trabalho a
ser desenvolvido: Elaboração dos
indicadores no Microsoft Power Business Intelligence e planejamento do portal
para plano de montagem digital. Elaboração do design do portal e auxílio na
implementação e na manutenção das informações, elaboração material e vídeos
informativos para o portal. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5. Objetivos
pretendidos: 1. Realizar a
programação dos dashboards de acompanhamento do projeto em Power BI 2. Elaborar o design,
implementação/manutenção do portal para plano de montagem digital |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6. Plano de trabalho
(incluir metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades
a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de
Atividades): A programação dos
dashbords de acompanhamento do projeto será realizada por meio do Microsoft
Power Business Intelligence. O design do portal, sua implementação e
manutenção será realizado por meio de ferramentas de criação de conteúdo
digital. Cursos online sobre elaboração de conteúdo digital/vídeos e
materiais de divulgação serão realizados pelo bolsista para o
desenvolvimento.
|
P4 -
Bolsista Inovação III
1. Modalidade da bolsa: Incentivo a Inovação III |
|||||||||||||||||||||||||||||||
2. Duração da bolsa: 24 (meses) |
3. Dedicação: 20 (horas/semana) |
||||||||||||||||||||||||||||||
4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Realizar o desenvolvimento da bancada assistida
virtualmente para montagem dos estampos |
|||||||||||||||||||||||||||||||
5. Objetivos pretendidos: Desenvolvimento da bancada assistida virtualmente
para montagem dos estampos a fim de ajudar o operador no sequenciamento da
operação de montagem evitando erros e aumentando a qualidade da operação |
|||||||||||||||||||||||||||||||
6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as
atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas
pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): 1. Levantamento das melhores práticas de sistemas
de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos 2. Desenvolvimento de sistemas de bancada
assistida virtualmente para montagem dos estampos 3. Implementação de sistemas de bancada assistida
virtualmente para montagem dos estampos 4. Elaboração de testes e validação final de
sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos.
|
P4 -
Graduando A
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG) |
|||||||||||||||||||||||||||||
2.
Duração da bolsa: 12 (meses) |
3.
Dedicação: 20 (horas/semana) |
||||||||||||||||||||||||||||
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Apoiar
o planejamento de benchmark das melhores práticas de fornecedores de layout
de montagem de estampos |
|||||||||||||||||||||||||||||
5.
Objetivos pretendidos: 1.
Levantamento bibliográfico e de mercado das melhores práticas de fornecedores
de layout de montagem de estampos 2.
Apoiar a elaboração de relatório das melhores práticas de fornecedores de
layout de montagem de estampos
|
|||||||||||||||||||||||||||||
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): • Definição da estratégia de benchmarking por busca orientada; • Pesquisas bibliográficas e de mercado por meio de estudos de
patentes e rede semântica com a finalidade de evidenciar tendências acadêmicas e
de mercado; • Selecionar, de forma representativa, ferramentarias e empresas
participantes do estudo; • Levantamento das boas práticas, aspectos críticos e gargalos
na manufatura de estampos; • Prospecção da tecnologia de técnicas existentes de manufatura
de estampos, visando explicitar normas, tempos, custos e aspectos da qualidade e
buscando grandes players de fornecimento tecnológico; • Elaboração de relatório de benchmarking e proposta de roadmap
para cumprimento das boas práticas identificadas.
|
P4 - Graduando
B
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de
graduação (BG) |
|||||||||||||||||||||||||||||
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 20 (horas/semana) |
||||||||||||||||||||||||||||
4. Resumo do trabalho a ser
desenvolvido: Desenvolvimento simulação 3D do
layout fabril. Apoio na análise dos resultados. |
|||||||||||||||||||||||||||||
5. Objetivos pretendidos: 1. Desenvolvimento dos modelos 3D
do layout fabril 2. Programação da simulação em
Plant simulation 3. Planejamento do processo de
montagem |
|||||||||||||||||||||||||||||
6. Plano de trabalho (incluir
metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem
desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): O profissional com experiência
técnica no em sistemas CAD/CAM/CNC realizará apoio no desenvolvimento dos
modelos 3D, simulação em Plant simulation e no planejamento do processo de
montagem.
|
P4 - Graduando
C
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de
graduação (BG) |
|||||||||||||||||||||||||||||
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 20 (horas/semana) |
||||||||||||||||||||||||||||
4. Resumo do trabalho a ser
desenvolvido: Apoio técnico no desenvolvimento
do mapeamento das atividades/operações, na criação do modelo por eventos
discretos para a simulação da fábrica e na criação do modelo do processo de
montagem para a virtualização. |
|||||||||||||||||||||||||||||
5. Objetivos pretendidos: 1. Mapear as atividades/operações 2. Modelar as atividades/operação
no software (eventos discretos) 3. Modelar as operações de
montagem no software para a virtualização |
|||||||||||||||||||||||||||||
6. Plano de trabalho (incluir
metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem
desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): O profissional com experiência
técnica na modelagem e simulação de fábrica/operações realizará o apoio
técnico por meio do uso das ferramentas: mapeamento do fluxo de valor,
modelagem e simulação da fábrica por eventos discretos e virtualização das
operações de montagem.
|
P4 -
Graduando D
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de
graduação (BG) |
|||||||||||||||||||||||||||||
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 20 (horas/semana) |
||||||||||||||||||||||||||||
4. Resumo do trabalho a ser
desenvolvido: Apoio técnico no desenvolvimento
de automação das atividades/operações de montagem de estampos |
|||||||||||||||||||||||||||||
5. Objetivos pretendidos: 1. Mapear as atividades/operações 2. Modelar as atividades/operação
para automação 3. Implementar as soluções de
automação |
|||||||||||||||||||||||||||||
6. Plano de trabalho (incluir
metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem
desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): O profissional deverá desenvolver
soluções com fornecedores de automação de montagem de estampos e realizará o
apoio técnico por meio do uso das ferramentas: mapeamento do fluxo de valor,
modelagem e simulação da fábrica por eventos discretos e virtualização das
operações de montagem.
|
11.3. P5: Monitoramento
P5 - Mestrando
A
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) |
|
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Incorporar
soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e
produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in),
solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com
projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de
operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam
no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do
ferramental. |
|
5.
Objetivos pretendidos: Avaliar
o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das
simulações nos ferramentais que serão construídos. |
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P5.1
-Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação
de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos
demonstradores de estampagem. Mês 16 ao mês 36. P5.2
- Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação
de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores
de estampagem. Mês 16 ao mês 36. P5.3
- Simulação de saída de retalhos - Realização de simulações virtuais para
analisar o sistema de saída de retalho das ferramentas de estampagem em ritmo
de produção. Mês 3 ao mês 15. P5.6
- Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto,
construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33. P5.7
- Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva
do conhecimento pelo setor de ferramentarias. Mês 28 ao mês 33. |
P5 -
Mestrando B
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) |
|
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Incorporar
soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e
produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in),
solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com
projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de
operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam
no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do
ferramental. |
|
5.
Objetivos pretendidos: Avaliar
o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das
simulações nos ferramentais que serão construídos. |
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P5.1
-Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação
de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos
demonstradores de estampagem. Mês 16 ao mês 36. P5.2
- Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação
de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores
de estampagem. Mês 16 ao mês 36. P5.4
-Simulação de refrigeração de ferramentas - Realização de simulação
computacional para avaliar estratégias de refrigeração das superfícies das
ferramentas de estampagem. Mês 3 ao mês 15. P5.6
- Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto,
construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33. P5.7
- Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva
do conhecimento pelo setor de ferramentarias. Mês 28 ao mês 33. |
P5 -
Graduando AB
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG) |
|
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 20 (horas/semana) |
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Incorporar
soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e
produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in),
solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com
projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de
operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam
no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do
ferramental. |
|
5.
Objetivos pretendidos: Avaliar
o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das
simulações nos ferramentais que serão construídos. |
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P5.1
-Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação
de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos
demonstradores de estampagem. Mês 16 ao mês 36. P5.2
- Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação
de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores
de estampagem. Mês 16 ao mês 36. P5.3
- Simulação de saída de retalhos - Realização de simulações virtuais para
analisar o sistema de saída de retalho das ferramentas de estampagem em ritmo
de produção. Mês 3 ao mês 15. P5.6
- Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto,
construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33. P5.7
- Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva
do conhecimento pelo setor de ferramentarias. Mês 28 ao mês 33. |
P5 -
Graduando CD
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG) |
|
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Incorporar
soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e
produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in),
solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com
projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de
operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam
no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do
ferramental. |
|
5.
Objetivos pretendidos: Avaliar
o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das
simulações nos ferramentais que serão construídos. |
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P5.1
-Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação
de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos
demonstradores de estampagem. Mês 16 ao mês 36. P5.2
- Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação
de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores
de estampagem. Mês 16 ao mês 36. P5.4
-Simulação de refrigeração de ferramentas - Realização de simulação
computacional para avaliar estratégias de refrigeração das superfícies das
ferramentas de estampagem. Mês 3 ao mês 15. P5.6
- Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto,
construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. Mês 16 ao mês 33. P5.7
- Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva
do conhecimento pelo setor de ferramentarias. Mês 28 ao mês 33. |
11.4.P7:
Plataforma digital
P7 –
Mestrando A
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) |
|
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Estruturar
uma plataforma de compras aplicável ao setor de ferramentarias, de tal forma
a aumentar a integração da cadeia possibilitando a paralelização de
trabalhos, redução de custos operacionais das ferramentarias com gestão,
redução de prazos, e viabilizando a criação de um novo modelo de negócios
para a cadeia. Deve também avaliar a viabilidade da plataforma por meio da
aplicação do conceito aos Demonstradores 2.0 para a realização da aquisição
de produtos e serviços do setor de ferramentais. A plataforma de compras a
ser utilizada será uma aplicação da plataforma Conecta Mais já desenvolvida
para a Linha IV do Rota 2030, a fim de agregar novas funcionalidades à
plataforma já existente. |
|
5.
Objetivos pretendidos: Gerar
um caderno de requisitos e um plano estratégico para a plataforma que será desenvolvida
para o setor de ferramentarias. |
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P7.1
-Especificação de requisitos para plataforma - Seleção dos serviços a serem
oferecidos pela plataforma digital; definição dos processos a serem
implementados; levantamento de requisitos de desempenho da plataforma, entre
outros. Mês 3 ao mês 9. P7.2
- Levantamento e qualificação de fornecedores - Busca e seleção de ampla gama
de fornecedores para cada serviço a ser disponibilizado pela plataforma
digital. Mês 3 ao mês 15. P7.3
- Análise de viabilidade de solução - Definição das condições mínimas para
plataforma se tornar um produto viável, incluindo modelo de negócios. Mês
3 ao mês 9. P7.4
-Identificação de regras de decomposição e distribuição de pedidos -
Definição de regras para decomposição de um serviço e sua posterior
distribuição entre fornecedores. Mês 3 ao mês 15. P7.5
- Estruturação e implementação da plataforma - Definição de arquitetura para
plataforma, bem como da elaboração de uma prova de conceito para uso nos
Demonstradores 2.0. Mês 10 ao mês 21. P7.6
- Aplicação - Planejamento e aplicação da plataforma digital nos
Demonstradores 2.0, especificando o que será aplicado em cada caso. Mês 15
ao mês 33. P7.7
- Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva
da plataforma pelo setor de ferramentarias. Elaborar plano estratégico para
consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. Mês 28 ao mês
33. |
P7 -
Graduando ABC
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG) |
|
2.
Duração da bolsa: 36 (meses) |
3.
Dedicação: 20 (horas/semana) |
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Estruturar
uma plataforma de compras aplicável ao setor de ferramentarias, de tal forma
a aumentar a integração da cadeia possibilitando a paralelização de
trabalhos, redução de custos operacionais das ferramentarias com gestão,
redução de prazos, e viabilizando a criação de um novo modelo de negócios
para a cadeia. Deve também avaliar a viabilidade da plataforma por meio da
aplicação do conceito aos Demonstradores 2.0 para a realização da aquisição
de produtos e serviços do setor de ferramentais. A plataforma de compras a
ser utilizada será uma aplicação da plataforma Conecta Mais já desenvolvida
para a Linha IV do Rota 2030, a fim de agregar novas funcionalidades à
plataforma já existente. |
|
5.
Objetivos pretendidos: Gerar
um caderno de requisitos e um plano estratégico para a plataforma que será
desenvolvida para o setor de ferramentarias. |
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P7.1
-Especificação de requisitos para plataforma - Seleção dos serviços a serem
oferecidos pela plataforma digital; definição dos processos a serem
implementados; levantamento de requisitos de desempenho da plataforma, entre
outros. Mês 3 ao mês 9. P7.2
- Levantamento e qualificação de fornecedores - Busca e seleção de ampla gama
de fornecedores para cada serviço a ser disponibilizado pela plataforma
digital. Mês 3 ao mês 15. P7.3
- Análise de viabilidade de solução - Definição das condições mínimas para
plataforma se tornar um produto viável, incluindo modelo de negócios. Mês
3 ao mês 9. P7.4
-Identificação de regras de decomposição e distribuição de pedidos -
Definição de regras para decomposição de um serviço e sua posterior
distribuição entre fornecedores. Mês 3 ao mês 15. P7.5
- Estruturação e implementação da plataforma - Definição de arquitetura para
plataforma, bem como da elaboração de uma prova de conceito para uso nos
Demonstradores 2.0. Mês 10 ao mês 21. P7.6
- Aplicação - Planejamento e aplicação da plataforma digital nos
Demonstradores 2.0, especificando o que será aplicado em cada caso. Mês 15
ao mês 33. P7.7
- Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva
da plataforma pelo setor de ferramentarias. Elaborar plano estratégico para
consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. Mês 28 ao mês
33. |
Convocamos os(as) candidatos(as) a seguir, para a fase de
entrevistas que será realizada entre os dias 24 e 26/02/2025, nos horários
especificados.
As entrevistas serão realizadas por vídeoconferência,
através da plataforma Google Meet.
Link da video
chamada: https://meet.google.com/sdn-mevy-uhd
CANDIDATO
(A) |
CÓDIGO
DA VAGA | |
Felipe Timóteo Neves Moura |
Graduando P1 - A |
24/02 às 8h00 |
Gustavo Prado Quinello da Silva |
Graduando P1 - B |
24/02 às 9h00 |
Richard Kenji de Lima Narumi |
P1 - Aluno de Graduação A |
24/02 às 10h00 |
Victor Branseler Sutti |
P1 - mestrando A |
24/02 às 11h00 |
Filipe Gomes Rodrigues |
P1 - Mestrando B |
26/02 às 8h00 |
Eduardo Christiano Cecone |
P1 - Pós-doc A |
26/02 às 9h00 |
Cesar Abraham Torrico Chavez |
P1 - Pós-doc B |
26/02 às 18h00 |
Iasser Meireles Hamdan |
P4 - C Graduação |
24/02 às 12h00 |
Anderson Tadeu de Santi Barbosa de Almeida |
P4 - Doutorando A |
24/02 às 13h00 |
Rogério Adas Pereira Vitalli |
P4 - Doutorando-B |
24/02 às 14h00 |
Júlia Mariano Cardozo |
P4 - Graduando A |
24/02 às 15h00 |
Ariel Takemori Kobama |
P4 - Graduando B |
25/02 às 8h00 |
Cauet Panizzon Scariot |
P4 - Graduando C |
25/02 às 9h00 |
Matheus Braga Cantarini |
P4 - Graduando D |
25/02 às 10h00 |
Vitor de Oliveira Botelho |
P4 - Mestrando C |
25/02 às11h00 |
Alexandre Acácio de Andrade |
P4 - Pós-doc A |
25/02 às 12h00 |
Henrique Vieira Péres |
P7 - Graduando ABC |
26/02 às 17h30 |
A FapUnifesp torna públicas as alterações
ocorridas, conforme segue:
1. Alteração do período de contração:
De: 01/04/2025 a 31/03/2026
Para: 17/03/2025 a 16/03/2026
2. Antecipação do cronograma do processo seletivo:
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
2ª fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação e Convocação
dos Candidatos para 2ª fase |
20/02/2025 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e
eliminatória |
24 a 26/02/2025 |
4ª fase |
Resultado preliminar |
Divulgação dos candidatos
aprovados antes da etapa de recursos |
05/03/2025 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de
reconsideração do resultado preliminar |
06/03/2025 |
6ª fase |
Resultado pós recursos |
Divulgação da listagem
final de candidatos aprovados |
07/03/2025 |
A FapUnifesp, no uso de suas atribuições, cancela o parágrafo 2.4 da Cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.